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Um terço dos hipercarros serão elétricos a partir de 2025

Estudo mostra que outros 30% dos esportivos serão híbridos e apenas 40% terão motores a combustão puros

Motor Valley Fest 2021

Em quatro anos, quase um terço de todos os hipercarros no mercado serão 100% elétricos, enquanto outro terço terão motores híbridos plug-in.

Esta é a estimativa feita por Gianluca Camplone, parceiro sênior da McKinsey & Company, durante a abertura do Motor Valley Fest 2021. O executivo acredita que a eletrificação ganhará cada vez mais força entre os carros mais potentes e rápidos do mundo.

Observando estes números propostos pela empresa de consultoria estavam CEOs e representantes que foram até o evento, com executivos da Ferrari, Lamborghini, Pagani, Dallara, Maserati, Ducati e Energica. Todas essas marcas têm se esforçado para entregar carros e motos eletrificadas nos próximos anos.

Motor Valley Fest 2021

Antes de discutir sobre a iminente onda de veículos eletrificados que virá nos próximos anos, vamos falar primeiro sobre o que o estudo apresentado para o McKinsey nos mostra. Primeiro, há uma previsão de que a venda de hipercarros (esportivos que custam mais de 1 milhão de euros) irá dobrar as 1.000 unidades hoje para 2.000 em 2025.

Hoje, apenas 15% dos hipercarros vendidos são elétricos, mas em quatro anos, a participação de mercado dobrará para 30%, enquanto os híbridos plug-in passarão dos atuais 20% para 30%. O restante, formado pelos modelos com motores a gasolina tradicionais, reduzirão seu espaço de 65% para 40%. Na prática, a pesquisa mostra que 60% dos hipercarros vendidos em 2025 serão eletrificados de alguma forma.

Motor Valley Fest 2021

O mesmo estudo apresentado por Camplone também indica as razões que levarão a essa mudança tão radical no mundo dos esportivos. Para começar, há um aumento no número de pessoas ricas no mundo (que tem mais de 30 milhões de dólares nas contas). Este número quadruplicou de 2000 até 2020, passando de 63 mil para 238 mil pessoas. Até 2025, acredita-se que chegará a 330 mil indivíduos.

Esta quantidade de clientes em potencial com alto poder aquisitivo está aumentando mais com pessoas das gerações mais novas que são fascinadas pela potência, velocidade e exclusividade dos hipercarros elétricos, e por seu aspecto ecologicamente correto.

Motor Valley Fest 2021
Motor Valley Fest 2021

Os novos clientes e os regulamentos cada vez mais restritivos quanto a emissão de poluentes, são algumas das forças que levarão à produção cada vez maior de esportivos eletrificados.

Vamos ver o que alguns executivos das fabricantes presentes do Motor Valley Fest falaram a respeito destes números. Você também pode ver a apresentação completa no vídeo abaixo:

Lamborghini - Stephan Winkelman

“Temos um caminho claro, não estou dizendo nada de novo, a sustentabilidade diz respeito a todos e também aos carros superesportivos. Estamos seguindo um caminho de três etapas: ainda estamos comemorando o motor de combustão interna e em 2023-2024 toda a gama vai ficar eletrificada. Eles vão manter nosso motor histórico (o V12), mas serão todos híbridos plug-in. E com isso vamos reduzir as emissões em 50%. Nossos investimentos são os mais importantes que já fizemos em nossa história. o primeiro Lamborghini elétrico chegará em 2027.

Os clientes estão preparados. Achamos que o momento certo é na segunda metade da década. Lançamos o modelo Sian como ponte para o híbrido. Estamos convencidos de que conseguiremos obter um desempenho melhor do que hoje, também em termos de relação peso/potência.

No entanto, temos de ver qual será o roteiro indicado pelas legislações até 2030. Sabemos muito bem o que é necessário fazer como empresa. Se um carro dura 6 ou 8 anos, o dinheiro que coloco hoje deve permitir que eu seja compatível com o que acontecer na próxima década. Não vejo como seria possível recuar. As organizações estão avançando. A Lamborghini nasceu de um desafio de Ferruccio e aceitamos esses desafios.

Ninguém nos disse como reduzir as emissões. Portanto, estamos defendendo a ideia em duas etapas. Por um lado fazemos a eletrificação por híbridos e o nosso cliente ficará ainda mais satisfeito. Então faremos um carro totalmente elétrico que pode não ser um super carro esportivo. Afinal, não só produzimos carros superesportivos e o Urus prova isso, temos expertise e uma história nesse sentido.

O combustível sintético deve ter credibilidade para todo o mundo, deve ser possível para todos e não apenas no Motor Valley. Estamos, com nossos pequenos números, poluindo ou mudando o clima do planeta? Não, mas temos uma responsabilidade social e temos que cumprir. Eu tenho meu filho que não tem habilitação, ele não liga. Temos que garantir que nosso vizinho não nos peça para parar de usar um de nossos carros."

Ferrari - Enrico Galliera

“Estamos enfrentando um dos desafios mais importantes para toda a indústria automotiva. Imagine como isso pode ser crucial para uma empresa como a Ferrari, que fez do som do motor um dos elementos definidores da experiência de dirigir.

Toda tecnologia que chega ao mercado é usada para melhorar o produto final (por exemplo, a transmissão de dupla embreagem que eliminou a caixa de câmbio mecânica). Olhando para a eletricidade esse processo começou há muito tempo, em 2013 lançamos o LaFerrari. Em 2019, o SF90 Stradale de 1.000 cv que faz até 25 km no modo totalmente elétrico. Mais recentemente, o segundo plug-in híbrido 296 GTB visível aqui no Motor Valley Fest em estreia mundial.

Tudo isso para dizer o quê: trata-se de nossa capacidade de usar uma tecnologia para cumprir a missão do produto: desempenho e diversão. A eletrificação pode ajudar. O próximo grande desafio é um veículo totalmente elétrico e queremos chegar lá em 2025. O grande desafio será ser capaz de fazê-lo mantendo ou encontrando as características únicas da Ferrari."

Pagani - Horacio Pagani

“Nenhum cliente nos pediu um carro elétrico até agora, mas já começamos em 2018 com o desenvolvimento do novo modelo que também será elétrico. Para uma empresa tão pequena como a nossa, ainda é um grande desafio.

O fascinante é que, por não termos feedback do cliente, podemos criar algo que gere entusiasmo. Nossos carros, que aliás são os carros mais caros do mundo, provavelmente são também os carros mais inúteis do mundo. Provavelmente, se pudermos fazer algo emocionante, as pessoas podem se interessar em ter um carro inútil, mas elétrico.

Acredito que essa escolha forçada de eletricidade não veio naturalmente. Temos consciência de que precisamos melhorar o planeta. Mas como fazer esse projeto é uma coisa que veio de cima. Da política. E as escolhas que vêm da política nem sempre são certas. Portanto, se pensarmos na eletricidade que produzimos na Itália, encontramos fontes altamente poluentes. Acho que, dada a forma como a energia é produzida, temos que pensar em como mudar dessa forma.

Então, claramente, temos que usar o carro elétrico na cidade. Acho que temos que ir em etapas. Nos próximos 6 a 7 anos, talvez um carro a GNV seja a solução para longas distâncias. Concordo com o que Pontremoli (CEO da Dallara) diz sobre a função do Motor Valley, este território muito rico. Precisamos aumentar o conhecimento investindo muito.

A parte do conhecimento é fundamental e exige humildade de todos nós, e trabalharmos juntos porque há coisas que os clientes veem e compreendem, mas há outras que o cliente não consegue ver. Uma Ferrari ou um Lamborghini podem ter uma bateria em comum que ninguém iria ver. Portanto, é interessante ter sinergias. Temos um parceiro histórico que é a Daimler. O relacionamento é estreito. E estamos acompanhando o que eles estão fazendo e trabalhando junto com eles e isso nos ajuda a ser pequenos. Acho que devemos colocar nossas prioridades em ordem."

Dallara - Andrea Pontremoli

“Espero que os pequenos fabricantes estejam aí, senão como podemos fazer? Vejo um mundo feito assim: nenhum grupo sozinho pode fazer o que foi dito. Vocês têm que trabalhar juntos. Cada um é especializado em um campo e aquele campo deve ser combinado com o DNA do Motor Valley.

Temos que trabalhar juntos, criar habilidades, ir fundo em certos nichos, temos que trazer o Motor Valley do mundo. É aqui que o aluno precisa vir para estudar o carro do futuro. Não sei se o futuro será elétrico, mas tem que ser mais sustentável.

Elétrica não será o futuro: haverá um futuro com um motor de combustão muito mais sustentável. F1 é o carro mais eficiente do planeta hoje. Temos que aprender com as tecnologias. Não vamos esquecer o hidrogênio e os combustíveis sintéticos. Quem vai estudar essas coisas? Na minha opinião, devemos fazê-los aqui no Motor Valley."

Maserati - Francesco Tonon

“Acreditamos que a eletricidade tem uma ideia forte de desempenho, inovação e sustentabilidade. E acreditamos que também existe um cliente pronto. A Maserati aproveitou o vento da mudança e o está usando para impulsionar o plano Folgore.

O futuro já está aqui, principalmente com o Ghibli e o Levante, e em breve apresentaremos o Granturismo totalmente elétrico. Queríamos que fosse elétrico porque é um carro icônico para nós. O Granturismo é o primeiro elétrico, mas depois nos próximos 3-4 anos todos os modelos serão eletrificados, porque é isso que o cliente nos pede.”

Ducati - Claudio Domenicali

“Nesta questão está a oportunidade de entender o quão importante é o Motor Valley. A Ducati não tem necessidades diferentes de um Lamborghini ou uma Ferrari. Há uma tendência, uma demanda forte, a redução de CO2 é um compromisso que assumimos como um grupo e é um desafio tecnológico apaixonado.

Cada um de nós é chamado a dar a resposta mais adequada. A mobilidade elétrica é a resposta mais pronta. Existem outras soluções que não devem ser esquecidas, pode não acabar assim, porque o hidrogênio, porque os combustíveis sintéticos, tudo depende de como você desenvolve a tecnologia para reduzir os custos de produção.

Os produtos elétricos são extremamente emocionantes. O problema é o reservatório de energia. O problema é a química da bateria como densidade de energia.

Acredito que nesta década haverá uma evolução. Para a Ducati, haverá uma eletrificação por híbridos e depois uma mudança para veículos totalmente elétricos. Talvez por categoria. Não imediatamente para uma superesportiva por conta do peso. Na mistura está o segredo de continuar a cumprir a promessa de que cada novo veículo é melhor que o anterior.”

Energica - Livia Cevolini

“Temos uma grande vantagem porque temos 10 anos de experiência e à frente de todos. Não temos compromissos. E por isso vamos continuar a fazer o desenvolvimento contínuo do elétrico.

Queremos ser aqueles que irão elevar o nível. Estamos felizes que eles estejam aumentando suas iniciativas porque o mercado está crescendo e os números projetados me deixam otimista. Todos nós precisamos dessa revolução elétrica, mesmo com a chegada de outras marcas ao mercado.

Tudo sem abrir mão do desempenho, já que quem compra carros e motocicletas no Motor Valley sabe que isso é excelência.”

Galeria: Motor Valley Fest 2021

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