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Mercedes-Benz reduzirá quantidade de motores pela metade em 2025

Regras do Euro 7 obrigarão fabricante a cortar os motores que não atendem às demandas de emissões

2022 Mercedes-Maybach S680

A proposta recente (e polêmica) feita pela Comissão Europeia para o fim das vendas dos carros a combustão a partir de 2035 está movimentando as fabricantes. Ainda não é oficial, precisa passar por uma votação pelos 27 membros da União Europeia para que vire uma lei no Velho Continente. Mesmo assim, as empresas já vão tirando de linha os motores a gasolina e diesel por causa das normas de emissão do Euro 7.

Esperada para começar a valer em 2025, a Euro 7 irá afetar diversos modelos, desde os compactos a espotivos com motores maiores. Isso porque será difícil que as fabricantes consigam ajustar os carros o suficiente para atender às demandas. Enquanto os veículos de entrada recebem sistemas eletrificados, a Mercedes-Benz está planejando cortar diversas variantes de seus motores nos próximos anos, a ponto de cortar pela metade a quantidade de propulsores.

Galeria: Mercedes-Maybach S680 2022

Em uma entrevista para a revista inglesa Autocar, o COO da Mercedes-Benz, Markus Schäfe, admitiu que a fabricante irá praticamente reduzir pela metade as variantes de motores na segunda metade desta década. "Iremos reduzir o número de variantes dos motores, por conta do Euro 7, em cerca de 50%", disse o executivo. Essa transformação começará em breve, com a nova geração do AMG C63 trocando o V8 por uma versão eletrificada do 2.0 turbo do AMG A45.

Como o Euro 7 mudará os motores? De acordo com as propostas feitas pela Comissão Europeia, os carros podem ser equipados com um "supercatalisador" de vários estágios. A Autocar olhou os documentos e viu que os carros a combustão podem usar catalisador com aquecimento elétrico, catalisadores duplos de três vias, um filtro de partículas e um catalisador com síntese de amônia.

Outra solução é adotar um sistema de diagnóstico que analisa o motor o tempo todo para garantir que esteja dentro do limite de emissões por 150 mil milhas (241.400 km). Todas essas soluções são muito caras para implementar, então as fabricantes prefere simplificar sua lista de motores disponíveis e acabar com os que não atenderão às novas normas.

Parece que o Euro 7 será outro prego no caixão dos motores a combustão, acelerando a adoção dos carros totalmente elétricos. Diversas marcas já anunciaram seus planos de transição para uma linha sem motores a gasolina ou diesel nas próximas décadas, incluindo Jaguar (2025), Opel (2028), Ford Europa (2030), Volvo (2030), Bentley (2030), e outras.

No caso da Mercedes, a empresa também tem planos de abandonar os motores a combustão em breve, porém tudo depende das condições de cada mercado. A fabricante prefere não se comprometer totalmente pois há regiões que ainda não tomaram uma decisão tão brusca, como Estados Unidos e China.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

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