Novas KTM RC 390 e RC 125 mostram que tamanho não é documento
Dupla de esportivas da marca austríaca ganham uma série de melhorias e até equipamentos de motos de competição
Há poucos dias, a KTM mostrou as primeiras imagens da RC 390 renovada. A pequena esportiva da marca austríaca nem é a menor dentro catálogo da empresa. Mesmo assim, estava prestes a receber uma série de melhorias para sua plataforma. Agora, a companhia liberou as primeiras informações oficiais. A melhor parte? As alterações valem também para a RC 125.
Um dos detalhes confirmados foi a recalibração do propulsor. O monocilíndrico de 373 cm³ recebeu atualizações para atender às normas Euro 5 de emissões de poluentes, o mesmo foi feito para o 125 da menor RC da KTM. A diferença é que o modelo "maior" recebeu uma caixa para o filtro de ar 40% maior, algo que a marca garante ter melhorado a entrega de torque, apesar de não ter dados os números específicos.
Galeria: KTM RC 390 2022
Mesmo pequena, a KTM RC 125 tem boa parte dos atributos da RC 390, como quatro válvulas e arrefecimento a líquido. Agora na linha 2022, a dupla receberá um novo sistema de escape com ronco mais encorpado e a opção de se instalar um Quickshifter, que permite trocas de marcha sem uso da embreagem e sem necessidade de se aliviar o acelerador.
Como vocês verão adiante, mesmo pequenas, as esportivas da KTM não ficam devendo muito para verdadeiras motos de corrida. Além do Quicksifter, RC 125 e RC 390 trazem câmbio de 6 velocidades, enquanto a maior traz embreagem com assistência deslizante para evitar trancos nas reduções de marcha.
A KTM também empreendeu uma redução de peso nas motos. As rodas repaginadas estão 3,4 kg mais leves, enquanto o chassi passou por uma redução de 1,5 kg. Até mesmo as pinças de freio fornecidas pela ByBre (divisão de baixo custo da Brembo), ficaram 960 g mais leves. Com propulsores menores, qualquer redução de massa é bem-vinda.
Galeria: KTM RC 125
Outra atualização que impressiona para o porte reduzido das motos é o conjunto de amortecedores WP APEX, também utilizados por motos de competição. Na KTM RC 390 eles trazem ajustes de compressão e retorno tanto na dianteira quanto na traseira. Na RC 125, não há ajustes, mas a marca diz ter dado um acerto mais esportivo ao conjunto de suspensão.
As pequenas esportivas da KTM ainda receberam uma série de aprimoramentos na eletrônica. Isso inclui a adição de um sensor inercial de 6 eixos, que permite a atuação do ABS e do controle de tração conforme o ângulo de inclinação nas curvas. RC 125 e RC 390 receberam ainda um novo painel digital de TFT com conectividade via Bluetooth.
Além disso, a KTM deu um novo visual às RC. Quase todos os painéis da carenagem foram redesenhados. A marca diz que as novas linhas melhoram a aerodinâmica, além de aprimorar o conforto do piloto, desviando o calor do motor. Os painéis laterais da carenagem ainda são removíveis. No entanto, a marca austríaca ainda não fechou os valores para as novas RC 125 e RC 390, nem quando elas chegarão ao mercado europeu.
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