Assim como no mercado brasileiro, os indianos estão começando a pegar gosto pelas aventureiras de baixa cilindrada. A Honda apresentou por lá a CB200X, novidade que chegará em breve às lojas indianas da montadora por 144.000 rúpias, ou cerca de R$ 10.437 na conversão direta da moeda.
Quem esteve acompanhando o Motor1.com nos últimos dias, viu que a moto poderia se chamar NX200, resgatando o nome de outro modelo que foi vendido no Brasil na década de 1990. No entanto, a Honda optou por seguir seu sistema de nomenclatura global em modelos com base compartilhada.
Assim como ocorre na linha CB500, onde a CB500F é a naked, a CB500R é esportiva e a CB500X é a aventureira, a nova moto de apelo off-road da marca por lá recebeu a designação CB200X. Porém, a ligação com o Brasil continua, uma vez que a motorização é a mesma encontrada na Honda XRE 190 nacional.
O propulsor monocilíndrico de 184,4 cm³ com arrefecimento a ar entrega 17,3 cv e 1,61 kgfm, números diferentes dos 16,4 cv e 1,66 kgfm da XRE 190 vendida por aqui. O câmbio também manteve as 5 velocidades. Esse conjunto motriz é encontrado ainda na Hornet 2.0 para o mercado indiano.
O compartilhamento de componentes com a Hornet continua com o uso de garfo telescópico dianteiro invertido. A Honda não divulgou os dados de curso, mas deve ser o mesmo da naked indiana. Da mesma forma, a CB200X traz ainda os mesmos discos de freio na dianteira e na traseira, além das rodas de liga leve de 17 polegadas.
A CB200X indiana oferece iluminação totalmente em LED e curiosos piscas montados nos protetores de mão. O design é inspirado na CB500X e a moto tem um para-brisa baixo. Itens como os assentos divididos e os espelhos parecem idênticos aos da Hornet 2.0. Outra grande semelhança é o painel digital com tela de LCD.
A nova Honda CB200X tem um peso em ordem de marcha de 147 kg, o que a torna 5 kg mais pesada do que a Hornet 2.0 em que se baseia. A distância em relação ao solo, entretanto, é a mesma: 167 mm. A altura do assento é de 810 mm, enquanto a capacidade do tanque de combustível é a mesma também, com 12 litros.
A parte que realmente pode irritar os brasileiros, claro, vai ser o preço. A Honda CB200X chegou ao mercado indiano com a mesma proposta e motor da nossa XRE 190, só que mais equipada e com o visual mais alinhado com a linha global da empresa. Naturalmente seria mais cara, certo? Errado, pois a XRE 190 está custando a partir de R$ 15.370.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Oficial: Honda antecipa a nova ADV 160 2025 para dezembro
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Honda CG 160 2025 chega em outubro com LED e ABS; veja o que sabemos