Enquanto o Brasil ainda se planeja para a reabertura da economia com a retomada gradual da produção e serviços, a Volkswagen do Brasil importa o aprendizado de suas operações na China e Alemanha para aplicar por aqui. Em entrevista coletiva via vídeo-conferência, Pablo Di Si, Presidente da VW América do Sul, deu mais informações sobre como a montadora se prepara para reiniciar a produção no Brasil e também sobre como estão se preparando para o futuro.

Como já havia dito anteriormente, o executivo destaca que não está preocupado se a volta ao trabalho será no dia 1º ou 30 de maio, e o que importa é que tudo aconteça de forma segura. A retomada operacional será em três ondas e os funcionários do grupo de risco permanecerão em home office.

Novos modelos de negócio

Como será a venda de carros em um provável cenário de falta de crédito e maior desemprego? Pode parecer cedo, mas o fato é que vender carros será mais difícil, ao mesmo tempo em que o desejo por ter um veículo pode crescer. Na China, por exemplo, a reabertura das concessionárias mostrou uma nova realidade. Pessoas que antes não tinham intenção de comprar um carro, agora estão buscando o automóvel para evitar o uso de transporte público e assim reduzir o risco de contaminação.

Concessionária Digital VW
Pablo Di Si, CEO da Volkswagen América do Sul

Isso sinaliza uma mudança positiva para a indústria automotiva. Por outro lado, o crédito deve ser fator crucial. Para Pablo Di Si, esses desafios criarão a oportunidade para novos modelos de negócio se firmarem como alternativa viável, como o aluguel fracionado de carros. Di Si citou que a empresa já analisa a ampliação do Volkswagen Move, projeto piloto de aluguel de carros por hora, por dia ou por semanas. A ideia inicial era atender clientes que deixavam seu veículo em revisão e precisavam se deslocar. 

Com essa nova realidade econômica, faz sentido pensar em atender um público que precisa de um veículo, mas não poderá adquirir um carro por falta de crédito. Com parte de um plano estratégico, Di Si acredita que este tipo de alternativa irá "acelerar ainda mais na crise" a implantação em toda rede. 

Preços do projeto piloto VW Move em São Paulo:

  T-Cross Comfortline Virtus Comfortline Voyage AT
Por Hora R$ 19,00 R$ 17,00 R$ 12,00
Por Dia R$ 110,00 R$ 100,00 R$ 79,00
Por Km rodado R$ 0,50 R$ 0,50 R$ 0,50

O projeto piloto VW Move também serve como um laboratório para o compartilhamento de carros, modelo de negócios já existente na Alemanha. Isso permitiria ao cliente alugar um carro por meio de um aplicativo, localizar a frota e fazer o pagamento por tempo de uso.

Chevrolet Onix Plus x VW Virtus

Ainda pensando na pessoa que não terá crédito disponível para a aquisição, Di Si também citou o modelo de aluguel de carros por um prazo maior, como 6 ou 12 meses, também por conta da restrição ao crédito. Embora não seja tão aceita no Brasil, outras medidas como leasing com apoio dos bancos de montadoras também podem ser uma alternativa.

Fotos: arquivo Motor1.com

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