O varejo respondeu por 55,55% dos 169.589 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em junho. A Fiat, com 16,33% de participação, liderou pelo 4º mês consecutivo, com a Toyota (15,28%) e a Hyundai (15,13%) bem próximas. Vice-líder em maio, a VW (13,68%) caiu para o 4º lugar, seguida pela Renault (6,86%). A Chevrolet, com 6,75%, desta vez ficou fora do top 5.
E o mês foi mais do que especial para a Hyundai. Além de emplacar a liderança do HB20 (6.437) pelo 2º mês consecutivo, a marca sul-coreana ainda viu o Creta (5.182) como vice, liderando a disputa entre os SUVs / crossovers em todos os meses de 2021. O Fiat Argo (4.712), 2º em maio, completou o pódio. Em 3º mês completo no mercado, o Toyota Corolla Cross (4.452) foi o 4º na preferência – já havia sido 5º no mês anterior.
O Renault Kwid (3.938), líder novamente entre os veículos de entrada, completou o top 5 com quase 800 unidades de vantagem sobre o rival Fiat Mobi (3.192). O bom desempenho da Toyota foi completado com a 7ª posição do Corolla (3.096), nº 1 entre os sedãs - os dois modelos da marca tiveram mais de 87% de seus registros na modalidade. VW T-Cross (2.348), Honda HR-V (2.337) e VW Nivus (2.233) completaram as 10 primeiras colocações.
Preferido até abril, o Chevrolet Onix (2.173) agora é o 11º. Em situação ainda pior, o Onix Plus (1.290) caiu para 23º. Enquanto aguardam reestilização, os VW Polo (20º, 1.331) e Virtus (22º, 1.293) seguem longe das primeiras posições. No top 50, apenas o Mercedes GLB (482) – líder entre os premium – e os Caoa Chery Tiggo 2 (489) e Arrizo 6 (242) tiveram todas as suas unidades no varejo.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUN. 21 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
6.437 |
84,60% |
7.609 |
2º |
HYUNDAI CRETA |
5.182 |
87,80% |
5.902 |
3º |
FIAT ARGO |
4.712 |
50,22% |
9.382 |
4º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
4.452 |
94,52% |
4.710 |
5º |
RENAULT KWID |
3.938 |
64,74% |
6.083 |
6º |
FIAT MOBI |
3.192 |
42,40% |
7.529 |
7º |
TOYOTA COROLLA |
3.096 |
87,36% |
3.544 |
8º |
VW T-CROSS |
2.348 |
70,77% |
3.318 |
9º |
HONDA HR-V |
2.337 |
94,65% |
2.469 |
10º |
VW NIVUS |
2.233 |
79,10% |
2.823 |
11º |
CHEVROLET ONIX |
2.173 |
85,82% |
2.532 |
12º |
HYUNDAI HB20S |
2.095 |
81,23% |
2.579 |
13º |
NISSAN KICKS |
1.974 |
60,74% |
3.250 |
14º |
VW GOL |
1.967 |
41,48% |
4.742 |
15º |
JEEP COMPASS |
1.944 |
32,15% |
6.046 |
16º |
HONDA CIVIC |
1.777 |
91,65% |
1.939 |
17º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.768 |
86,41% |
2.046 |
18º |
JEEP RENEGADE |
1.732 |
23,08% |
7.504 |
19º |
VW FOX |
1.537 |
94,58% |
1.625 |
20º |
VW POLO |
1.331 |
85,65% |
1.554 |
21º |
RENAULT DUSTER |
1.315 |
55,89% |
2.353 |
22º |
VW VIRTUS |
1.293 |
66,24% |
1.952 |
23º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1.290 |
84,59% |
1.525 |
24º |
TOYOTA SW4 |
1.114 |
95,62% |
1.165 |
25º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.083 |
88,77% |
1.220 |
26º |
FIAT CRONOS |
950 |
17,58% |
5.404 |
27º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
816 |
84,38% |
967 |
28º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
772 |
86,94% |
888 |
29º |
CHEVROLET SPIN |
763 |
38,02% |
2.007 |
30º |
HONDA FIT |
761 |
95,72% |
795 |
31º |
CHEVROLET TRACKER |
673 |
67,98% |
990 |
32º |
NISSAN VERSA |
631 |
94,60% |
667 |
33º |
HONDA CITY |
575 |
93,34% |
616 |
34º |
HONDA WR-V |
542 |
92,18% |
588 |
35º |
RENAULT SANDERO |
530 |
34,24% |
1.548 |
36º |
FIAT GRAND SIENA |
505 |
60,92% |
829 |
37º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
489 |
100,00% |
489 |
38º |
VW TIGUAN |
483 |
89,44% |
540 |
39º |
MERCEDES-BENZ GLB |
482 |
100,00% |
482 |
40º |
PEUGEOT 208 |
392 |
22,55% |
1.738 |
41º |
FORD TERRITORY |
352 |
81,48% |
432 |
42º |
BMW 320i |
338 |
71,16% |
475 |
43º |
CITROËN C4 CACTUS |
336 |
15,62% |
2.151 |
44º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
332 |
88,30% |
376 |
45º |
FORD KA |
316 |
85,41% |
370 |
46º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
257 |
69,27% |
371 |
47º |
NISSAN V-DRIVE |
257 |
60,61% |
424 |
48º |
BMW X1 |
256 |
77,34% |
331 |
49º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
251 |
95,80% |
262 |
50º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
242 |
100,00% |
242 |
Preferida entre os comerciais leves pelo 8º mês consecutivo, a Fiat Toro (3.335) ampliou a vantagem sobre a Toyota Hilux (2.662), com a Fiat Strada (1.881) mais uma vez na 3ª posição. Repetindo o 4º lugar de maio, a VW Amarok (938) teve apenas 6 unidades comercializadas através de vendas diretas. Com bom resultado no global, a Chevrolet S10 (842) voltou ao top 5.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUN. 21 |
1º |
FIAT TORO |
3.335 |
56,44% |
5.909 |
2º |
TOYOTA HILUX |
2.662 |
75,30% |
3.535 |
3º |
FIAT STRADA |
1.881 |
19,40% |
9.697 |
4º |
VW AMAROK |
938 |
99,36% |
944 |
5º |
CHEVROLET S10 |
842 |
25,35% |
3.321 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
770 |
64,44% |
1.195 |
7º |
FIAT FIORINO |
716 |
37,23% |
1.923 |
8º |
FORD RANGER |
538 |
72,02% |
747 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
321 |
30,51% |
1.052 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
282 |
36,58% |
771 |
11º |
KIA K2500 |
274 |
100,00% |
274 |
12º |
VW SAVEIRO |
256 |
8,73% |
2.932 |
13º |
HYUNDAI HR |
242 |
81,21% |
298 |
14º |
VW / MAN EXPRESS |
227 |
56,19% |
404 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
192 |
52,46% |
366 |
16º |
CITROËN JUMPY |
172 |
44,56% |
386 |
17º |
IVECO DAILY 35-150 |
156 |
94,55% |
165 |
18º |
RENAULT MASTER |
109 |
13,80% |
790 |
19º |
BYD T3 |
82 |
100,00% |
82 |
20º |
IVECO DAILY 30-130 |
78 |
91,76% |
85 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
77 |
100,00% |
77 |
22º |
EFFA V21 |
67 |
100,00% |
67 |
23º |
CHEVROLET MONTANA |
58 |
24,47% |
237 |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
49 |
100,00% |
49 |
25º |
FIAT DUCATO |
40 |
18,69% |
214 |
26º |
EFFA V22 |
21 |
100,00% |
21 |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
20 |
100,00% |
20 |
28º |
JAC V260 |
16 |
100,00% |
16 |
29º |
PEUGEOT BOXER |
9 |
22,50% |
40 |
30º |
FOTON AUMARK 1039 |
8 |
100,00% |
8 |
31º |
FIAT DOBLÒ |
7 |
5,19% |
135 |
32º |
EFFA V25 |
2 |
100,00% |
2 |
33º |
IVECO DAILY 30S13 |
2 |
66,67% |
3 |
34º |
IVECO DAILY 5516 |
2 |
100,00% |
2 |
35º |
CADILLAC |
1 |
100,00% |
1 |
36º |
CITROËN JUMPER |
1 |
20,00% |
5 |
37º |
FORD F100 |
1 |
100,00% |
1 |
38º |
FORD F1000 |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
FORD F150 |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
FORD F75 |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
JAC IEV330P |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
RELY PICK-UP |
1 |
100,00% |
1 |
O acumulado do 1º semestre foi ainda mais representativo, com 56,73% dos 1.006.685 veículos emplacados. Quinta colocada há um ano, a Fiat saltou para o topo, com 15,62% de market share. Líder em 2020, a Chevrolet (14,09%) também foi superada pela VW (14,80%). Hyundai (13,52%) e Toyota (11,17%) vieram na sequência.
A liderança do Hyundai HB20 em junho pavimentou ainda mais sua posição de honra no acumulado, com mais de 4 mil unidades de vantagem sobre o Chevrolet Onix (39.721 x 35.293). Ainda longe da dupla, o Fiat Argo (26.671) completou o pódio 3 posições melhor do que há 12 meses. O Hyundai Creta (24.070), 4º, assumiu a ponta entre os SUVs / crossovers.
Embora em mau momento comercial por falta de peças, o Chevrolet Onix Plus (21.555) ainda se garantiu no top 5 como líder entre os sedãs, embora a vantagem sobre o Toyota Corolla (15.918, 9º) até tenha aumentado sobre 2020. Com 15.586 unidades, o Nivus foi o único VW no top 10. Estreante no 1º semestre, o Toyota Corolla Cross (9.508) já chegou ao top 20 mesmo sem contar com o período integral.
Com produção encerrada em janeiro, o Ford Ka (7.437) foi apenas o 24º, situação similar à do Ecosport (2.554) em 38º. Destaque em junho no geral, o Cronos (3.579) ainda ficou atrás do Grand Siena (4.194) numa disputa interna da Fiat pela 31ª posição. O Caoa Chery Tiggo 8 (3.177), 33º, levou a melhor sobre o VW Tiguan (2.270). 42º, o BMW 320i (2.070) foi o único premium entre os 50 primeiros.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
1º SEM. 21 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
39.721 |
87,48% |
45.408 |
2º |
CHEVROLET ONIX |
35.293 |
85,02% |
41.510 |
3º |
FIAT ARGO |
26.671 |
63,61% |
41.926 |
4º |
HYUNDAI CRETA |
24.070 |
71,87% |
33.493 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
21.555 |
74,67% |
28.866 |
6º |
RENAULT KWID |
21.243 |
72,78% |
29.186 |
7º |
FIAT MOBI |
18.133 |
46,07% |
39.356 |
8º |
HONDA HR-V |
16.655 |
88,85% |
18.746 |
9º |
TOYOTA COROLLA |
15.918 |
79,99% |
19.899 |
10º |
VW NIVUS |
15.586 |
78,18% |
19.935 |
11º |
CHEVROLET TRACKER |
14.313 |
52,77% |
27.125 |
12º |
VW T-CROSS |
14.068 |
48,21% |
29.179 |
13º |
VW POLO |
12.699 |
89,12% |
14.250 |
14º |
VW GOL |
11.740 |
31,76% |
36.969 |
15º |
NISSAN KICKS |
11.268 |
58,78% |
19.169 |
16º |
TOYOTA YARIS HATCH |
11.034 |
90,07% |
12.251 |
17º |
VW FOX |
10.377 |
91,27% |
11.369 |
18º |
JEEP RENEGADE |
10.168 |
25,04% |
40.607 |
19º |
HYUNDAI HB20S |
9.758 |
80,70% |
12.092 |
20º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
9.508 |
92,19% |
10.313 |
21º |
VW VIRTUS |
8.175 |
62,77% |
13.023 |
22º |
HONDA CIVIC |
7.813 |
89,26% |
8.753 |
23º |
JEEP COMPASS |
7.756 |
23,83% |
32.554 |
24º |
FORD KA |
7.437 |
90,36% |
8.230 |
25º |
RENAULT DUSTER |
7.027 |
54,26% |
12.950 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
6.010 |
79,20% |
7.588 |
27º |
NISSAN VERSA |
5.324 |
94,95% |
5.607 |
28º |
TOYOTA SW4 |
5.254 |
87,07% |
6.034 |
29º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
4.544 |
82,38% |
5.516 |
30º |
HONDA WR-V |
4.269 |
85,28% |
5.006 |
31º |
FIAT GRAND SIENA |
4.194 |
61,70% |
6.797 |
32º |
FIAT CRONOS |
3.579 |
34,92% |
10.249 |
33º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
3.177 |
84,43% |
3.763 |
34º |
HONDA FIT |
2.993 |
75,79% |
3.949 |
35º |
RENAULT SANDERO |
2.965 |
37,69% |
7.866 |
36º |
CHEVROLET SPIN |
2.916 |
36,30% |
8.033 |
37º |
HONDA CITY |
2.694 |
75,31% |
3.577 |
38º |
FORD ECOSPORT |
2.554 |
87,35% |
2.924 |
39º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
2.477 |
100,00% |
2.477 |
40º |
VW TIGUAN |
2.270 |
95,74% |
2.371 |
41º |
PEUGEOT 208 |
2.163 |
35,74% |
6.052 |
42º |
BMW 320i |
2.070 |
73,17% |
2.829 |
43º |
VW UP |
1.904 |
97,09% |
1.961 |
44º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.902 |
26,05% |
7.302 |
45º |
VW JETTA |
1.896 |
92,90% |
2.041 |
46º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
1.473 |
100,00% |
1.473 |
47º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.451 |
86,73% |
1.673 |
48º |
FORD KA SEDAN |
1.436 |
78,51% |
1.829 |
49º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
1.367 |
90,17% |
1.516 |
50º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.336 |
70,09% |
1.906 |
Entre os comerciais, a Fiat assegurou uma dobradinha com a Toro (18.018) no topo e a Strada (13.659) pouco à frente da Toyota Hilux (13.244). Muito longe das 3 primeiras, a Ford Ranger (4.238) saltou da 7ª para a 4ª posição em relação a 2020. A Chevrolet S10, com 3.493 unidades, ficou fora do top 5. No top 10, nenhuma foi tão dependente do varejo quanto a VW Amarok (3.250) e seus quase 99%.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
1º SEM. 21 |
1º |
FIAT TORO |
18.018 |
52,86% |
34.089 |
2º |
FIAT STRADA |
13.659 |
22,37% |
61.064 |
3º |
TOYOTA HILUX |
13.244 |
68,85% |
19.236 |
4º |
FORD RANGER |
4.238 |
43,23% |
9.803 |
5º |
FIAT FIORINO |
4.037 |
38,71% |
10.428 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
3.561 |
61,51% |
5.789 |
7º |
CHEVROLET S10 |
3.493 |
27,33% |
12.782 |
8º |
VW AMAROK |
3.250 |
98,60% |
3.296 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.989 |
33,44% |
5.948 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
1.970 |
41,42% |
4.756 |
11º |
VW SAVEIRO |
1.346 |
8,64% |
15.570 |
12º |
HYUNDAI HR |
1.341 |
81,67% |
1.642 |
13º |
VW / MAN EXPRESS |
1.140 |
71,16% |
1.602 |
14º |
IVECO DAILY 35-150 |
1.087 |
94,77% |
1.147 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
945 |
53,91% |
1.753 |
16º |
RENAULT MASTER |
901 |
22,85% |
3.943 |
17º |
KIA K2500 |
886 |
99,11% |
894 |
18º |
CITROËN JUMPY |
719 |
50,00% |
1.438 |
19º |
CHEVROLET MONTANA |
429 |
21,68% |
1.979 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
397 |
100,00% |
397 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
355 |
100,00% |
355 |
22º |
FIAT DUCATO |
290 |
24,41% |
1.188 |
23º |
IVECO DAILY 30-130 |
263 |
94,95% |
277 |
24º |
EFFA V21 |
210 |
100,00% |
210 |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
116 |
100,00% |
116 |
26º |
BYD T3 |
102 |
100,00% |
102 |
27º |
FOTON AUMARK 1039 |
94 |
100,00% |
94 |
28º |
PEUGEOT BOXER |
78 |
60,47% |
129 |
29º |
EFFA V22 |
76 |
100,00% |
76 |
30º |
CITROËN JUMPER |
66 |
86,84% |
76 |
31º |
JAC V260 |
66 |
100,00% |
66 |
32º |
FIAT DOBLÒ |
49 |
14,00% |
350 |
33º |
IVECO DAILY 30S13 |
43 |
79,63% |
54 |
34º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
37 |
100,00% |
37 |
35º |
IVECO DAILY |
26 |
89,66% |
29 |
36º |
PEUGEOT PARTNER |
22 |
8,30% |
265 |
37º |
EFFA V25 |
21 |
100,00% |
21 |
38º |
RAM 2500 |
13 |
1,20% |
1.086 |
39º |
VW KOMBI |
5 |
83,33% |
6 |
40º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
4 |
100,00% |
4 |
41º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
4 |
40,00% |
10 |
42º |
IVECO DAILY 5516 |
3 |
50,00% |
6 |
43º |
CHEVROLET |
2 |
100,00% |
2 |
44º |
CITROËN BERLINGO |
2 |
100,00% |
2 |
45º |
FORD F75 |
2 |
100,00% |
2 |
46º |
IVECO DAILY 35S14 |
2 |
8,70% |
23 |
47º |
JAC IEV 330P |
2 |
100,00% |
2 |
48º |
KIA UK2500 |
2 |
100,00% |
2 |
49º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
2 |
40,00% |
5 |
50º |
RENAULT KANGOO |
2 |
13,33% |
15 |
Fonte: Fenabrave
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Toro soma 550.000 unidades produzidas no Brasil em 8 anos
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Fiat Toro Ultra 'sobra' e tem unidades 24/24 com até R$ 15.000 de bônus
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Fiat Toro Ultra some do site e tem 'fim de linha temporário'; entenda
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Comparativo Fiat Toro vs. Ram Rampage: família, família, negócios à parte