Fiat Strada supera 1,5 milhão de unidades; relembre sua história
Dominando o segmento desde 2000, picape compacta atualmente só tem um rival
Veículo mais vendido no Brasil nos 5 primeiros meses de 2021, a Fiat Strada pode ser considerada um fenômeno comercial. Com nova geração apresentada à imprensa em abril do ano passado, o modelo completou em 2020 seus 21 anos consecutivos como líder de vendas entre as picapes pequenas. Trata-se de um dos mais longevos domínios já verificados no mercado brasileiro.
Lançada em outubro de 1998 como substituta da Fiorino, derivada da linha Uno, a picape pequena da família Palio chegou ao mercado enfrentando como concorrentes a veterana Volkswagen Saveiro, única do segmento presente desde o início da década de 80, a Ford Courier, apresentada um ano antes, e a Chevrolet Corsa Pick-up, ou picape Corsa.
Mas foi a partir de 2000, seu segundo ano completo de mercado, que a Strada assumiu o protagonismo para não mais largar. Em 2002 (ano mais antigo com números ainda disponibilizados pela Fenabrave), quando a versão Adventure equipada com motor 1.8 de origem GM foi apresentada, o modelo registrou 26.053 emplacamentos e assegurou 46,2% de market share.
A Saveiro, com 22.614 unidades, foi a rival mais próxima. Terceira colocada, a Courier emplacou cerca de 1/3 da VW (7.638) – a carreira da representante da Ford foi encerrada em 2013, com menos de 90 mil unidades acumuladas desde 2002. Já a picape Corsa, em seu último ano completo no mercado, registrou apenas 86 unidades – em 2003, o modelo foi substituído pela Montana, que chegou em setembro e encerrou aquele ano com 4.160 unidades.
A Montana, aliás, teve altos e baixos ao longo de sua carreira comercial. Em 2004 (21.602) e 2005 (16.719), seus dois primeiros anos completos, a Chevrolet ficou à frente da Saveiro, situação que se repetiu em 2008 e 2009. De lá para cá, no entanto, não consegue fazer frente às rivais – em 2019 (12.524), por exemplo, ficou abaixo dos 10% de participação e com cerca de ¼ do recorde de emplacamentos registrado em 2012 (48.474). Deixou de ser produzida em maio deste ano.
Em 2003, a Strada (28.080) superou pela 1ª vez os 50% de participação de mercado. Desde então ela só não respondeu por mais da metade das vendas em quatro oportunidades: em 2004 (29.718, 39%), quando teve sua 2ª reestilização; em 2011 (118.608, 47,6%), ano do surgimento do câmbio Dualogic na versão Adventure de cabine dupla; em 2012 (117.455, 48,6%), quando foi reestilizada pela 4ª vez e ganhou cabine dupla em todas as versões; e em 2017 (54.870, 48,9%).
Galeria: Teste CARPLACE: líder Strada é desafiada pelas novas Saveiro 16V e Ranger Sport
O ano de 2009, quando se aproximou das 90 mil unidades pela 1ª vez (89.979), foi marcado pelo lançamento da primeira picape pequena com cabine dupla original de fábrica. A inovação permitiu à Strada se aproximar dos 56% de market share, o maior até então. No ano seguinte, quando superou as 100 mil unidades (116.774), ganhou uma versão Sporting equipada com o novo motor 1.8 16V EtorQ, que substituiu o propulsor GM utilizado até então, e presente em alguns modelos da Stellantis até hoje.
Foi em 2010, aliás, que uma nova adversária chegou ao mercado. Com 4.026 emplacamentos, a Peugeot Hoggar respondeu por menos de 2% das vendas do segmento. A carreira da representante francesa, no entanto, foi curta e decepcionante: aposentada oficialmente em 2014, a Peugeot encerrou seu ciclo de vida com apenas 12.938 unidades ao longo de cinco anos.
O período de ouro da Strada foi entre os anos de 2010 a 2014, quando sempre emplacou pelo menos 110 mil unidades anuais. O ápice veio em 2014 (153.130), quando vendeu quase o dobro da Saveiro (83.033) – que nunca ultrapassou os 100 mil emplacamentos - e superou um milhão de unidades vendidas. No ano anterior, a Fiat havia sofrido uma reestilização na parte traseira, com novas lanternas e com uma caçamba mais alta, além de ganhar uma 3ª porta nas versões com cabine dupla.
Em 2015, apesar de manter a participação de mercado acima dos 55%, a Strada perdeu quase 55 mil compradores em relação ao ano anterior. Em 2016 (59.449), quase 40 mil consumidores também desapareceram. Mas foi em 2017 (54.870), quando não teve nenhuma novidade significativa, que o modelo registrou seu pior resultado em mais de uma década.
Com a ajuda do lançamento da versão Freedom cabine dupla equipada com motor 1.4, em 2019 a Strada emplacou 73.223 unidades e atingiu seu maior market share até então (57,2%). Mas em 2020, com a nova geração nas concessionárias, a picape conquistou a preferência de 80.041 consumidores e assegurou 68% de participação, seu novo recorde. Nos 5 primeiros meses de 2021 já são 51.368 unidades nas ruas e um domínio de mais de 78%.
Algo, no entanto, parece fácil de se apontar: com uma média de emplacamentos de quase 6,5 mil unidades/mês desde 2002 – contra pouco mais de 3,4 mil da Saveiro, sua arquirrival no período – e com um número de concorrentes cada vez menor, será bem complicado superar a curto prazo uma picape que já superou a marca de 1,5 milhão de unidades vendidas nos últimos 20 anos.
ANO |
STRADA |
SAVEIRO |
MONTANA |
COURIER |
HOGGAR |
CORSA |
TOTAL SEGMENTO |
2002 |
26.053 |
22.614 |
0 |
7.638 |
0 |
86 |
56.391 |
2003 |
28.080 |
16.179 |
4.160 |
6.413 |
0 |
2 |
54.834 |
2004 |
29.718 |
17.895 |
21.602 |
7.047 |
0 |
0 |
76.262 |
2005 |
40.977 |
13.970 |
16.719 |
7.006 |
0 |
0 |
78.672 |
2006 |
42.347 |
18.708 |
14.759 |
8.671 |
0 |
0 |
84.485 |
2007 |
61.331 |
24.399 |
22.529 |
9.563 |
0 |
0 |
117.822 |
2008 |
71.944 |
30.585 |
32.750 |
8.333 |
0 |
0 |
143.612 |
2009 |
89.979 |
29.783 |
34.020 |
8.261 |
0 |
0 |
162.043 |
2010 |
116.774 |
62.184 |
36.662 |
7.309 |
4.026 |
0 |
226.955 |
2011 |
118.608 |
71.215 |
45.830 |
7.706 |
5.655 |
0 |
249.014 |
2012 |
117.455 |
66.443 |
48.474 |
7.263 |
2.155 |
0 |
241.790 |
2013 |
122.902 |
72.370 |
46.707 |
3.052 |
747 |
0 |
245.778 |
2014 |
153.130 |
83.033 |
35.731 |
4 |
354 |
0 |
272.252 |
2015 |
98.631 |
56.704 |
23.651 |
2 |
1 |
0 |
178.989 |
2016 |
59.449 |
33.954 |
14.769 |
0 |
0 |
0 |
108.172 |
2017 |
54.870 |
42.438 |
14.872 |
2 |
0 |
0 |
112.182 |
2018 |
67.227 |
45.920 |
13.106 |
0 |
0 |
0 |
126.253 |
2019 |
73.223 |
42.270 |
12.524 |
2 |
0 |
0 |
128.019 |
2020 |
80.041 |
30.965 |
6.654 |
0 |
0 |
0 |
117.660 |
2021 |
51.368 |
12.638 |
1.742 |
0 |
0 |
0 |
65.748 |
TOTAL |
1.504.107 |
794.267 |
447.261 |
88.272 |
12.938 |
88 |
2.846.933 |
Observação: Números contabilizados até maio/21.
Fonte: Fenabrave
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