Bom de loja nos países onde é comercializado, o Duster vai continuar com sua proposta atual de SUV compacto com bom custo x benefício e desempenho notável no fora de estrada. E como já havíamos dito, a próxima geração do Duster terá versão híbrida, mas a novidade aqui é sobre a confirmação da Dacia que a nova geração do SUV focará principalmente na sua característica off-road, mas sem perder seus atributos originais.
Isso significa que o Renault Duster, ou Dacia Duster, cuja marca é diferente dependendo da região onde é comercializado, será essencialmente o mesmo SUV compacto espaçoso e com bons atributos para enfrentar estradas de terra, mesmo que isso não seja o seu apelo principal. O que sabemos é que sua próxima geração vai adotar a mesma plataforma dos novos Sandero e Logan, compatíveis com a eletrificação.
Em entrevista ao site Autocar, o chefe de produto da Dacia (marca romena da Renault), Julien Ferry, enfatizou que o sucessor do modelo atual deverá ser “o mesmo” carro. “Seu papel na empresa é fornecer uma relação preço/benefício muito boa”, disse ele. “Temos que se dirigir a esses clientes que procuram um carro simples que possa ir da rodovia para uma estrada de terra”, complementa.
O executivo destacou que o sucessor do Duster atual terá como prioridade em seu desenvolvimento um bom desempenho no off-road, algo que já é notável na geração atual – embora não tenha sido pensada totalmente para este uso. Ou seja, a ideia da montadora certamente é aprimorar suas capacidades no fora de estrada. Apesar de não contar mais com essa versão no Brasil, o Duster 4x4 é um dos SUVs com tração nas quatro rodas mais baratos à venda na Europa e em outros mercados. Ferry até se refere ao utilitário como “o melhor off-road não especializado” do seu segmento.
Vale lembrar que no começo do ano o CEO da Dacia, Denis Le Vot, disse que a marca “alavancaria ao máximo” o uso da plataforma CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsibishi já usada no atual Sandero, demonstrando claras intenções de trazer todos os modelos da marca romena para essa plataforma. Com isso, pode-se abrir caminho também para que a próxima geração do Duster tenha o mesmo motor híbrido plug-in do Captur, ou mesma ganhe uma variante 100% elétrica sobre a plataforma CMF-BEV do Renault 5.
É importante dizer que a plataforma CMF-BEV é basicamente uma variante para carros eletrificados da plataforma convencional CMF-B, o que com certeza ajuda na questão de economia de escala, permitindo que os carros sobre essas bases sejam produzidos em uma mesma linha de montagem. Assim, tanto as dimensões da carroceria como a distância entre-eixos, entre outras características, são bem semelhantes, o que reduz possíveis modificações extras de carroceria ou chassi para adaptar o novo Duster com uma possível versão 100% elétrica ou híbrida plug-in, por exemplo.
A única questão em relação a esse possível Duster 100% elétrico é que ele teria somente tração dianteira. Isso pelo motivo da plataforma CMF-BEV não ser, ao menos por enquanto, compatível com tração nas quatro rodas. Já a plataforma CMF-EV, que deve ser usada por um inédito SUV compacto elétrico com porte do Captur europeu, é compatível com tração nas quatro rodas e dois motores.
Com todo esse cenário, o próximo Duster nascerá compatível com uma propulsão híbrida, assim seguindo a estratégia atual da Renault em expandir a oferta de modelos eletrificados em sua gama. É previsto que ele seja equipado com o mesmo conjunto híbrido do Clio e Captur vendidos na Europa. No entanto, o Duster se diferenciaria deles pelo motor a combustão, que não seria 1.6 E-Tech, mas sim um propulsor 1.8 aspirado de ciclo Atkinson.
Essa mudança se dará pelo fato de o Atkinson penalizar a potência em favor do consumo. Na prática, ficou definido que o 1.8 seria mais adequado ao porte do Duster do que o 1.6. O sistema contará ainda com dois motores elétricos, formando um conjunto híbrido completo. Em relação ao visual, é esperado que o novo Duster se inspire no protótipo Bigster Concept – conceito que dá origem a um novo SUV maior que o próprio Duster em 2025.
Projeção: Kleber Silva/KDesign
Fonte: Autocar
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