BMW celebra crescimento e cogita produzir novos modelos no Brasil
Marca domina mercado premium do país com mais de 40% de participação e vendas em alta
Apesar do momento atípico e da situação delicada do mercado, o grupo BMW comemora resultados comerciais pra lá de positivos no Brasil. Em 2020, por exemplo, a empresa liderou com folga o segmento premium no país e viu as vendas crescerem 43%, com participação superior a 30%. No acumulado de 2021, os bons números se repetem e o crescimento já é 30% superior ao registrado no mercado período do ano passado.
CEO do grupo alemão na América Latina, Alexander Wehr credita o resultado à estratégia adotada nos últimos 8 anos na região. Destaque para investimentos que somam mais de US$ 1,5 bilhão e incluem ações como o lançamento de novos produtos, ampliação da rede de distribuição e produção local a partir da fábrica de Araquari (SC).
Galeria: Fábrica BMW Araquari (SC)
A planta, inaugurada em 2014, já acumula mais de 70 mil unidades produzidas e atualmente concentra a montagem de de quatro diferentes veículos: Série 3, X1, X3 e X4. Juntos, estes modelos respondem por mais de 70% das vendas da marca no país, equivalente a 4,6 mil carros em 2020 e 5,6 mil de janeiro a julho de 2021. Há capacidade para produzir anualmente 36 mil veículos, o que demonstra amplo potencial de crescimento.
Nesse sentido, o próprio Wehr considera a produção local de novos modelos. Segundo o executivo, existem “boas chances” de introduzir híbridos e elétricos na planta. “Temos linhas muito flexíveis, começamos a fazer elétricos em apenas uma fábrica em Leipzig e hoje já expandimos para outros lugares na Alemanha e outros países como China e México. Podemos fazer no Brasil também assim que houver demanda”, afirma.
Para os próximos anos, os investimentos em eletrificação serão altos. Até 2030, o grupo BMW espera concentrar 50% de suas vendas globais em veículos elétricos.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Automotive Business
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança