Levantamento recente realizado pela Similarweb, plataforma de inteligência de mercado, mostra franco crescimento no acesso às plataformas online de aluguel de veículos no Brasil. De acordo com o estudo, as visitas a sites do tipo saltaram de 7,7 milhões, em abril e maio de 2020, para 12 milhões, no mesmo período de 2021, o que representa um avanço de 56,5%. Foram analisados 152 sites do país e considerados os acessos via desktop e mobile.
Especificamente, a pesquisa também mostra que o termo mais buscado neste ano é "carro por assinatura". A modalidade está em alta no país e virou aposta de montadoras como Fiat, Jeep, Ford, Volkswagen, Mitsubishi e Audi. O estudo mostra como consumidores estão pesquisando mais informações sobre o serviço e reflete possível mudança de comportamento de consumo.
"Além do aumento dos acessos a sites de aluguel, é perceptível que os consumidores estão interessados em outras modalidades, como carros por assinatura e as de longo prazo, no caso do aluguel anual. Algumas pesquisas já apontam que o carro começa a ser percebido como um serviço, e não mais como um bem material. Outro ponto é o investimento que a aquisição de um veículo novo demanda", afirma Rafael Consoni, da Similarweb.
Atualmente, os serviços de carro por assinatura oferecidos no Brasil vão desde modelos de entrada, como o Renault Kwid, até SUVs de luxo, como o Audi Q8. O cliente contrata o serviço e paga valores mensais que variam de acordo com o plano. Os preços mudam conforme o veículo, a versão, o tempo de duração do contrato (geralmente 12, 24 ou 36 meses) e a franquia mensal de quilometragem (de 500 km até 3.000 km).
Em geral, o preço cobrado nas mensalidades já inclui despesas com manutenção, revisões preventivas, troca de peças de desgaste natural, taxas, IPVA, licenciamento, seguro com proteção contra roubo, furto, incêndio e terceiros; assistência 24 horas com serviços de reboque, chaveiro, retorno ao domicílio, hospedagem e carro reserva. O único custo do cliente é com o combustível.
Na Ford, por exemplo, o serviço de assinatura se chama Ford Go e oferece a picape Ranger com mensalidades a partir de R$ 5.750 no plano de 12 meses com franquia de 2.000 ou 3.000 km.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Similarweb
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos