No início do mês, a Triumph revelou as primeiras imagens oficiais da nova Tiger 1200. A grande aventureira deve ser apresentada em breve, mas ainda não há previsão para sua chegada ao mercado brasileiro. O segmento está movimentado, com a recente introdução da Honda Africa Twin por aqui e uma nova geração da BMW R 1250 GS no horizonte.
Enquanto o primeiro teaser mostrou pouco da moto, na segunda tentativa a Triumph ocupou todo o vídeo com cenas de ação da nova Tiger 1200. Dessa vez, a big trail exibe sua capacidade realizando pulos e acelerando, mostrando a performance do propulsor que deve ser repaginado também. Além disso, ainda é possível ver mais de perto o funcionamento da suspensão dianteira, dotada de garfo telescópico invertido.
Em comunicado, a marca afirmou que "oferecendo mais potência e personalidade do que a sua concorrente mais próxima, a única outra motocicleta com eixo cardan da categoria, o novo motor de 1200 cm³ da Tiger traz toda a entrega de torque de uma bicilíndrica, combinada com o soco e a trilha sonora incrível que só uma tricilíndrica Triumph proporciona".
O novo propulsor está sendo chamado pela marca britânica de "T-Plane", mas ainda resta saber o que isso significa. A Triumph afirma que ele proporcionará um funcionamento bastante uniforme e refinado, "com resposta e controle incríveis". Tudo leva a crer que a nova Tiger 1200 será oferecida em ao menos duas configurações: GT e Rally. No vídeo, aparece a Rally, com pneus de perfil agressivo e rodas raiadas. A GT deve trazer rodas de liga leve.
Outros detalhes que podem ser vistos são o chassi de treliça redesenhado e, mesmo camuflado, o novo conjunto de carenagens deve trazer uma evolução do visual da atual Tiger 1200. Na suspensão traseira, a moto deve trocar o braço único por uma balança um pouco mais convencional. Mais um item interessante é que, no lugar de um grande radiador, a moto trará duas peças menores.
A atual Triumph Tiger 1200 é vendida no Brasil nas versões Alpine (GT europeia) e Desert (Rally). Os preços parte de R$ 85.990 para a primeira e de R$ 90.990 para a segunda. Ambas são movidas pelo mesmo tricilíndrico arrefecido a líquido de 1.215 cm³. Ele é capaz de entregar hoje 141 cv de potência a 9.350 rpm e 12,2 kgfm de torque a 7.600 rpm.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda PCX foi a moto que menos desvalorizou em 2023; veja a lista
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Triumph revive a Daytona com motor 660 da Trident
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Triumph antecipa nova esportiva, que pode ser a Daytona 660