Ford começa a produzir picape Maverick; chega ao Brasil em 2022
Montagem na fábrica mexicana de Hermosillo já está em andamento, informa a marca
Meses depois da apresentação oficial e com mais de 100 mil pedidos acumulados só nos Estados Unidos, a picape Ford Maverick finalmente começa a ser produzida em série. Em anúncio realizado nesta sexta-feira (3), a marca confirmou o início dos trabalhos na fábrica de Hermosillo, no México, de onde a camionete sairá para abastecer mercados de diversas regiões. A chegada ao Brasil já está confirmada e deverá acontecer em 2022.
Construída sobre a plataforma C2, a Maverick divide espaço na fábrica mexicana com o SUV Bronco Sport, derivado da mesma arquitetura. No portfólio da Ford, é posicionado abaixo da Ranger e se diferencia pela proposta inovadora: picape compacta, com pegada urbana e construção monobloco. Não à toa, a Ford diz que espera atrair clientes oriundos de hatchbacks, SUVs compactos e até sedãs.
Galeria: Ford Maverick 2022
Nos EUA, as mais de 100 mil reservas já feitas são na grande maioria oriundas de homens com menos de 40 anos (público-alvo da marca) e residentes nos estados da Califórnia, Texas e Flórida. Entre outros diferenciais, a Maverick atrai clientes pelo preço convidativo (a partir de US$ 19.995, menos até que o EcoSport) e baixo consumo de combustível na versão híbrida (cerca de 17 km/l na cidade).
O portfólio é composto pela variantes XL, XLT e Lariat. Sob o capô, destaque para o conjunto híbrido formado pelo motor 2.5 de 164 cv e 21,4 kgfm de torque associado ao propulsor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. Combinados, entregam 193 cv de potência e rendem consumo de 17 km/litro na cidade, além de autonomia superior a 800 km. O câmbio é eCVT, sempre com tração dianteira.
A outra opção, bem mais forte, é o 2.0 EcoBoost turbo, com 253 cv ade potência 5.500 rpm e torque de 38,3 kgfm a 3.000 rpm, sempre acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. Neste caso, a picape oferece tração integral como opcional, além de trocar a suspensão traseira de eixo de torção por um conjunto multi-link. Oficialmente, a marca divulga capacidade de carga de 680 kg e de reboque de 1.814 kg.
No Brasil, a estreia já está confirmada e deverá acontecer em 2022. Não por acaso, a Maverick já é lista no site da Ford por aqui como lançamento futuro. Recentemente, a marca registrou junto ao INPI o termo "Maverick FX4", indicando uma possível versão. A Fiat Toro será concorrente direta do modelo.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Novos Equinox e Duster flagrados no Brasil e mais
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Ford Maverick Lobo tem suspensão rebaixada de fábrica e até 'modo proibido'
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ford Maverick já tem data para ganhar novo visual e versões inéditas
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Ford atrasará atualizações de Maverick e Bronco Sport: entenda