As vendas de hatches de entrada cresceram quase 52% em agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado, mesmo com a aposentadoria do Volkswagen Up! (3). Líder, o Fiat Mobi (7.538) chegou ao 4º mês superando as 7 mil unidades. Único adversário, o Renault Kwid (3.764) emplacou praticamente a metade.
Hatches Compactos I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
AGO/21 |
JUL/21 |
AGO/20 |
% AGO 21 |
% JUL 21 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT MOBI |
54952 |
7538 |
8059 |
4274 |
66,67% |
62,32% |
-6,46% |
76,37% |
2º |
RENAULT KWID |
37815 |
3764 |
4864 |
2259 |
33,29% |
37,62% |
-22,62% |
66,62% |
3º |
VW UP! |
1972 |
3 |
8 |
914 |
0,03% |
0,06% |
-62,50% |
-99,67% |
4º |
CHEVROLET CELTA |
2 |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
|
|
94741 |
11306 |
12931 |
7447 |
100,00% |
100,00% |
-12,57% |
51,82% |
Entre os modelos intermediários, o Argo (7.711) completou quatro meses seguidos no topo, assumindo a liderança do segmento no acumulado de 2021 por pouco mais de 500 unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20, preferido por 6.795 consumidores no mês passado – o Hyundai perdeu quase 20% dos emplacamentos, contra uma evolução superior a 27% do modelo da Fiat. Em retração de quase 50%, o VW Gol (4.082) completou o pódio.
Terceiro em julho, o Toyota Yaris (1.655) foi superado pelo Fiat Uno (1.894) na disputa pelo 4º lugar. Embora fora do top 5, o Peugeot 208 (1.220) ultrapassou a barreira das mil unidades pelo 4º mês seguido. Aguardando sua 1ª reestilização, o VW Polo (937) não tinha um desempenho tão fraco desde outubro de 2017 (577) e por muito pouco também não foi superado pelo VW Fox (926).
Sem perspectiva de futuro por aqui, o Fit (569) completou o top 10 atrás de um Renault Sandero (903) em seu resultado mais fraco desde maio de 2020 – o Honda, por sua vez, não ultrapassa os mil emplacamentos há 10 meses. Com apenas 410 unidades e numa modesta 12ª posição, o Chevrolet Onix não vendia tão pouco desde outubro de 2012 (242), mês em que fez sua estreia no mercado brasileiro e registrou seus primeiros emplacamentos.
Hatches Compactos II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
AGO/21 |
JUL/21 |
AGO/20 |
% AGO 21 |
% JUL 21 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT ARGO |
60508 |
7711 |
10873 |
6039 |
28,39% |
33,70% |
-29,08% |
27,69% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
60003 |
6795 |
7798 |
8489 |
25,02% |
24,17% |
-12,86% |
-19,96% |
3º |
VW GOL |
42858 |
4082 |
1805 |
7911 |
15,03% |
5,59% |
126,15% |
-48,40% |
4º |
FIAT UNO |
18637 |
1894 |
1403 |
2721 |
6,97% |
4,35% |
35,00% |
-30,39% |
5º |
TOYOTA YARIS |
16193 |
1655 |
2285 |
1783 |
6,09% |
7,08% |
-27,57% |
-7,18% |
6º |
PEUGEOT 208 |
8911 |
1220 |
1637 |
165 |
4,49% |
5,07% |
-25,47% |
639,39% |
7º |
VW POLO |
16583 |
937 |
1392 |
3426 |
3,45% |
4,31% |
-32,69% |
-72,65% |
8º |
VW FOX |
13613 |
926 |
1321 |
1573 |
3,41% |
4,09% |
-29,90% |
-41,13% |
9º |
RENAULT SANDERO |
10175 |
903 |
1406 |
1659 |
3,32% |
4,36% |
-35,78% |
-45,57% |
10º |
HONDA FIT |
5358 |
569 |
838 |
1192 |
2,10% |
2,60% |
-32,10% |
-52,27% |
11º |
CHEVROLET ONIX |
43307 |
410 |
1387 |
10604 |
1,51% |
4,30% |
-70,44% |
-96,13% |
12º |
FORD KA |
8389 |
51 |
108 |
4616 |
0,19% |
0,33% |
-52,78% |
-98,90% |
13º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1092 |
2 |
3 |
960 |
0,01% |
0,01% |
-33,33% |
-99,79% |
14º |
CITROËN C3 |
38 |
1 |
1 |
133 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-99,25% |
15º |
FIAT PALIO |
10 |
1 |
2 |
0 |
0,00% |
0,01% |
-50,00% |
- |
16º |
KIA RIO |
167 |
1 |
8 |
39 |
0,00% |
0,02% |
-87,50% |
-97,44% |
17º |
NISSAN MARCH |
64 |
1 |
1 |
394 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-99,75% |
|
|
305906 |
27159 |
32268 |
51704 |
100,00% |
100,00% |
-15,83% |
-47,47% |
Na faixa mais sofisticada, o líder Chevrolet Cruze Sport6, em alta superior a 30%, conquistou a preferência de 322 consumidores, seu resultado mais expressivo desde julho de 2020 (387). O hatch médio prepara uma novidade para este ano, recebendo a versão esportivada RS. Atrás do Mini (104) e à frente do Mercedes Classe A (26), o Chevrolet Bolt (37) assegurou a presença de um modelo elétrico no pódio.
Hatches Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
AGO/21 |
JUL/21 |
AGO/20 |
% AGO 21 |
% JUL 21 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
1291 |
322 |
309 |
246 |
62,65% |
63,98% |
4,21% |
30,89% |
2º |
MINI COOPER/CLUBMAN/JCW/ELECTRIC |
540 |
104 |
115 |
96 |
20,23% |
23,81% |
-9,57% |
8,33% |
3º |
CHEVROLET BOLT |
132 |
37 |
16 |
2 |
7,20% |
3,31% |
131,25% |
1750,00% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
117 |
26 |
17 |
9 |
5,06% |
3,52% |
52,94% |
188,89% |
5º |
BMW i3 |
110 |
20 |
4 |
10 |
3,89% |
0,83% |
400,00% |
100,00% |
6º |
RENAULT ZOE |
51 |
3 |
16 |
0 |
0,58% |
3,31% |
-81,25% |
- |
7º |
VW FUSCA |
15 |
2 |
6 |
5 |
0,39% |
1,24% |
-66,67% |
-60,00% |
|
|
2256 |
514 |
483 |
368 |
100,00% |
100,00% |
6,42% |
39,67% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora