Honda NT1100 pode ser esportiva baseada na Africa Twin
De olho no mercado das sport-turismo, Honda pode lançar nova moto com o propulsor da aventureira
Recém-chegada ao mercado brasileiro, a nova geração da Honda Africa Twin trouxe como uma das principais novidades o repaginado propulsor 1100 de dois cilindros. Como os custos de desenvolvimento de um propulsor são altos, era uma questão de tempo até a marca começar a utilizá-lo em outros modelos.
A questão é que não havia nada além de rumores para destino desse novo motor da Honda. A imprensa japonesa cogitava seu uso em um modelo da categoria sport-turismo, algo visto em motos como a BMW S1100XR, que mescla o visual de aventureira com desempenho de esportiva com o intuito de ser uma boa opção para quem viaja grandes distâncias.
Galeria: Honda NT1100 - Projeção
Agora, com o registro de novas patentes na Europa, este caminho está para se confirmar. Por lá, a Honda fez o pedido de registro do NT1100. Na patente, utiliza-se o código interno SC. Dentro da marca, o "S" indica uma moto com motor acima de 900 cm³, enquanto o "C" aponta para uma moto de uso em asfalto. A Africa Twin, por exemplo, tem o código interno SD08, sendo que o "D" indica capacidade off-road.
Dessa forma, a imprensa já está antecipando que essa nova Honda NT1100 seja de fato a aguardada sport-turismo que se havia imaginado desde o ano passado. Assim, é quase certo o uso do propulsor bicilíndrico de 1.084 cm³. Na Europa, ele entrega 102 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. Acredita-se que a novidade deva ser lançada em 2022.
A Honda Africa Twin que chegou ao Brasil tem números ligeiramente menores por conta da homologação para nosso mercado, entregando 99,3 cv e 10,5 kgfm. Assim como a aventureira, a NT1100 também deverá contar com as opções de câmbio mecânico de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem também com 6 velocidades.
No entanto, ao contrário do Africa Twin, espera-se que a NT1100 tenha suspensão com menor curso, menos distância em relação ao solo e uma distância entre eixos mais curta. Uma estrutura de treliça substituirá o chassi de berço semi-duplo da aventureira, o que dará à NT1100 suas próprias características na estrada. A silhueta também deve se assemelhar à S 1100 XR da BMW.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Titan 2025: como anda a Honda CG mais cara da história?
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou