Quando a Ford decidiu que pararia de produzir carros de passeio na América do Norte lá em 2018, a notícia foi recebida com certa surpresa. Isso porque a marca do oval azul contava com sedãs importantes no mercado, principalmente modelos de baixo custo. Porém, parece que esse espaço vazio ao longo dos últimos 3 anos foi preenchido pela picape Maverick 2022.

E a dedução desse movimento no mercado não é nada absurda, pois a picape monobloco recém-lançada atende também como um carro de passeio por conta de sua versatilidade, fora que seu preço inicial nos Estados Unidos é bastante competitivo por partir de US$ 19.995 (R$ 105.009 pela cotação atual). Como comparação, o antigo EcoSport (ainda vendido nos EUA vindo importado da Índia) é mais caro que a Maverick ao sair por US$ 20.395 (R$ 107.428), enquanto a nova geração do Honda Civic 2022 é vendida por lá com preço inicial de US$ 21.700 (R$ 114.302).

Galeria: Ford Maverick 2022

Outro atrativo também é o consumo especialmente baixo na versão híbrida, que segundo a Ford pode fazer até 40 milhas por galão, ou 17,01 km/litro. E são esses predicados que parecem ter chamado a atenção de proprietários de outros carros da marca. Em entrevista ao site Ford Authority, o gerente de marketing da Maverick, Trevor Scott, disse que donos de modelos como Fusion, Focus e Fiesta estão com seus veículos no final de seu ciclo comercial. Ou seja, estão prestes a vender o carro para trocar por um mais novo.

“Clientes Fusion, Focus, Fiesta. Na verdade, muitos clientes do Fiesta estão agora no fim de seu ciclo comercial. Isso é o que estamos ouvindo das concessionárias. Na verdade, é que muitos dos clientes donos de Fusion e Focus estão no final de seu contrato de leasing ou prestes a vender seus carros, e estão olhando para a Maverick como uma opção muito confiável. 

E isso era estratégico da nossa parte - a Maverick visa não apenas conquistar novos consumidores, mas também reter a base de usuários de sedãs que temos. É muito cedo para dizer se os compradores da Maverick serão conquistados ou se donos antigos voltarão para a marca, mas somos encorajados pelo número de clientes adicionais que estamos vendo.”

Desde que foi lançada em abril deste ano, a nova Maverick chamou a atenção nos Estados Unidos, isso tanto por contar com base monobloco (no lugar de chassi das picapes tradicionais) quanto por custar o mesmo ou até menos do que um sedã de entrada na terra do tio Sam. O porte mais compacto e o baixo consumo de combustível também se destacam, prova disso é que 80 mil unidades da picape já foram reservadas nos EUA.

Com isso, a Ford parece estar alcançando seu objetivo de atrair potenciais clientes vindos de outros tipos de veículos como hatchbacks, SUVs compactos e até sedãs. E a picape ser cogitada por um proprietário de um sedã ou modelo mais acessível faz muito sentido, pois a Maverick é tão econômica quanto (se não mais) que grande parte das versões do Fiesta, Focus e Fusion – este último exceto pelas versões “verdes” Hybrid e Energi.

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