A lendária casa italiana de design Pininfarina é conhecida por alguns dos carros mais bonitos do mundo, incluindo clássicos como Ferrari 250 GT SWB e Peugeot 504, assim como sucessos modernos como o Alfa Romeo Brera e o Battista. Equipado com a mais recente tecnologia e mirando o futuro elétrico, a talentosa equipe imaginou um carro-conceito de estilo selvagem, desenvolvido exclusivamente em realidade virtual e realidade aumentada.
Conheça o Teorema, um conceito de veículo elétrico radicalmente estilizado que se estende por imponentes 5,40 metros de comprimento, quase do mesmo tamanho que o recente Mercedes-Maybach S-Class. Tem apenas 1,40 m de altura e foi modelado aproveitando o túnel de vento da Pininfarina para maximizar a eficiência aerodinâmica. Grandes dutos de ar nas laterais canalizam o ar da frente para trás para melhorar o fluxo e, consequentemente, aumentar o alcance do carro.
Como se o exterior não fosse marcante o suficiente, a cabine tem um layout incomum de assentos com uma disposição 1 + 2 + 2. Imagine um McLaren F1/ Speedtail (e um Gordon Murray T.50), mas com uma terceira fileira de assentos e sem volante. Sim, o Teorema foi concebido como um conceito elétrico totalmente autônomo, permitindo aos engenheiros empurrar o banco da frente mais adiante. A Pininfarina afirma que existe um modo de condução e também um modo de descanso, que transforma o interior em um "espaço social no qual as pessoas podem se movimentar".
Ainda não foram divulgadas as especificações técnicas detalhadas do carro-conceito, mas sabemos que o Teorema é baseado em um chassi desenvolvido pelo fornecedor Benteler (não confunda com Bentley) exclusivamente para veículos elétricos. Os elegantes assentos são um esforço conjunto com a fabricante de móveis Poltrona Frau e foram criados para dobrarem e se tornarem um banco maior. A Continental também esteve envolvida no processo de pesquisa e desenvolvimento e forneceu os botões "pop-up", cada um com um formato diferente para facilitar a identificação.
Nem é preciso dizer que a Pininfarina não tem planos de colocar o Teorema em produção, pois foi criado apenas como demonstração. A empresa diz que seu conceito não convencional será exibido para um público selecionado nas próximas semanas.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Pininfarina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Conheça os 50 carros mais caros do mundo
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Este é o Pininfarina Battista, superesportivo elétrico com 1.899 cv
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad