O ano era 2014 quando a Peugeot apostava forte no segmento de hatchbacks médios no Brasil e anunciava a estreia de duas importantes novidades: o lançamento do 308 reestilizado, produzido na Argentina, e a chegada do 308 de segunda geração, importado da França com status premium. O primeiro foi de fato lançado e chegou às lojas com facelift em 2015. O segundo, porém, ficou só na promessa e acabou nunca sendo vendido por aqui.
À época, a marca planejava trazer a nova geração importada da França na versão GT para concorrer com Volkswagen Golf GTI e Honda Civic Si, posicionando-a acima do modelo argentino. O carro seria vendido como modelo de nicho, agregando status de luxo e esportividade à imagem da marca. Aproximadamente 100 unidades foram importadas em 2015 para fins de homologação, gerando diversos flagras e criando expectativas entre os fãs da empresa.
O processo de homologação foi concluído, mas planos da Peugeot foram frustrados e toda a estratégia precisou ser revista. O real sofreu forte desvalorização, o dólar explodiu e o segmento de hatchbacks médios começava a declinar. Somados, todos esses fatores acabaram por obrigar a marca a desistir de lançar o modelo por aqui. Um fio de esperança seria a cotação do dólar cair, mas a moeda americana já estava na casa dos R$ 4 e não mostrava sinais de recuo.
Apesar de toda expectativa, o 308 de segunda geração nunca chegou às lojas brasileiras. As unidades importadas para homologação foram destinadas apenas ao transporte de diretores e gerentes do grupo no Brasil, na época ainda PSA. A empresa optou por não oferecer o modelo ao público para evitar problemas na rede de pós-venda, que precisaria estar abastecida com peças importadas e caras para um carro tão limitado.
Passados todos os esses anos, porém, marca parece ter decidido finalmente ofertar o modelo aos consumidores - ainda que de maneira indireta. Prova disso é o anúncio encontrado no site de leilões Superbid, que oferece um dos exemplares homologados com lance inicial de R$ 42.243. A própria Peugeot do Brasil é listada como vendedora do modelo, que aparece nas fotos estacionado em um pátio ao lado de unidades do 208 e do 2008.
A descrição revela que o exemplar é ano-modelo 2015/2016, pintado na cor branca e equipado com motor 1.6 THP e câmbio automático. Tem aproximadamente 76.582 km rodados e equipamentos como direção hidráulica, bancos em couro, rodas de liga-leve, sistema de som e ar-condicionado. Há também marcas de uso, como amassados, arranhões e alguns riscos. Os interessados, inclusive, já fazem fila de lances na página. Você encararia?
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Superbid
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carro do Ano 2022: Mustang Mach-E e Peugeot 308 estão na final
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Peugeot 308 2022: já dirigimos todas as versões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Semana Motor1.com: novos 3008 e 308 SW, Maverick no Brasil e mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Peugeot 308 SW 2022 mostra como as peruas são sempre mais bonitas