A indústria automotiva vive um momento de transição para a mobilidade elétrica, isso ao menos na Europa, onde as leis de emissões estão cada vez mais rígidas. E um “problema” dos elétricos é a ausência de ronco do motor, algo apreciado por quem faz questão de uma experiência mais sensorial ao volante. Mas isso pode ter uma solução, à exemplo deste Tesla Model S, que desfila com "ronco" de motor V8 pelas ruas dos Estados Unidos.

Apesar de bizarro, este Tesla Model S Plaid mostrado no canal Drag Times no youtube traz de fábrica alto-falantes externos, um item disponível para alguns modelos da marca norte-americana. Embora pareça estranho, o recurso originalmente faz o carro ser percebido por pedestres ao emitir som pelos alto-falantes, algo que foi imposto pelo órgão de segurança National Highway Traffic Safety Administration dos EUA em 2019. A intenção é aumentar a segurança nas ruas, já que os veículos elétricos são silenciosos e podiam oferecer algum tipo de risco aos pedestres mais distraídos.

Dodge Challender SRT Hellcat Redeye testes 2020
A inspiração para o ronco de V8: Challenger SRT Hellcat

Mas no caso desse Tesla Model S vermelho, o alto-falante externo foi usado de maneira inusitada. O proprietário do elétrico baixou na internet o ronco imponente do motor V8 6.2 supercharged do Dodge Challenger Hellcat e instalou no sistema do Tesla (tão acessível quanto um smartphone), que permite salvar até 5 sons personalizados. Para fazer isso, basta conectar um dispositivo na entrada USB do carro e ser feliz.

O mais engraçado é que o som do motor V8 nada tem a ver com o visual do Tesla Model S Plaid que, apesar de ser potente com seus 1.034 cv e rápido (sua aceleração de 0-100 km/h é feita em 1,99s), ainda é totalmente silencioso. O ronco soa até imponente para o sedã elétrico, mas não deixa de ser cômico exatamente por não ser de verdade. Além disso, o som “do motor” fica tocando repetidamente em descompasso com o que o motorista está fazendo ao volante, seja manobrando ou acelerando, o ronco artificial será o mesmo.

E você, se imagina com seu carro elétrico daqui a algumas décadas reproduzindo o som de um motorzão V8 nos alto-falantes? Comente aí o que achou:

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com