O lançamento do Jeep Commander 2022 está próximo: o inédito SUV de 7 lugares vai estrear no próximo dia 26 de agosto, quando a marca revelará todas as versões, equipamentos e seus respectivos preços – e você confere tudo isso no Motor1.com. Mas enquanto a marca não revela mais detalhes de novo utilitário, que até apareceu por completo na última terça-feira (17) na versão Overland, nós contamos tudo o que já sabemos até agora sobre ele.
Para quem não sabe, o novo Commander chegará para ocupar uma grande lacuna existente entre o Compass e o Grand Cherokee L – modelo que aliás ganhou uma nova geração e que chegar em breve ao Brasil, como antecipa alguns flagras do SUV de luxo rodando por Minas Gerais. Voltando ao Commander, ele será uma opção mais requintada ao Compass, sendo ainda maior ao contar com espaço para 7 passageiros. Além disso, ele também será produzido na fábrica da Jeep em Goiana (PE), onde também são fabricados o Renegade, Compass e a Fiat Toro. Com isso, o Commander será o 4º modelo produzido na planta pernambucana.
Depois de inúmeros teasers divulgados e flagras com camuflagens (que foram ficando cada vez mais leves com a proximidade do lançamento) pelas ruas, o inédito Jeep Commander revelou seu design no último dia 16 de agosto, quando um material disponibilizado para lojistas vazou na internet. Coincidentemente, horas depois a Jeep revelou as primeiras fotos do SUV de 7 lugares na madrugada do dia 17, assim colocando um ponto final sobre o estilo do lançamento mais importante da Jeep no Brasil neste ano.
E quando falamos de estilo, o novo Jeep Commander 2022 acabou se revelando uma grata surpresa por se descolar mais do que o previsto do Compass, seu irmão menor. A dianteira logicamente conta com as 7 barras verticais como no SUV médio, mas ela se difere pelo acabamento preto na parte central, que acaba se integrando ao desenho dos faróis. O resultado é um efeito estético interessante, que acaba dando um visual mais exclusivo ao utilitário. Só não sabemos se esse recurso de estilo vai ser exclusivo desta versão Overland, que indica ser a mais refinada e topo do SUV, ou se estará disponíveis para todas as variantes.
A dianteira ainda conta com uma barra cinza na parte inferior e superior da grade e faróis, outro recurso que busca dar mais autenticidade ao modelo. Podemos perceber também que os faróis serão full-LED, que a marca chama de Jeep Performance LED, que trará ainda luzes de seta de direção com indicação dinâmica (em vez de piscar, as luzes se “movimentam” do centro para a lateral). Quando ampliamos as imagens da dianteira, é possível ver os sensores e radares dos sistemas de condução semi-autônoma na parte central do para-choque.
Nas portas dianteiras, o nome Commander tem molduras em bronze, enquanto as rodas desta versão são de 19 polegadas e calçam pneus 235/50. Repare no desenho delas: há uma clara referência as rodas com acabamento dourado do emblemático Grand Cherokee Limited de 1998. De perfil, o Commander se difere ainda mais do Compass e se inspira no Grand Cherokee L, geração que aliás foi flagrada no Brasil.
Ele traz o efeito de "teto flutuante" (recurso cada vez mais usado na indústria) com a pintura em preto, que traz ainda um friso cromado em toda parte superior das janelas que termina na parte traseira do SUV. Aliás, na parte de trás há um spoiler com brake light que se estende até esse friso lateral, assim as duas peças acabam ficando na mesma altura e se integram ao desenho da carroceria.
E já que começamos a falar da traseira, o novo Commander se destaca pelas lanternas horizontais em LED “coladas” no vidro traseiro (semelhantes ao do Grand Cherokee e Grand Wagoneer) com desenho estreito, com a parte superior vindo com uma linha contínua de LED, enquanto na porção abaixo há quatro nichos separados de iluminação. Abaixo há uma moldura cromada que se estende por toda a traseira e integra os dois lados.
Para finalizar, há uma regra cromada no para-choque que interliga dois refletores (e possivelmente as luzes de ré e neblina), enquanto a tampa traseira traz o emblema TD 4X4 à esquerda e Overland à direita, indicando se tratar da versão mais cara do utilitário.
Se o Compass já conta com acabamento referência entre os SUVs médios de 5 lugares, a expectativa para o novo Commander é que ele mantenha o nível ou até mesmo suba de posição nesse aspecto. Isso porque os vídeos revelados até agora pela Jeep mostram que o SUV de 7 lugares vai contar com acabamento em couro preto e suede marrom nos bancos, nos painéis das portas e painel. O acabamento do console central e do próprio painel têm frisos e bordas, respectivamente, em bronze, enquanto o painel de instrumentos será 100% digital como no irmão menor, vindo também com a tela da central multimídia destacada no painel.
Os easter eggs que estrearam lá no Renegade em 2015 também aparecerão aqui, à exemplo da inscrição Jeep 1941 no descansa braço central, uma referência ao ano de lançamento do Willys MB. Mas espere por outras que serão reveladas em breve. Os bancos também adotam couro marrom e os detalhes em suede bordado no encosto nas laterais, vindo com costuras em tom de bronze – que aparece também por toda a cabine. O requinte é reforçado pela costura central com formato de xadrez nos assentos.
Com o apelo de contar com espaço para 7 passageiros, a Jeep já antecipou em teasers anteriores para mostrar a terceira fileira de bancos, que terá espaço para duas pessoas. Essa região terá uma entrada USB iluminada na lateral e, quando olhamos para baixo, dá para notar que o assoalho será um pouco alto, o que nos levar que o Commander seguirá o costume de outros modelos de 7 lugares ao trazer espaço e bancos mais indicados para crianças ou adultos em viagens mais curtas. Porém, teremos certeza de como é o espaço da 3ª fileira quando vermos o carro pessoalmente em seu lançamento no dia 26.
Já a segunda fileira terá uma saída de ar-condicionado dedicada, além de uma provável porta USB – tão essencial nessa época de smartphones. Os assentos terão o mesmo revestimento no padrão xadrez com revestimento em couro e suede, vindo com sistema de rebatimento para dar acesso a terceira fileira.
O novo Commander terá os já citados painel de instrumentos digital (que deve ter 10,21 polegadas como o Compass) e central multimídia com tela flutuante de 10,1”, que certamente terá as mesmas funções que o irmão menor, à exemplo do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, bem como a plataforma Adventure Intelligence, que permite o uso de um aplicativo no smartphone para travar e destravar o carro, ligar o motor, rastrear o carro, entre outros recursos.
Pelos vídeos revelados até agora podemos afirmar que o novo Commander terá também controlador de velocidade adaptativo (veja o botão de ajuste de distância do carro à frente) e limitador de velocidade, que por ser o mesmo sistema do Compass provavelmente terá reconhecimento de placas, frenagem automática de emergência, farol alto automático e mais.
Ele vai trazer o mesmo volante do Compass com os tradicionais comandos de som e ligações via smartphone. Se atente ao painel central logo abaixo da tela do multimídia e verá os botões do assistente de permanência em faixa, assistente de estacionamento automático (Park Assist) e do controle de estabilidade.
Em vídeos anteriores a Jeep também revelou botões no console central com diversas funções como freio de estacionamento eletrônico, assistente de descida, seletor de modo de condução e as funções 4WD Low e 4WD Lock, itens que deverão ser restritos as versões equipadas com motor 2.0 turbodiesel com tração 4x4. O teto solar elétrico panorâmico também estará presente.
A Jeep confirmou também que o SUV de 7 lugares vai contar com opções de motores turboflex e turbodiesel, além de tração 4x2 e 4x4. Apesar de não revelar qual será o motor de fato, é mais do que certo que o propulsor turboflex seja o mesmo que estreou no Compass 2022: o 1.3 turbo que rende 185 cv a 5.750 rpm e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm, sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira.
Resta saber se no Commander o 1.3 turbo vai render tão bem como no Compass, que tem peso na casa dos 1.585 kg. Ou seja, com porte maior e que supera os 4,40 metros de comprimento do irmão menor, o Commander provavelmente vai ser mais pesado e talvez precisará de fôlego extra.
Mas há rumores sobre o motor diesel (também confirmado pela Jeep), que manterá o 2.0 turbo de quatro cilindros, mas que de acordo com especulações na Índia receberia um aumento de potência para aproximadamente 200 cv (o atual tem 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm), fora que poderia ganhar um sistema híbrido-leve de 48 volts – que atuaria principalmente durante as acelerações. O propulsor atualizado entregaria índices otimizados de emissão de poluentes e consumo de combustível (que no motor atual já é destaque).
Independentemente disso, o motor 2.0 turbodiesel da gama atual trabalha com um câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4, com seletor de modos de condução que incluirá um modo que usa a 1ª marcha como “reduzida”, como existe no próprio Compass, Renegade e Fiat Toro. Se o motor híbrido-leve não for garantido, a expectativa é que ele mantenha os mesmos 170 cv e bons 35,7 kgfm ou ao menos receba uma revisão para oferecer mais potência e torque para lidar melhor com o maior porte do Commander.
A Jeep destaca que o novo Commander foi desenvolvido desde o início no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, em parceria com o Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco. A montadora ainda reforça o fato que o modelo é o único SUV do segmento D (SUVs grandes) projetado totalmente no Brasil.
Como futuros rivais, ele deverá ter o VW Tiguan Allspace R-Line (R$ 236.090), Caoa Chery Tiggo 8 (R$ 185.990) e Mitsubishi Outlander (vai de R$ 208.990 a R$ 283.990), todos também SUVs de 7 lugares. Além de ser vendido no Brasil, o novo Jeep Commander 2022 também será exportado para países latino-americanos.
A Jeep confirmou que fará a pré-venda de um lote inicial de 500 unidades do novo Commander no dia de seu lançamento em 26 de agosto, às 10h. Quem se interessar pelo novo SUV de 7 lugares terá que desembolsar 5.000 para fazer a encomenda, que pode ser feita tanto em um site dedicado como nas concessionárias da marca no Brasil. Feito o pagamento do sinal, o cliente receberá um e-mail confirmando o pedido e, caso tenha feito a compra na pré-venda pela internet, será orientado a se deslocar até uma loja para concluir a aquisição.
As unidades compradas em pré-venda trarão um kit de boas-vindas para o seu proprietário. Ele será composto por uma mala de viagem de couro com o logotipo e o nome do modelo, além de uma necessaire com produtos de higiene da Jeep. Outra bonificação é para quem comprar o SUV até o final da pré-venda (dia 7 de outubro): todos os compradores vão ter as três primeiras revisões gratuitas. Para quem fizer a aquisição como pessoa física, no varejo, a Jeep pagará o valor da tabela FIPE em Renegade ou Compass de segunda mão usados como entrada.
Fique ligado, pois seu lançamento é nesta semana, na próxima quinta-feira (26) – e você confere todos os detalhes de versões, preços e equipamentos aqui no Motor1.com.
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