Hyundai lança Novo Creta 2022 no Brasil a partir de R$ 107.490
Segunda geração do SUV compacto chega em quatro versões e ganha opção de motor 1.0 Turbo Flex
Depois de dezenas de imagens e vídeos, o novo Hyundai Creta 2022 é lançado oficialmente no Brasil. Produzida em Piracicaba (SP), a 2ª geração do SUV chega com a missão de manter o bom ritmo de vendas e tentar roubar a liderança do segmento (atualmente do Jeep Renegade). Serão quatro versões, agora com opção de motor 1.0 Turbo. Os preços ficam R$ 107.490 e R$ 147.990 e inicia a pré-venda hoje.
Diferente do que a própria Hyundai tinha divulgado em seus teasers, as primeiras unidades serão entregues já na primeira quinzena de setembro, mesmo momento em que começará a chegar nas concessionárias. Nos comunicados anteriores, a marca havia anunciado sua chegada para o "Verão 2021/2022".
O visual do novo Hyundai Creta 2022 é praticamente o mesmo oferecidas em outros mercados como China, Índia e Rússia, trazendo pequenas variações. Adota uma evolução do estilo que a marca chama de “Esportividade Sensual”, inspirado nas linhas de outros utilitários da empresa como o Palisade e um pouco no Santa Fe. É, de fato, o ponto que chamará mais atenção nas ruas... para o bem ou para o mal. Ao vivo, no entanto, a sensação é bem melhor nas fotos e agrada do ponto de vista de personalidade e exclusividade.
Hyundai Creta 2022
Esta identidade aparece pelo esquema de faróis duplos, deixando as luzes diurnas em LED nem finas perto do capô, enquanto o conjunto principal está logo abaixo, no entorno de mais uma linha de LED. Terá uma diferença em relação ao modelo global, com uma grade ligeiramente modificada. Ela tem um formato hexagonal mais angular, como na variante russa, mas com uma entrada de ar na base que não segue o estilo do resto da peça. Na versão chinesa, este elemento fica na parte superior da grade.
Tirando isso, o Creta brasileiro é igual ao russo. Ou seja, terá lanternas que seguem a mesma identidade dos faróis, usando uma linha em LED superior e um conjunto maior logo abaixo. Em comparação, a versão chinesa tem uma barra que percorre toda a tampa do porta-malas. A traseira abusa dos vincos para passar uma sensação de movimento, algo que a Hyundai sempre gostou de usar em seus carros.
Do lado de dentro, a fabricante aposta em um acabamento melhorado e o pacote tecnológico. A tela de 10,25” para a central multimídia chama a atenção, disponível nas versões mais caras, é a maior do segmento. Com a adoção desse display, as saídas de ar tiveram que ser reposicionadas mais acima e na horizontal. Logo abaixo está o comando do ar-condicionado e um espaço para o carregador sem fio para smartphones.
Apostará bastante no pacote tecnológico. A versão mais completa terá faróis full-LED, câmera 360°, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, seis airbags e mais. Outro destaque é o painel de instrumentos com tela digital de 7” na parte central do cluster, porém mantendo o conta-giros e os medidores e combustível e temperatura analógicos nas laterais.
O Creta 2022 também contará com o sistema Bluelink lançado recentemente no Brasil. Com ele, o proprietário pode usar o smartphone para ligar o motor, abrir as janelas, ajustar o ar-condicionado e mais. Também conta com um sistema de rastreamento e recuperação veicular. Também aceita comandos por voz para algumas funções. Porém, é um serviço cobrado à parte, com os seis primeiros meses grátis. Após este período, é necessário pagar R$ 29,90 por mês no plano básico, ou R$ 49,90 para incluir o sistema de navegação.
Da mesma forma que o HB20, o novo Creta 2022 utiliza uma evolução da plataforma da geração anterior, modificada o suficiente para que a empresa considere ser uma nova geração. Isso fez com que o carro crescesse, medindo 4,30 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,61 m de entre-eixos – as mesmas medidas do modelo global. Ou seja, está 3 cm mais longo e o entre-eixos aumentou 2 cm. Tem uma altura em relação ao solo de 190 mm. Apesar do ganho em espaço interno, o porta-malas encolheu um pouco em relação ao modelo anterior: agora são 422 litros.
Sob o capô veremos o motor 1.0 turbo GDI de três cilindros, exatamente o mesmo que equipa a linha do HB20 e HB20S. Entrega 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 kgfm a 1.500 rpm e, segundo a marca, faz 8,3 km/litro na cidade e 8,7 km/litro na estrada, com etanol. Mudando o combustível para gasolina, a média sobe para 11,6 km/litro e 12 km/litro, respectivamente. Será oferecido apenas com câmbio automático de 6 marchas. De acordo com a Hyundai, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,5 segundos.
A versão mais cara mantém o motor 2.0 aspirado de quatro cilindros, porém com uma novidade. Foi atualizado e agora entrega 167 cv a 6.200 rpm e 20,6 kgfm a 4.700 rpm. É apenas 1 cv e 0,1 kgfm a mais, porém a marca promete que ficou 8% mais eficiente, reduzindo o consumo de combustível. O rendimento declarado pela empresa é de 7,7 km/litro no ciclo urbano e 8,7 km/litro no rodoviário ao usar etanol. Com gasolina, faz 10,9 km/litro e 12,4 km/litro. A transmissão automática de 6 marchas continua a ser a única opção e vai de 0 a 100 km/h em 9,3 s.
Como na geração anterior, manteve a suspensão dianteira independente do tipo MacPherson, enquanto a traseira é eixo de torção. Porém, o sistema de freios foi alterado, usando discos ventilados nas rodas dianteiras e discos sólidos nas traseiras – antes, era tambor até na versão topo de linha. Outra novidade é adição de um seletor de modo de condução, com as opções Normal, Eco e Sport nas versões 1.0 e Normal, Eco, Smart e Sport na 2.0, que mexe na resposta do acelerador, troca de marchas e resposta da direção.
O Hyundai Creta 2022 inicia a pré-venda hoje (25), somente para quem já tem um HB20 ou a geração anterior do SUV compacto. A partir de amanhã (26), será aberta para os demais interessados. Os 500 primeiros clientes que fizerem a reserva no site oficial receberão um ano de mensalidade do Bluelink e do sistema Sem Parar, a primeira parcela do financiamento para janeiro de 2022 (desde que feito com o Banco Hyundai) e desconto de até 15% no seguro financiado via Banco Hyundai.
O utilitário terá cinco anos de garantia sem limite de quilometragem e plano de revisão com preços fixos até 60 mil km (ou 72 meses). Confira os valores abaixo:
Plano de manutenção periódica Creta 2022 motor 1.0 Turbo GDI |
|||||
1ª revisão |
2ª revisão |
3ª revisão |
4ª revisão |
5ª revisão |
6ª revisão |
10 mil km ou 12 meses |
20 mil km ou 24 meses |
30 mil km ou 36 meses |
40 mil km ou 48 meses |
50 mil km ou 60 meses |
60 mil km ou 72 meses |
R$ 294,49 |
R$ 577,48 |
R$ 573,00 |
R$ 757,70 |
R$ 542,06 |
R$ 1.046,61 |
Plano de manutenção periódica Creta 2022 motor 2.0 |
|||||
1ª revisão |
2ª revisão |
3ª revisão |
4ª revisão |
5ª revisão |
6ª revisão |
10 mil km ou 12 meses |
20 mil km ou 24 meses |
30 mil km ou 36 meses |
40 mil km ou 48 meses |
50 mil km ou 60 meses |
60 mil km ou 72 meses |
R$ 373,25 |
R$ 718,13 |
R$ 651,76 |
R$ 805,51 |
R$ 620,82 |
R$ 780,03 |
Aproveitando uma estratégia usada por outras marcas, a Hyundai manterá o Creta atual nas concessionárias, porém em versão única. O Creta Action será oferecido com o 1.6 de 130 cv e câmbio automático de 6 marchas por R$ 96.490. Ainda receberá mais equipamentos, como start-stop do motor e monitoramento de pressão dos pneus.
Veja as versões e preços do novo Hyundai Creta 2022:
Creta Comfort 1.0 AT6 (R$ 107.490): Faróis com projetor, iluminação diurna em LED, rodas de liga leve de 16”, computador de bordo com tela de 3,5”, apoio de braço central, controles eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), monitoramento de pressão dos pneus, travas e vidros elétricos, ar-condicionado, volante com ajuste de altura e profundidade, câmera de ré, direção elétrica, retrovisores laterais com ajuste elétrico, controle de cruzeiro, start-stop, faróis automáticos e central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Creta Limited 1.0 AT6 (R$ 120.490): Adiciona o sistema Bluelink, faróis de neblina, rodas de liga leve de 17” diamantadas, volante em couro, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionaod digital, carregador wireless para smartphone, paddle-shift no volante para troca de marcha, chave presencial, partida por botão, saída de ar para a fileira traseira e retrovisores laterais com rebatimento elétrico.
Creta Platinum 1.0 AT6 (R$ 135.490): Todos os itens do Creta Limited, mais a central multimídia de 10,25”, teto solar panorâmico, painel de instrumentos com tela de 7” colorida, conexão Android Auto e Apple CarPlay com fio, interior nas cores preto e marrom, bancos de couro na cor marrom, monitor de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, monitoramento de pressão dos pneus com indicador individual, banco do motorista com ventilação, câmera 360° e seletor de modo de condução.
Creta Ultimate 2.0 AT6 (R$ 147.990): Ganha faróis e lanternas em LED, rodas de liga leve diamantadas de 18”, acabamento interno em bege e marrom, volante de couro marrom, bancos de couro em marrom e bege, detector de fadiga, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, sensor de estacionamento dianteiro, farol alto adaptativo, e sistema de som com dois tweeters.
Ficha técnica: Hyundai Creta 2022
Hyundai Creta 1.0 turbo | Hyundai Creta 2.0 | |
MOTOR | dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12 válvulas, 998 cm3, turbo e injeção direta, flex | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.999 cm³, comando duplo variável, flex |
POTÊNCIA/TORQUE |
120 cv a 6.000 rpm / 17,5 kgfm a 1.500 rpm |
167/157 cv a 6.200 rpm / 20,6/19,2 kgfm a 4.700 rpm (etanol/gasolina) |
TRANSMISSÃO | automática de 6 marchas; tração dianteira | automática de 6 marchas; tração dianteira |
SUSPENSÃO |
independente McPherson dianteira e eixo de torção na traseira |
independente McPherson dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve aro 16" com pneus 205/65 R16 ou liga leve aro 17 com pneus 215/60 R17 | liga leve aro 18" com pneus 215/55 R18 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD |
PESO | 1.270 kg em ordem de marcha | 1.300 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES |
comprimento 4.300 mm, largura 1.790 mm, altura 1.620 mm, entre-eixos 2.610 mm |
comprimento 4.300 mm, largura 1.790 mm, altura 1.620 mm, entre-eixos 2.610 mm |
CAPACIDADES | tanque 50 litros, porta-malas 422 litros | tanque 50 litros, porta-malas 422 litros |
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança
Querido Papai Noel: qual carro pedimos para este Natal?
México: Hyundai Creta supera Nissan Kicks e entra no top 10
Senador dos EUA quer Jeep, Ram, Dodge e Chrysler fora da Stellantis
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Kia Sportage: a história da primeira geração do SUV sul-coreano
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã