A Ford Maverick está fazendo um verdadeiro reboliço nos EUA desde seu lançamento. Em poucos meses, a picape intermediária já acumulou mais de 100 mil reservas por lá e está atraindo os antigos proprietários de Fusion e Focus. No final de agosto, o novo presidente da marca para o Brasil, Daniel Justo, confirmou a chegada da novidade para o mercado brasileiro no ano que vem.
Enquanto a Ford Maverick deve desembarcar por aqui apenas em 2022 importada do México, o modelo já aparece no site oficial da marca no Brasil. Ela está na aba de "Futuros Lançamentos", junto com a nova Transit. O site em si não adianta muita coisa e só permite uma interação, que leva possíveis interessados diretamente a fazer um cadastro para que um concessionário entre em contato.
Na página da nova Ford Maverick, lê-se no topo "A Família Raça Forte está crescendo. Vem aí a Ford Maverick". Em comunicado, Justo afirmou que "a chegada da Maverick é mais um lançamento dentro da nossa estratégia de trabalhar com os pilares em que a Ford tem sucesso no mundo, com um produto inovador e conectado". Ou seja, nada mais de carros acessíveis ou simples, como foi o Ka.
A página também afirma que a Ford Maverick "entrega uma potência surpreendente, aliada a segurança, versatilidade e conectividade". Talvez essa seja a parte que mais dá pistas a respeito da futura rival da Fiat Toro no mercado nacional. E tal pista é que a Maverick deve chegar bem equipada.
Nos EUA, a picape da Ford vem se série com um propulsor híbrido 2.5 de 193 cv e capaz de fazer 17 km/l. Isso mesmo na versão de entrada que custa US$ 19.995 (R$ 103.250). Porém, o grande foco do site nacional no termo potência leva a crer que ela chegará aqui sempre equipada com o 2.0 EcoBoost turbo de 253 cv e 38,3 kgfm, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas e que pode adotar um sistema de tração integral.
A Maverick turbo nos EUA parte de US$ 21.080 (R$ 108.852) apenas com tração dianteira na versão XL. Ela já traz de série central multimídia com tela de 8 polegadas, Android Auto e Apple Car Play, faróis de LED e frenagem autônoma de emergência. Porém, vem com maçanetas e espelhos sem pintura e rodas de ferro.
Considerando que a Ford optou por uma configuração exclusiva para cá - mas equivalente às opções mais caras nos EUA - ao trazer o Bronco Sport ao Brasil, nossa aposta é a de que a Maverick chegue aqui em versão equivalente à XLT norte-americana. Assim como o SUV, não deve ter opcionais.
Assim, considerando uma Ford Maverick XLT 2.0 turbo com tração integral, fazendo valer o "Raça Forte" que a marca tanto fala, já estamos falando de um carro que parte de US$ 30.395 nos EUA, contando despesas de envio. Isso é o equivalente a R$ 156.953. A versão mais completa acrescenta ar-condicionado dual zone, rodas de liga leve, chave presencial, ajuste elétrico para o banco do motorista e tela digital de 6,5 polegadas ao centro do painel de instrumentos. O único opcional lá é o Ford CoPilot 360, que agrega itens como monitor de ponto cego, por exemplo.
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