O desenvolvimento da nova geração do icônico Nissan Z levantou uma verdadeira disputa de equipes dentro da marca. O desafio envolveu especificamente o design do esportivo, que só foi definido após análise de 100 diferentes propostas enviadas por diversos departamentos de design. Desse total, apenas três foram selecionadas e transformadas em modelos de argila em tamanho real.
Participaram da competição as equipes de design do Japão, China, Estados Unidos e Reino Unido. A proposta escolhida foi desenvolvida pelo time japonês, formado pelo designer de exteriores Naoyuki Ohkoshi e pelo de interiores Takuya Yamashita. Ohkoshi é considerado veterano, sendo membro da equipe de design da marca desde 1997. Já Yamashita é relativamente novato: tem apenas 4 anos de empresa.
Em entrevista, ambos comemoraram a escolha e se disseram felizes e honrados em projetar o icônico cupê. Yamashita aproveitou a oportunidade para revelar detalhes sobre as propostas para a cabine. Segundo ele, o painel foi pensado originalmente para ser uma evolução do Z atual. No entanto, executivos intervieram e sugeriram algo realmente novo para combinar com o design exterior. O resultado foi bastante aprovado.
Todos os trabalhos, vale lembrar, foram supervisionados por Satoru Tai e Alfonso Albaisa, chefões do departamento global de design da marca.
Ao todo, Flagra: Novo Nissan Z revela chamativo interior em tom azul tem 4,39 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 2,55 m de entre-eixos e apenas 1,31 m de altura. Mecanicamente, o destaque fica por conta do 3.0 V6 biturbo a gasolina com 405 cv de potência a 6.400 rpm e 48,4 kgfm de torque já a partir de 1.600 rpm. A marca ainda não divulgou os dados oficiais de aceleração, mas garantiu que o novo Z é 15% mais rápido de 0 a 96 km/h do que o atual 370Z.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Teste Nissan Sentra Advance 2025: chega de SUV, por favor
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil