Considerada uma das principais patrocinadoras das Olimpíadas de Tóquio 2020, a Toyota terá de rever toda a estratégia publicitária programada para os jogos em função da baixa popularidade do evento junto ao público japonês. Nesta semana, a marca confirmou que não irá veicular comerciais na televisão local e oficialmente descartou a campanha que seria transmitida durante a competição, batizada de “comece o impossível”.
Além disso, já ficou definido que nenhum executivo da empresa participará da cerimônia de abertura, marcada para o próximo dia 23 de julho. Diretor de operações da marca, Jun Nagata, admitiu a existência de sérias dificuldades em atingir positivamente o público japonês, principalmente em razão da pandemia. “Está se transformando em uma Olimpíada que não pode ser entendida de várias maneiras”, declarou o executivo.
“No Japão, o escritório local da Toyota decidiu não transmitir a campanha por sensibilidade à situação do COVID-19 naquele país", diz o comunicado. O país tem enfrentado aumento acentuado no número de casos de coronavírus às vésperas dos jogos e visto crescer entre a população o sentimento de rejeição ao evento - inclusive com muitos japoneses pedindo novo adiamento da competição.
A decisão não deve ter sido fácil, principalmente em função do investimento realizado e da visibilidade que deixará de ser gerada para a empresa. Apesar disso, outras ações relacionadas ao patrocínio seguem sem mudanças, como a cessão de 3.000 veículos para ajudar no deslocamento de atletas e delegações. Apesar da suspensão dos comerciais no Japão, outros mercados não serão afetados, como os Estados Unidos, onde as propagandas já estão sendo veiculadas.
Além das questões citadas, a pandemia também mudou a estratégia da marca em relação à exibição de novos carros e soluções de mobilidade. Na última edição do Salão do Automóvel de Tóquio, em 2019, a Toyota praticamente não mostrou nenhuma novidade ao público, reservando tudo para o evento esportivo.
Entre as novidades estaria o Toyota e-Palette. Seriam cerca de 20 unidades na chamada "versão Tóquio 2020" especialmente projetados para apoiar a mobilidade dos atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 para atletas e funcionários. Os veículos automatizados com bateria elétrica foram adaptados especificamente para uso durante os jogos, com base, em parte, no feedback dos atletas sobre suas necessidades de mobilidade nos jogos anteriores.
O e-Palette é uma espécie de micro-ônibus equipado com um sistema de direção automatizado que inclui hardware de controle, software e sensores avançados, como câmeras e LiDAR. Combinado com o mapeamento 3D de alta precisão e um sistema de gerenciamento de operações, o e-Palette oferece direção automatizada nível 4 em baixa velocidade.
Entre os outros modelos que seriam mostrados, destaque para o ultra-compacto Toyota C-Pod, o primeiro carro 100% elétrico da Toyota. O carrinho urbano de dois lugares pensado para o uso diário na cidade já está à venda no Japão, mas teria uma presença especial no evento. Além dele, o novo Toyota Mirai, carro movido a hidrogênio, era um convidado certo.
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