A Honda Fireblade foi lançada em 1992 e, prestes a completar 30 anos de idade, a marca lançou a linha 2022 do modelo no mercado brasileiro. A pré-venda da nova CBR 1000RR-R terá início em 13 de setembro, com a previsão de que as primeiras unidades cheguem aos compradores a partir de outubro.
Um dos objetivos da Honda com a linha 2022 da CBR 1000RR-R Fireblade SP foi torná-la mais próxima da RC 213V-S, a versão de competição da moto superesportiva da empresa. Por conta disso, o visual repaginado traz soluções que aumentaram a geração de pressão aerodinâmica. Entre elas estão as aletas nas laterais da carenagem. O sistema "ram-air", duto que aumenta o fluxo de ar para o motor em velocidades altas, foi revisado.
Um dos atrativos da Fireblade sempre foi seu motor derivado das pistas. Isso permanece, com o quatro cilindros em linha de 1.000 cm³ entregando 126,2 cv de potência a 14.500 rpm e 11,5 kgfm de torque máximo a 12.500 rpm. O câmbio tem seis velocidades e traz quickshifter bidirecional de série.
A engenharia da Honda tratou também de otimizar a eficiência do propulsor, com comando de válvulas roletado, bielas de titânio e pistões de alumínio forjado. O ângulo de trabalho das válvulas foi reduzido e, junto ao sistema de admissão redesenhado, obteve-se um fluxo otimizado para a queima dentro dos cilindros. Entre outras atualizações, foi utilizado uma ponteira de escapamento da Akrapovic.
Na linha 2022, a Honda Fireblade já conta com acelerador eletrônico. Com isso, surgiram novas possibilidades. Uma delas é a introdução do controle de largada que permite a regulagem da rotação de arrancada. O piloto ainda pode customizar a entrega de potência, a atuação do freio motor e a interferência do controle de empinada.
Agora, a moto também tem sensor inercial de seis eixos, permitindo uma atuação mais afiada do ABS e do controle de tração em curvas. Há ainda um painel e instrumentos digital com tela TFT de 5 polegadas. Todas as unidades da nova Honda CBR 1000RR-R saem de fábrica com chave presencial.
Na ciclística, a moto manteve o chassi de alumínio tipo diamante. Uma das alterações nesse quesito foi a adoção de um pneu maior na traseira, agora de medida 200/55 ZR17 (antes 190/50). Na dianteira, o pneu permanece sendo 120/70 ZR17. A suspensão é fornecida pela Öhlins e tem ajuste eletrônico.
Outra novidade é a introdução de um amortecedor de direção de atuação eletrônica também. Os freios são fornecidos pela Brembo e do modelo Stylema. A distância entre-eixos agora é de 1.455 mm, com inclinação da coluna de direção de 24° e trail de 102 mm (antes, 1.405 mm, 23° e 96 mm) para maior estabilidade. O peso em ordem de marcha é de 201 kg.
A nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022 estará disponível em pré-venda na
rede de concessionárias Honda Dream, de motos premium da marca. Serão duas opções de cores: Tricolor (azul, branco e vermelho) e Preto. O preço sugerido é de R$ 159.900 e têm como base o Distrito Federal, e não inclui despesas com frete ou seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Oficial: Honda antecipa a nova ADV 160 2025 para dezembro