Em breve teremos mais uma marca chinesa produzindo carros no Brasil. A Great Wall Motors teria comprado a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e já teria até confirmado o negócio em um jornal interno da empresa, como revela O Globo. A aquisição deve ser anunciada em breve e os rumores apontam que a Great Wall trabalhará com SUVs e até uma picape média, embora não esteja claro quais serão montados por aqui.
De acordo com o jornalista Marcelo Ninio, a Great Wall fechou negócio com a Mercedes-Benz há cerca de duas semanas. Embora ainda não tenha feito um anúncio público, a fabricante chinesa comemorou o fato em uma publicação de circulação interna, que teria sido distribuída no dia 25 de junho. Nela, a marca dá detalhes sobre o complexo em Iracemápolis e que a linha de montagem estaria dentro do padrão para montar carros da empresa.
A fábrica de Iracemápolis foi desativada pela Mercedes-Benz em dezembro passado. A linha de montagem operava muito abaixo da capacidade máxima e a pandemia piorou a situação, levando à decisão de encerrar a produção de carros no país para voltar a ter somente modelos importados. Esta escolha não afetou a fábrica em São Bernardo do Campo (SP) que segue fazendo caminhões.
O interesse da Great Wall no Brasil é bem antigo. Dez anos atrás, a empresa chegou a anunciar que teria uma fábrica no país, com o plano de montar 100 mil carros por ano. Na época, a operação seria em parceiria com uma empresa local e a escolhida era o Grupo Caoa, que queria erguer o complexo na Paraíba. A situação azedou após complicações da empresa com o governo local; a chegada do “Super IPI”, que sobretaxou os carros importados e impôs cotas de importação; e a crise econômica.
Esta nova tentativa da fabricante chinesa está alinhada com seus planos globais. A empresa tem adquirido complexos de outras marcas na Ásia, comprando a fábrica da General Motors na Tailândia e negociando outra da GM na Índia. A Great Wall já iniciou a produção também na Rússia e, na época, disse que era um passo importante pois “ajuda a economia chinesa a ganhar novos espaços no mercado global.”
Segundo o WM1, a Great Wall iniciaria sua operação primeiro com modelos importados, apostando nos veículos mais caros e com uma rede composta por 60 concessionárias. Neste primeiro momento, a aposta seria o SUV médio Haval H6 e a picape média Poer, com a homologação acontecendo em 2022. A produção local ficaria para depois de 2024 e devemos ver opções mais baratas montadas aqui, como os crossovers Haval H2 e Haval H4. Também haveria um plano de trazer um modelo da marca de elétricos Ora e um da divisão de luxo Wey, servindo de vitrine.
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