Lançado no Brasil em 2015, o Jeep Renegade chegou na época em um mercado que contava somente com Ford Ecosport, Renault Duster, além do também recém-lançado na época Honda HR-V. Desde então 6 anos se passaram e o SUV compacto da consagrada maca off-road já vendeu no país nada menos que 350 mil unidades.
Como a Jeep mesmo diz, o Renegade é o primeiro de muitos quesitos no mercado brasileiro. Isso porque ele foi o primeiro modelo produzido na fábrica de Goiana (PE), além de ser o primeiro a estrear a era de carros conectados dentro do grupo Stellantis (na época FCA), sendo também o primeiro SUV do grupo feito em terras tupiniquins. Atualmente, o Renegade fabricado na planta pernambucana é exportado para outros 12 países da América Latina como Argentina, Chile e Uruguai.
E desde o seu lançamento o Renegade figura entre os SUVs mais vendidos do Brasil. Como exemplo, em julho ele fechou com 6.854 unidades emplacadas, enquanto que no acumulado do ano nos 7 primeiros meses de 2021 ele vendeu 47.464 unidades. Com esse desempenho, ele atinge 21,1% de participação no segmento de SUVs compactos, um dos mais disputados no país. Seu desempenho geral no mercado também chama a atenção e ele aparece até o momento como o 4º carro mais vendido do Brasil.
O utilitário compacto também tem seu protagonismo no mercado de veículos 4x4, já que é um dos mais vendidos nesse segmento de acordo com a Jeep. Aliás, a procura por essa motorização aumentou depois do lançamento da versão Moab, que conta com o título de 4x4 mais acessível do mercado.
“O Renegade é um verdadeiro case de sucesso de vendas da Jeep. A performance do modelo impressiona no desempenho de mercado, detendo a liderança entre os SUVs tanto do mês, quanto do acumulado do ano. Desde o seu lançamento, o modelo vem quebrando recordes e se consolidando cada vez mais. Não é por menos, já que durante seus seis anos de trajetória no Brasil alcançou marcas impressionantes e ainda colaborou para que a Jeep assumisse a liderança geral da categoria de SUVs, conquistada em 2016 e mantida até hoje”, comenta Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da Jeep no Brasil.
Atualmente, o Renegade conta uma ampla lista de versões em sua gama: STD 1.8 AT Flex, Sport 1.8 AT Flex, Longitude 1.8 AT Flex, Limited 1.8 AT Flex – todos essas equipados com motor 1.8 flex de até 139 cv e 19,2 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 archas. Há ainda o Moab AT Diesel 4x4, Longitude 2.0 AT Diesel 4x4 e Trailhawk 2.0 AT Diesel 4x4, que como o nome adianta essas vêm com o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm, sempre combinado a transmissão automática de 9 velocidades e tração 4x4.
Vale lembrar que a Jeep prepara uma generosa mudança para o Renegade 2023, que será lançado no Brasil no ano que vem. Ele vai aposentar o 1.8 aspirado para adotar o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm de torque que apareceu no Compass, fora que vai ganhar também uma leve reestilização visual. Na parte interna ele terá o mesmo volante do irmão maior, bem como uma nova tela flutuante para a central multimídia.
Há rumores também que o motor 1.8 flex não sobreviva nem sequer na versão de entrada, que poderia receber o mesmo motor 1.0 turbo do Fiat Pulse, que tem previsão de render cerca de 120 cv e 20 kgfm.
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