Depois de décadas adotando variadas combinações de letras e números, a Volvo mudará completamente a estratégia de nomenclatura usada para batizar seus carros. Em conversa com a revista britânica Autocar, o chefão da empresa, Hakan Samuelsson, confirmou a mudança e disse que os próximos lançamentos terão nomes e não mais códigos. Dessa forma, a prioridade será adotar batismos de apelo mais emocional e fugir de termos técnicos.
“Se você olhar para os carros hoje, todos eles têm nomes muito 'projetados': XC, T8 e All-Wheel-Drive. Todas são especificações comuns estampadas na parte traseira das carrocerias”, criticou Samuelsson. O executivo se mostrou favorável à nova estratégia e adiantou que a estreia acontecerá no lançamento do inédito SUV topo de gama sucessor do atual XC90. O modelo será 100% elétrico e marcará uma nova era dentro da empresa.
“Estamos falando de uma arquitetura completamente nova, uma nova geração de carros totalmente elétricos. É bom e claro assinalar que se trata de um novo começo, e por isso não teremos números e letras ou algum tipo de combinação de engenharia. Vamos dar a eles um nome como você dá um nome a uma criança recém-nascida", explicou. “Temos uma discussão muito interessante e criativa em andamento”, disse sobre o nome do novo SUV.
Salvo raras exceções, a Volvo sempre adotou nomenclaturas numéricas ou alfanuméricas ao longo de sua história. O sistema usado hoje está em vigor desde 1995 e estabelece a letra S para sedãs, V para peruas, C para hatchbacks e cupês e XC para SUVs - sendo cada letra acompanhado do numeral referente ao tamanho do modelo. A saída desse esquema contraria diretamente a atual tendência da indústria, que considera códigos mais fáceis de padronizar globalmente.
A Volkswagen, por exemplo, adota unicamente combinações de letras e números no portfólio de elétricos ID. O mesmo vale para a Kia, que lançou recentemente o EV6.
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Fonte: Autocar
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