A General Motors já tinha confirmado o lançamento do Chevrolet Monza para o mercado mexicano em junho. Agora, o sedã já tem data para ser vendido oficialmente naquele país. O modelo chinês chegará para ocupar o espaço de maior sedã da empresa por lá, posto que foi anteriormente ocupado pelo descontinuado Cruze.
A diferença é que o novo Monza será chamado de Chevrolet Cavalier no México. O nome tem história dentro da marca e sempre esteve atrelado a um sedã compacto. Naquele país, é uma nomenclatura forte, daí a mudança. Assim como ainda acontece no Brasil com o Cruze, o novo Cavalier será oferecido um degrau acima do Onix Plus por lá, onde é chamado apenas de Onix.
O novo Monza, ou Cavalier, começará a ser vendido no mercado mexicano em outubro. O carro vendido naquele mercado é importado da China e não traz nenhuma alteração em relação ao Monza chinês, apresentado no final de 2018. O México será o primeiro país a receber o carro depois daquele onde foi originalmente lançado.
O Chevrolet Cavalier 2022 mexicano será oferecido em três configurações: LS, LT e RS. É a primeira vez que um sedã compacto (para os padrões dos EUA) é oferecido com a sigla esportiva como versão em toda a América do Norte. A empresa também anunciou uma pré-venda do novo Monza mexicano com 400 unidades exclusivas, que incluirão um "bônus especial", que nada mais é que um desconto de 15.000 pesos mexicanos (R$ 3.954).
As três configurações do novo Cavalier no México serão sempre equipadas com um motor 1.3 turbo a gasolina de três cilindros em linha. Dados da Chevrolet dão conta de que o propulsor consegue entregar 163 cv de potência e 23,5 kgfm de torque. O 1.2 turbo flex tricilíndrico encontrado no Tracker brasileiro gera 133 cv e 21,4 kgfm, enquanto o 1.4 turbo flex de quatro cilindros do atual Cruze importado da Argentina para cá tem 153 cv e 24,5 kgfm. A única opção de câmbio para o Cavalier será o automático de seis velocidades.
Nas medidas, o Monza chinês oferecido no México como Cavalier é um pouco menor que o nosso Cruze. São 4,63 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,48 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. O Cruze atual tem 4,66 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos. No entanto, o mercado mexicano mostra que a substituição é possível.
Os preços lá também são atrativos, sendo cobrados 402.900 pesos mexicanos pela versão LS (R$ 106.217), 430.900 pesos pela LT (R$ 113.598) e 459.900 pesos pela RS (R$ 121.244). O Chevrolet Cruze vendido por aqui já parte de R$ 124.660. Ou seja, o Monza mais caro é mais em conta que o Cruze. O sedã até tem porte para enfrentar os outros sedãs médios, mas o problema é sua origem.
Por vir da China e não haver acordos comerciais para reduzir as taxas de importação, acabaria chegando por um valor mais alto. A única opção da GM seria apostar nas versões mais caras, para que a quantidade de equipamentos justificasse o preço. Caso o Monza não seja uma opção, resta esperar para ver o que a fabricante fará quando o Cruze atual chegar ao fim de seu ciclo na fábrica argentina.
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