Ducati Desert X antecipa rival da BMW F 850 GS
Marca italiana terá uma aventureira também e brigará no segmento abaixo de 1.000 cm³
A pandemia fez com que algumas montadoras repensassem a forma de lançar suas novidades. A Ducati, por exemplo, não vai esperar o EICMA, salão italiano e o maior do setor de duas rodas no mundo. No caso da marca italiana isso inclui a divulgação de alguns teasers antes mesmo do evento.
Para 2021, o foco da empresa será a introdução da linha 2022 de seus modelos e mais algumas estreias. A partir do dia 30 de setembro, a Ducati usará todos os seus canais virtuais para fazer as apresentações. Ao longo de 10 semanas, a marca mostrará novidades, culminando na Desert X, nova big trail da empresa que chega em 9 de dezembro.
Galeria: Ducati Scrambler Desert X Concept
A novidade tomará por base o conceito Desert X Concept, mostrado em outubro de 2019. Ele era baseado na Ducati Scrambler 1100, mas com inspiração nas motos que competiram no rali Paris Dakar nos anos 1980 e 1990. As linhas esculpidas e os dois DRLs circulares capturaram o estilo retrô de rali, ao mesmo tempo em que atualizaram o visual para um público moderno. Na frente, uma roda de 21 polegadas preparou a Desert X para os obstáculos off-road mais difíceis, enquanto o tanque duplo de combustível melhorou sua autonomia.
As poucas imagens que a Ducati divulgou da versão de produção da Desert X, porém, mostram uma moto um pouco mais esguia e com um para-brisa elevado e funcional, mas mantendo o farol característico do conceito. Também deve aparecer uma suspensão dianteira invertida e conjunto de rodas raiadas com a dianteira tendo maior diâmetro.
O chassi da Desert X também será totalmente novo. A Ducati ainda deve substituir o motor da Scrambler 1100 usado no conceito, com arrefecimento a ar auxiliado por radiador de óleo. Ele tinha 1.079 cm³, configuração de dois cilindros em L (V a 90º) e duas válvulas por cilindros. Em seu lugar deve aparecer o novo Testastretta de 937 cm³ encontrado nas novas Monster, Supersport 950 e Hypermotard.
Na Monster, esse propulsor é capaz de entregar 112 cv de potência e 9,5 kgfm de torque. Infelizmente, isso é tudo que a Ducati está disposta a revelar agora, mas já podemos prever que a marca italiana partirá para a briga entre as big trails com motor abaixo de 1.000 cm³, como a BMW F 850 GS.
Fonte: Motociclismo, Ducati
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