Dentro de sua nova estratégia, a Ford se prepara para o lançamento da nova Transit 2022 no Brasil com a criação de uma estrutura específica para atender estes veículos comerciais. Agora produzida no Uruguai, a nova van terá à disposição toda a rede de concessionárias da marca e cinco novos centros de distribuição de peças no país.
Como líder mundial em veículos comerciais, a Ford criou uma nova organização global chamada de Ford Pro que tem como objetivo coordenar a distribuição e os serviços nesta área. "Estamos desenvolvendo uma organização 100% dedicada aos nossos veículos comerciais, focada em garantir maior produtividade para nossos clientes que tem necessidades muito específicas neste segmento", explicou Guillermo Lastra, Diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
Assim, antes do lançamento da nova Transit, a Ford preparou toda a estrutura necessária para vender e dar assistência ao modelo. A nova Divisão de Veículos Comerciais nasce se beneficiando das mais de 100 concessionárias que cobrem todo o território nacional.
De acordo com a Ford, todas as concessionárias já estão preparadas com ferramental, estoque de peças, técnicos treinados, boxes exclusivos e horários flexíveis para garantir o atendimento e manutenção em curto período de tempo. "O cliente de veículos comerciais não pode parar, porque o veículo é a base do seu negócio e precisa estar sempre pronto para trabalhar", destaca Flávio Costa, gerente de Vendas de Veículos Comerciais da Ford.
Uma das prioridades da Ford com o lançamento da nova divisão é dar o suporte rápido nas necessidades de manutenção e reparos. Para isso, o suprimento de peças será feito por meio de cinco centros de distribuição, além de um sistema avançado de logística para entregas rápidas em todo o país.
Além das unidades em Barueri, São Paulo; Gravataí, no Rio Grande do Sul; e Salvador, na Bahia, a Ford inaugurou este ano dois novos depósitos em São Paulo, em Porto Feliz e Cajamar, que adicionam 140.000 metros quadrados e capacidade para armazenar mais de 170.000 tipos diferentes de peças, incluindo 30.000 da Transit.
A Ford Transit já foi vendida no Brasil entre 2008 e 2014, importada da Turquia. Com o dólar desfavorável somados aos tributos de importação, a Ford deixou de importá-la e agora adota uma nova estratégia para conseguir atender o mercado brasileiro com volumes e preços mais atrativos.
"Para assegurar a competitividade da Transit na América do Sul, ela agora é produzida também no Uruguai em uma nova fábrica inaugurada em parceria com a Nordex com tecnologias que garantem os níveis globais de qualidade do produto", disse Antônio Baltar Jr., Diretor de Operações Comerciais, Marketing e Serviços da Ford América do Sul. A nova fábrica, fruto de um investimento de investimento de US$50 milhões, é a quinta a produzir a Transit no mundo, ao lado da Turquia, Rússia, China e Estados Unidos.
A Ford Transit, modelo que já soma mais de 10 milhões de unidades produzidas ao longo de mais de 60 anos de história, é líder de vendas nos Estados Unidos e na Europa há seis anos consecutivos.
Para o lançamento no Brasil, a Ford destaca que a Transit passou por um extenso programa feito pela engenharia brasileira no Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford na Bahia e no Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista, o que incluiu mais de 20.000 horas de trabalho de engenharia e o equivalente a 1 milhão de km rodados em condições reais.
Chega inicialmente no modelo de passageiros nas versões para 15 ou 16 ocupantes, e 18 ou 19 ocupantes, incluindo o motorista. A versão de carga, ou Furgão, chega logo depois com as opções de cabine média ou longa, também configuráveis.
Um dos diferenciais da Transit será o FordPass Connect, sendo a primeira van no Brasil a vir com um modem embarcado. Por meio do aplicativo, será possível ter acesso a informações como localização em tempo real e enviar comandos remotos pelo celular, como travar e destravar portas, dar a partida, checar o nível do combustível, a quilometragem e quanto falta até a próxima revisão.
O aplicativo também é capaz de identificar mais de 3.000 modos de falha, desde falta de água no reservatório do limpador de para-brisa ou pneu descalibrado. Neste casos, um alerta é enviado no celular com orientação do que é preciso fazer para corrigir o problema.
A Ford ainda não revelou as especificações do modelo para o Brasil, mas tudo indica que a Transit deve chegar equipada com o mesmo motor 2.2 turbodiesel de 160 cv da Ranger, com opções de câmbio manual ou automático. Detalhes sobre os itens de série e preços serão divulgados em breve.
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