page ad skin

Nova geração do Duster será lançada em 2024 e já nascerá híbrida

Terceira linhagem do SUV já está em desenvolvimento e terá conjunto 1.8 E-Tech da Renault

Dacia Bigster concept

A atual geração do Duster está à venda no Brasil há apenas um ano e meio, mas na Europa já começam a circular com bastante intensidade informações sobre o projeto de uma linhagem totalmente nova. De acordo com o site francês L’Argus, a terceira encarnação do modelo está em pleno desenvolvimento e chegará ao mercado por volta de 2024 trazendo importantes evoluções, tanto do ponto de vista estético quanto técnico.

Para começar, a atual plataforma B0, herdada ainda da primeira geração, será finalmente aposentada. No lugar, entrará a nova arquitetura modular CMF-B do grupo Renault, já usada nas novas gerações de Logan e Sandero. A base proporcionará avanços significativos em termos de segurança e dirigibilidade, além de abrir caminho para a eletrificação. Dessa forma, o Duster de 2024 já nascerá compatível com propulsão híbrida.

Galeria: Dacia Bigster concept

O conjunto adotado será do tipo E-Tech - o mesmo usado pela Renault nas versões híbridas do Clio e do Captur vendidos na Europa. O diferencial no caso do novo Duster ficará por conta do motor a combustão, que não será 1.6 como nos primos. Ao que tudo indica, será mantida a escolha pelo ciclo Atkinson (o mesmo usado pelos carros híbridos Toyota), mas o propulsor será 1.8, também naturalmente aspirado.

A mudança se dará pelo fato de o Atkinson penalizar a potência em favor do consumo. Na prática, ficou definido que o 1.8 será mais adequado ao porte do Duster do que o 1.6. O sistema contará ainda com dois motores elétricos, formando um conjunto híbrido completo. Já em termos de design, tudo indica que o Bigster Concept (que originará um SUV maior do que o próprio Duster em 2025) será usado como inspiração.

Novo Duster no Brasil

No Brasil, como dito, o Duster está à venda há apenas um ano e meio. Dessa forma, a chegada da nova geração por aqui ainda deve demorar. Antes de mudar completamente, o modelo receberá a tradicional reestilização de meia-vida e o aguardado motor 1.3 turbo.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com