Com anos competindo em uma das principais categorias da motovelocidade, a MotoGP, a KTM resolveu estender a experiência das pistas para o público em geral. A marca austríaca revelou na Europa a KTM RC 8C. A moto será feita em produção limitada, com apenas 100 unidades oferecidas para todo o mundo.

Visualmente, a novidade traz o visual e até algumas das soluções aerodinâmicas utilizadas pela equipe KTM Tech 3. Isso inclui a pintura na tradicional cor laranja da marca e também protuberantes apêndices aerodinâmicos nas laterais da carenagem frontal. Apesar de usar o propulsor da 890 Duke R, a RC 8C traz um chassi exclusivo.

KTM RC 8C 2022

O quadro é construído à mão, utilizando um formato de treliça. A carenagem é feita de fibra de carbono. As suspensões, tanto dianteira quanto a traseira, são fornecidas pela WP e desenvolvidas pelo mesmo departamento que cuida das motos do Mundial de Motovelocidade da marca austríaca.

Os freios, fornecidos pela Brembo, são do modelo Stylema, com pinças mais leves. Os discos dianteiros têm 290 mm de diâmetro, enquanto o traseiro tem 230 mm. Os cilindros-mestre de acionamento possuem regulagem para que o piloto possa ajustar o ponto de “mordida” dos freios de forma a se adaptar ao estilo de condução. Tal recurso é visto tradicionalmente apenas em motos de competição.

Em termos de motorização, vê-se o mesmo propulsor da KTM 890 Duke R. Trata-se de um bicilíndrico paralelo com 889 cm³ e arrefecimento a líquido. Na RC 8C, ele entrega 128 cv de potência e 10,2 kgfm de torque. No entanto, a novidade tem uma caixa de ar específica, tanque com liberação rápida (como nas motos de competição) e escapamento de titânio assinado pela Akrapovic. A KTM declara um peso a seco de 140 kg para a moto.

KTM RC 8C 2022

A parte eletrônica conta com acerto de pista, incluindo uma função de GPS integrada, exibindo todas as informações disponíveis em uma tela TFT de 5 polegadas, incluindo tempos de volta. Os dados são gravados e podem ser analisados posteriormente. A KTM RC 8C traz ainda rodas de 17 polegadas, pneus de corrida Pirelli SC1 com medidas 120/70 na dianteira e 180/60 na traseira.

Com acerto de pista, escape especial e pneus que não podem ser usados nas ruas, as 100 unidades da KTM RC 8C só podem ser utilizadas em circuitos fechados, não em vias públicas. O “brinquedo” não é barato: cada uma está saindo por 35.000 euros, ou mais de R$ 213 mil na conversão direta atual. Dos 100 compradores, 25 poderão participar de um evento exclusivo no circuito de Jerez (ESP) com a presença de Dani Pedrosa e Mika Kallio, pilotos de desenvolvido da KTM para o Mundial de Motovelocidades. O evento, claro, é pago à parte.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com