page ad skin

Volvo batizará próximos lançamentos com nomes no lugar de números

Nova estratégia foi confirmada pelo chefão da empresa, Hakan Samuelsson

volvo-xc40-recharge-eletrico

Depois de décadas adotando variadas combinações de letras e números, a Volvo mudará completamente a estratégia de nomenclatura usada para batizar seus carros. Em conversa com a revista britânica Autocar, o chefão da empresa, Hakan Samuelsson, confirmou a mudança e disse que os próximos lançamentos terão nomes e não mais códigos. Dessa forma, a prioridade será adotar batismos de apelo mais emocional e fugir de termos técnicos.

“Se você olhar para os carros hoje, todos eles têm nomes muito 'projetados': XC, T8 e All-Wheel-Drive. Todas são especificações comuns estampadas na parte traseira das carrocerias”, criticou Samuelsson. O executivo se mostrou favorável à nova estratégia e adiantou que a estreia acontecerá no lançamento do inédito SUV topo de gama sucessor do atual XC90. O modelo será 100% elétrico e marcará uma nova era dentro da empresa.

Volvo S60 2019
Volvo XC60 - China Europa

“Estamos falando de uma arquitetura completamente nova, uma nova geração de carros totalmente elétricos. É bom e claro assinalar que se trata de um novo começo, e por isso não teremos números e letras ou algum tipo de combinação de engenharia. Vamos dar a eles um nome como você dá um nome a uma criança recém-nascida", explicou. “Temos uma discussão muito interessante e criativa em andamento”, disse sobre o nome do novo SUV.

Salvo raras exceções, a Volvo sempre adotou nomenclaturas numéricas ou alfanuméricas ao longo de sua história. O sistema usado hoje está em vigor desde 1995 e estabelece a letra S para sedãs, V para peruas, C para hatchbacks e cupês e XC para SUVs - sendo cada letra acompanhado do numeral referente ao tamanho do modelo. A saída desse esquema contraria diretamente a atual tendência da indústria, que considera códigos mais fáceis de padronizar globalmente.

A Volkswagen, por exemplo, adota unicamente combinações de letras e números no portfólio de elétricos ID. O mesmo vale para a Kia, que lançou recentemente o EV6.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários