Jeep confirma planos de acabar com seu motor V8
Chefão da marca afirma que manterá o V8 Hemi enquanto for possível, mas que o fim está próximo
A Jeep foi a fabricante mais recente a anunciar o fim da utilização do motor V8 em seus modelos num futuro próximo. O motivo é o mesmo dos propulsores diesel: as regras estão cada vez mais rigorosas no controle de emissões nos EUA, o que automaticamente coloca em cheque os famosos V8 big block americanos naturalmente aspirados.
Prova disso é que a marca americana off-road já tem em seu portfólio o Wrangler 4xe, versão híbrida plug-in do seu clássico jipe, um dos primeiros que estão no caminho rumo à eletrificação. O famoso motor HEMI atualmente é usado em modelos como Grand Cherokee, RAM 1500, Chrysler 300 e os Dodge Charger e Challenger. O último lançamento da Jeep a usar o V8 foi o Wrangler Rubicon 392 e a marca diz que a picape Gladiator pode ganhar uma variante com esta motorização.
Galeria: Jeep Wrangler Rubicon 392 2021 - Avaliação
Ainda não se sabe quando será a data exata para isso acontecer. Questionado sobre o prazo para o fim do V8 durante uma coletiva de imprensa, o chefe global da Jeep, Christian Meunier, respondeu: “Acho que no longo prazo é bastante óbvio que isso vai acontecer. A médio prazo, está claro que queremos proteger o V8 o máximo que pudermos, especialmente em mercados onde há demanda e onde faz sentido fazê-lo”, disse.
“Para responder à pergunta sem rodeios, eu amo os V8s, mas amo a eletrificação ainda mais. É muito claro que a eletrificação nos dá a oportunidade de obter ainda mais desempenho de uma maneira melhor, com mais aceleração, do que um motor de combustão interna”, acrescentou Meunier.
Recentemente, durante uma entrevista para o site CarAdvice, o executivo revelou ainda que os motores a diesel da marca podem ser descontinuados até o final desta década, ou seja, podem durar por apenas mais 9 anos.
De acordo com o portal Motorting Australia, o novo modelo Grand Cherokee 2022 permanecerá com motores V6 (5.7) V8 de transição (3.6) nos EUA, enquanto o novo sistema híbrido plug-in 4xe será o substituto dos motores a diesel, mas nada ainda foi confirmado pela fábrica australiana.
Diversas empresas e fabricantes já estão se propondo a ter um futuro portfólio de veículos totalmente eletrificado a partir de 2025. A própria Jeep, por exemplo, já se prontificou a tornar toda a sua gama de SUVs em modelos 100% elétricos a partir do ano citado.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Motoring Australia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Compass 2026: Stellantis confirma US$ 2,1 bilhões para produção
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Teste Jeep Commander Blackhawk: solução para os problemas tem preço
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Jeep faz Black Friday com até R$ 18.000 de bônus para Renegade e Commander