Apresentada ao mundo em junho deste ano, a nova Ford Maverick chegou para ser o modelo de entrada da marca do oval azul nos Estados Unidos. A dúvida era se a picape monobloco poderia fazer o mesmo sucesso das tradicionais picapes grandalhonas Série F da marca, pois ela traz proposta inédita dentro da montadora. E a boa notícia é que parece que a receita está dando certo, pois a novidade chegou a 100 mil unidades reservadas nos EUA.
A confirmação das 100.000 unidades reservadas da picape monobloco na terra do tio Sam veio através do CEO da Ford, Jim Farley, que relatou ao mundo a quantidade de Mavericks encomendadas pelo Twitter. Evidentemente entusiasmado em dar a notícia, o executivo relatou ainda que a maior parte dessas encomendas vieram de apenas três estados: Califórnia, Flórida e Texas. E aparentemente as cidades que mais curtiram a Maverick foram Los Angeles e São Francisco, mencionadas também na mensagem da rede social.
O marco de 100.000 unidades veio aproximadamente depois de quase dois meses e meio que a Ford revelou ao mundo a inédita picape, que tem o preço de US$ 19.995 (R$ em conversão direta) e o motor híbrido como um de seus principais apelos, o que revela que a picape Maverick não é voltada para compradores tradicionais de picape. Em vez disso, a Ford espera atrair os compradores que vieram de outras categorias como hatch ou sedãs (algo que já está acontecendo nos EUA, onde ex-donos de Fusion e Focus estão procurando pela picape).
E apelo não falta para a Maverick atrair donos de carros de passeio convencionais, pois ela tem capacidade para acomodar 5 pessoas na cabine, transportar uma quantidade razoável de carga na caçamba e ainda fazer até 40 milhas por galão, ou 17,01 km/litro. Mas apesar do CEO da Ford estar feliz com a reação do público em relação a Maverick, vale lembrar que a picape teve 100 mil reservadas em 12 semanas, o que não é tão impressionante quando comparamos com o jipão Bronco, que teve o dobro de reservas em apenas duas semanas (e isso mediante a pagamento de um sinal na época).
Nos Estados Unidos, a Ford Maverick terá como principal rival a Hyundai Santa Cruz, picape feita pela marca sul-coreana com a mesma proposta mais urbana, sempre com base monobloco no lugar do chassi. A meta da Ford no início deste ano era de vender 110.000 unidades da Maverick, mas se as reservas da picape se converterem em vendas na mesma porcentagem do Bronco (que converteu 66% das 190 mil reservas), a Ford terá batido mais da metade de sua meta em 2021.
Resultado mais do que suficiente em um ano marcado pela crise mundial de semicondutores. Parece que a Maverick começou bem.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Novos Equinox e Duster flagrados no Brasil e mais
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford Maverick Lobo tem suspensão rebaixada de fábrica e até 'modo proibido'
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford Maverick já tem data para ganhar novo visual e versões inéditas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ford atrasará atualizações de Maverick e Bronco Sport: entenda