A lista dos SUVs médios mais vendidos em julho mostra que teremos disputas interessantes nos próximos meses. Mas, ao menos por enquanto, o Compass segue firme no topo: embora com leve retração em relação a maio (-1,5%), o Jeep superou os 6 mil emplacamentos (6.046) pelo 2º mês seguido. A vantagem sobre o 2º colocado, no entanto, caiu.
Com 4.710 unidades, o Toyota Corolla Cross encurtou para pouco mais de 1,3 mil unidades uma desvantagem de quase 2,5 mil em maio. Mesmo distante dos 2 primeiros, o Caoa Chery Tiggo 8 (888) superou as 846 unidades do mês anterior para alcançar seu novo recorde por aqui. A 4ª posição ficou com o VW Tiguan (540), em queda superior a 19%.
A novidade foi a presença do VW Taos em 5º, com a maioria das 463 unidades como emplacamentos registrados para concessionárias. Será interessante acompanhar o desempenho do modelo ao longo do mês de julho para ver como ficará a disputa com o Compass e com o Corolla Cross pelo pódio. Em 6º e impulsionado por promoções realizadas pelas concessionárias, o Ford Territory (432) jamais havia vendido tanto.
O Caoa Chery Tiggo 7, com 376 unidades, teve seu melhor momento no ano. Mitsubishi Outlander (262), Hyundai IX35 (223) e Mitsubishi Eclipse Cross (203) completaram o top 10. O mês de junho marcou os primeiros emplacamentos do Caoa Exeed VX (3), versão mais sofisticada do Tiggo 8 e que poderá ser lançada oficialmente nos próximos meses.
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/21 |
MAI/21 |
JUN/20 |
% JUN 21 |
% MAI 21 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
JEEP COMPASS |
6046 |
6135 |
3233 |
41,18% |
46,80% |
-1,45% |
87,01% |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
4710 |
3677 |
0 |
32,08% |
28,05% |
28,09% |
- |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
888 |
846 |
0 |
6,05% |
6,45% |
4,96% |
- |
4º |
VW TIGUAN |
540 |
483 |
668 |
3,68% |
3,68% |
11,80% |
-19,16% |
5º |
VW TAOS |
463 |
1 |
0 |
3,15% |
0,01% |
- |
- |
6º |
FORD TERRITORY |
432 |
363 |
20 |
2,94% |
2,77% |
19,01% |
2060,00% |
7º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
376 |
345 |
58 |
2,56% |
2,63% |
8,99% |
548,28% |
8º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
262 |
259 |
83 |
1,78% |
1,98% |
1,16% |
215,66% |
9º |
HYUNDAI IX35 |
223 |
179 |
143 |
1,52% |
1,37% |
24,58% |
55,94% |
10º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
203 |
171 |
166 |
1,38% |
1,30% |
18,71% |
22,29% |
11º |
HYUNDAI TUCSON |
126 |
153 |
234 |
0,86% |
1,17% |
-17,65% |
-46,15% |
12º |
TOYOTA RAV4 |
109 |
58 |
174 |
0,74% |
0,44% |
87,93% |
-37,36% |
13º |
KIA SPORTAGE |
86 |
172 |
114 |
0,59% |
1,31% |
-50,00% |
-24,56% |
14º |
CHEVROLET EQUINOX |
64 |
31 |
575 |
0,44% |
0,24% |
106,45% |
-88,87% |
15º |
HONDA CR-V |
54 |
60 |
50 |
0,37% |
0,46% |
-10,00% |
8,00% |
16º |
PEUGEOT 3008 |
37 |
86 |
85 |
0,25% |
0,66% |
-56,98% |
-56,47% |
17º |
JAC T60 |
24 |
16 |
10 |
0,16% |
0,12% |
50,00% |
140,00% |
18º |
SUBARU XV |
17 |
19 |
5 |
0,12% |
0,14% |
-10,53% |
240,00% |
19º |
SUBARU FORESTER |
12 |
30 |
23 |
0,08% |
0,23% |
-60,00% |
-47,83% |
20º |
MITSUBISHI ASX |
8 |
21 |
120 |
0,05% |
0,16% |
-61,90% |
-93,33% |
21º |
CAOA EXEED VX |
3 |
0 |
0 |
0,02% |
0,00% |
- |
- |
|
|
14683 |
13108 |
5761 |
100,00% |
100,00% |
12,02% |
154,87% |
Na faixa de cima, o Toyota SW4 (1.087) se aproximou dos 80% de Market share. O Mitsubishi Pajero, com apenas 199 unidades, foi o rival mais próximo. Com 67 unidades, o Chevrolet Trailblazer não tinha um resultado tão ruim desde julho de 2016 (43). Sem importação oficial, o gigantesco Chevrolet Suburban conquistou 3 consumidores.
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/21 |
MAI/21 |
JUN/20 |
% JUN 21 |
% MAI 21 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TOYOTA SW4 |
1165 |
1087 |
465 |
63,98% |
78,60% |
7,18% |
150,54% |
2º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
423 |
67 |
396 |
23,23% |
4,84% |
531,34% |
6,82% |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
174 |
199 |
179 |
9,56% |
14,39% |
-12,56% |
-2,79% |
4º |
JEEP WRANGLER |
41 |
13 |
34 |
2,25% |
0,94% |
215,38% |
20,59% |
5º |
KIA SORENTO |
8 |
7 |
5 |
0,44% |
0,51% |
14,29% |
60,00% |
6º |
FORD EDGE |
4 |
7 |
5 |
0,22% |
0,51% |
-42,86% |
-20,00% |
7º |
JAC T80 |
3 |
0 |
2 |
0,16% |
0,00% |
- |
50,00% |
8º |
CHEVROLET SUBURBAN |
2 |
3 |
1 |
0,11% |
0,22% |
-33,33% |
100,00% |
9º |
NISSAN PATHFINDER |
1 |
0 |
0 |
0,05% |
0,00% |
- |
- |
|
|
1821 |
1383 |
1087 |
100,00% |
100,00% |
31,67% |
67,53% |
NO 1º SEMESTRE
Mesmo com a chegada de novos concorrentes, o domínio do Compass permaneceu praticamente ileso. Com 32.555 emplacamentos, quase 85% a mais do que no 1º semestre de 2020, o Jeep produzido em Goiana (PE) perdeu menos de 1 ponto percentual de participação de mercado. Estreante em março, o Toyota Corolla Cross (10.313) fechou a 1ª parte do ano como vice-líder.
Lançado no 2º semestre do ano passado, o Caoa Chery Tiggo 8 (3.763) completou o pódio com quase 1,4 mil unidades de vantagem sobre um VW Tiguan (2.372) que foi o único entre os 10 primeiros a perder fôlego (-32,5%). Numa briga definida por apenas 15 unidades, o Caoa Chery Tiggo 7 (1.516) levou a melhor sobre o Hyundai IX35 (1.501) e assegurou o 5º lugar.
Com promoções realizadas nas últimas semanas, o Ford Territory (1.342) por muito pouco não tomou do Mitsubishi Outlander (1.356) a 7ª posição. Hyundai Tucson (1.229) e Mitsubishi Eclipse Cross (1.042) completou o pelotão de cima. Para Toyota RAV4 (430) e Chevrolet Equinox (197) o 1º semestre não deixará boas lembranças: ambos tiveram quedas superiores a 70%.
SUVs / Crossovers II |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
JEEP COMPASS |
32555 |
54,54% |
17633 |
55,45% |
84,63% |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
10313 |
17,28% |
0 |
0,00% |
- |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
3763 |
6,30% |
0 |
0,00% |
- |
4º |
VW TIGUAN |
2372 |
3,97% |
3512 |
11,05% |
-32,46% |
5º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
1516 |
2,54% |
1021 |
3,21% |
48,48% |
6º |
HYUNDAI IX35 |
1501 |
2,51% |
1183 |
3,72% |
26,88% |
7º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
1356 |
2,27% |
434 |
1,36% |
212,44% |
8º |
FORD TERRITORY |
1342 |
2,25% |
20 |
0,06% |
6610,00% |
9º |
HYUNDAI TUCSON |
1229 |
2,06% |
910 |
2,86% |
35,05% |
10º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
1042 |
1,75% |
909 |
2,86% |
14,63% |
11º |
KIA SPORTAGE |
679 |
1,14% |
805 |
2,53% |
-15,65% |
12º |
VW TAOS |
464 |
0,78% |
0 |
0,00% |
- |
13º |
TOYOTA RAV4 |
430 |
0,72% |
1604 |
5,04% |
-73,19% |
14º |
PEUGEOT 3008 |
349 |
0,58% |
538 |
1,69% |
-35,13% |
15º |
CHEVROLET EQUINOX |
197 |
0,33% |
1886 |
5,93% |
-89,55% |
16º |
SUBARU FORESTER |
129 |
0,22% |
58 |
0,18% |
122,41% |
17º |
MITSUBISHI ASX |
123 |
0,21% |
736 |
2,31% |
-83,29% |
18º |
HONDA CR-V |
119 |
0,20% |
300 |
0,94% |
-60,33% |
19º |
SUBARU XV |
111 |
0,19% |
68 |
0,21% |
63,24% |
20º |
JAC T60 |
88 |
0,15% |
69 |
0,22% |
27,54% |
21º |
SUBARU OUTBACK |
5 |
0,01% |
13 |
0,04% |
-61,54% |
22º |
CAOA EXEED LX |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
23º |
CAOA EXEED VX |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
24º |
PEUGEOT 5008 |
1 |
0,00% |
98 |
0,31% |
-98,98% |
25º |
SSANGYONG KORANDO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
|
|
59691 |
100,00% |
31797 |
100,00% |
87,73% |
Entre os modelos maiores, o Toyota SW4 (5.934) cresceu quase 68% e aumentou ainda mais a já enorme vantagem sobre os rivais. A disputa pelo 2º lugar, no entanto, foi acirrada: com o menor crescimento dentre os três primeiros (+37,7%), o Chevrolet Trailblazer ficou apenas 71 unidades à frente do Mitsubishi Pajero (1.377 x 1.306). O Jeep Wrangler, que há um ano havia emplacado 135 unidades, desta vez ficou abaixo das 100 (74).
SUVs / Crossovers III |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TOYOTA SW4 |
5934 |
67,30% |
3538 |
63,04% |
67,72% |
2º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
1377 |
15,62% |
1000 |
17,82% |
37,70% |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
1306 |
14,81% |
719 |
12,81% |
81,64% |
4º |
JEEP WRANGLER |
74 |
0,84% |
135 |
2,41% |
-45,19% |
5º |
KIA SORENTO |
58 |
0,66% |
50 |
0,89% |
16,00% |
6º |
FORD EDGE |
32 |
0,36% |
33 |
0,59% |
-3,03% |
7º |
JAC T80 |
18 |
0,20% |
13 |
0,23% |
38,46% |
8º |
CHEVROLET SUBURBAN |
9 |
0,10% |
4 |
0,07% |
125,00% |
9º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
3 |
0,03% |
54 |
0,96% |
-94,44% |
10º |
HYUNDAI SANTA FE |
2 |
0,02% |
57 |
1,02% |
-96,49% |
11º |
LIFAN X80 |
2 |
0,02% |
8 |
0,14% |
-75,00% |
12º |
FORD EXPLORER |
1 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
13º |
NISSAN PATHFINDER |
1 |
0,01% |
1 |
0,02% |
0,00% |
|
|
8817 |
100,00% |
5612 |
100,00% |
57,11% |
Observação:
- O Caoa Chery Tiggo 8, anteriormente classificado na categoria III, foi reclassificado para a categoria II em função de porte, preço e posicionamento de mercado.
Fonte: Fenabrave
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