Honda CB200X será a XRE 190 indiana R$ 5 mil mais barata
Nova aventureira de baixa cilindrada é baseada na Hornet 2.0 daquele país e chama a atenção pelo preço
Assim como no mercado brasileiro, os indianos estão começando a pegar gosto pelas aventureiras de baixa cilindrada. A Honda apresentou por lá a CB200X, novidade que chegará em breve às lojas indianas da montadora por 144.000 rúpias, ou cerca de R$ 10.437 na conversão direta da moeda.
Quem esteve acompanhando o Motor1.com nos últimos dias, viu que a moto poderia se chamar NX200, resgatando o nome de outro modelo que foi vendido no Brasil na década de 1990. No entanto, a Honda optou por seguir seu sistema de nomenclatura global em modelos com base compartilhada.
Assim como ocorre na linha CB500, onde a CB500F é a naked, a CB500R é esportiva e a CB500X é a aventureira, a nova moto de apelo off-road da marca por lá recebeu a designação CB200X. Porém, a ligação com o Brasil continua, uma vez que a motorização é a mesma encontrada na Honda XRE 190 nacional.
O propulsor monocilíndrico de 184,4 cm³ com arrefecimento a ar entrega 17,3 cv e 1,61 kgfm, números diferentes dos 16,4 cv e 1,66 kgfm da XRE 190 vendida por aqui. O câmbio também manteve as 5 velocidades. Esse conjunto motriz é encontrado ainda na Hornet 2.0 para o mercado indiano.
O compartilhamento de componentes com a Hornet continua com o uso de garfo telescópico dianteiro invertido. A Honda não divulgou os dados de curso, mas deve ser o mesmo da naked indiana. Da mesma forma, a CB200X traz ainda os mesmos discos de freio na dianteira e na traseira, além das rodas de liga leve de 17 polegadas.
A CB200X indiana oferece iluminação totalmente em LED e curiosos piscas montados nos protetores de mão. O design é inspirado na CB500X e a moto tem um para-brisa baixo. Itens como os assentos divididos e os espelhos parecem idênticos aos da Hornet 2.0. Outra grande semelhança é o painel digital com tela de LCD.
A nova Honda CB200X tem um peso em ordem de marcha de 147 kg, o que a torna 5 kg mais pesada do que a Hornet 2.0 em que se baseia. A distância em relação ao solo, entretanto, é a mesma: 167 mm. A altura do assento é de 810 mm, enquanto a capacidade do tanque de combustível é a mesma também, com 12 litros.
A parte que realmente pode irritar os brasileiros, claro, vai ser o preço. A Honda CB200X chegou ao mercado indiano com a mesma proposta e motor da nossa XRE 190, só que mais equipada e com o visual mais alinhado com a linha global da empresa. Naturalmente seria mais cara, certo? Errado, pois a XRE 190 está custando a partir de R$ 15.370.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Titan 2025: como anda a Honda CG mais cara da história?
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou