Em meados de maio, a Honda apresentou no Brasil a nova geração da CRF 1100L Africa Twin. Naquela época, a moto foi lançada como linha 2021, não 2022 como tem se tornado rotineiro em qualquer lançamento depois de janeiro. A moto tinha sido lançada na Europa em 2019, como modelo 2020. Mudou para 2021 no final do ano passado e essa foi a Africa Twin que chegou por aqui.
Agora, foi apresentada na Europa a da Honda Motorcycles CRF 1100L Africa Twin 2022. O modelo recebeu algumas alterações pequenas, novas opções de cores e grafismos repaginados. Entre as alterações, foi corrigido algo que sentimos falta em nossa avaliação da moto no Brasil: as alças de garupa e suporte de bagageiro são de série em todas as configurações.
Na versão mais completa, a Adventure Sports, a Africa Twin 2022 ganhou um para-brisa 110 mm mais baixo, mas com 5 níveis de regulagem. Diz a Honda que a mudança melhora tanto a visibilidade quanto a proteção contra intempéries ao motociclista. Ambas as versões também receberam um pequeno protetor para o disco de freio traseiro.
Outra alteração anunciada pela Honda para a Africa Twin 2022 foi no câmbio. As configurações equipadas a transmissão automatizada de dupla embreagem (DCT) ganharam novas relações para a primeira e a segunda marcha. O intuito é suavizar as arrancadas e as manobras em baixas velocidades. A marca, porém, não informou se isso significou deixar as relações mais curtas ou longas.
Naturalmente, as duas versões da Africa Twin 2022 ganharam alguns novos gráficos. A Africa Twin Adventure Sports tem detalhes com cor de bronze, como o garfo dianteiro e a tampa lateral nas motos com o câmbio. A nova cor "Cracked Terrain" traz um visual mais discreto e escurecido. Na rabeta, a versão mais cara tem um novo adesivo. A Africa Twin de entrada recebeu um design com logo em fonte grande para todas as cores.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Oficial: Honda antecipa a nova ADV 160 2025 para dezembro