page ad skin

Fiat Strada supera 1,5 milhão de unidades; relembre sua história

Dominando o segmento desde 2000, picape compacta atualmente só tem um rival

Fiat Strada 2021 x Strada 2019

Veículo mais vendido no Brasil nos 5 primeiros meses de 2021, a Fiat Strada pode ser considerada um fenômeno comercial. Com nova geração apresentada à imprensa em abril do ano passado, o modelo completou em 2020 seus 21 anos consecutivos como líder de vendas entre as picapes pequenas. Trata-se de um dos mais longevos domínios já verificados no mercado brasileiro.

Lançada em outubro de 1998 como substituta da Fiorino, derivada da linha Uno, a picape pequena da família Palio chegou ao mercado enfrentando como concorrentes a veterana Volkswagen Saveiro, única do segmento presente desde o início da década de 80, a Ford Courier, apresentada um ano antes, e a Chevrolet Corsa Pick-up, ou picape Corsa.

Fiat Strada histórico
Fiat Strada

Mas foi a partir de 2000, seu segundo ano completo de mercado, que a Strada assumiu o protagonismo para não mais largar. Em 2002 (ano mais antigo com números ainda disponibilizados pela Fenabrave), quando a versão Adventure equipada com motor 1.8 de origem GM foi apresentada, o modelo registrou 26.053 emplacamentos e assegurou 46,2% de market share.

A Saveiro, com 22.614 unidades, foi a rival mais próxima. Terceira colocada, a Courier emplacou cerca de 1/3 da VW (7.638) – a carreira da representante da Ford foi encerrada em 2013, com menos de 90 mil unidades acumuladas desde 2002. Já a picape Corsa, em seu último ano completo no mercado, registrou apenas 86 unidades – em 2003, o modelo foi substituído pela Montana, que chegou em setembro e encerrou aquele ano com 4.160 unidades.

Ford Courier 1997
Chevrolet Montana

A Montana, aliás, teve altos e baixos ao longo de sua carreira comercial. Em 2004 (21.602) e 2005 (16.719), seus dois primeiros anos completos, a Chevrolet ficou à frente da Saveiro, situação que se repetiu em 2008 e 2009. De lá para cá, no entanto, não consegue fazer frente às rivais – em 2019 (12.524), por exemplo, ficou abaixo dos 10% de participação e com cerca de ¼ do recorde de emplacamentos registrado em 2012 (48.474). Deixou de ser produzida em maio deste ano. 

Em 2003, a Strada (28.080) superou pela 1ª vez os 50% de participação de mercado. Desde então ela só não respondeu por mais da metade das vendas em quatro oportunidades: em 2004 (29.718, 39%), quando teve sua 2ª reestilização; em 2011 (118.608, 47,6%), ano do surgimento do câmbio Dualogic na versão Adventure de cabine dupla; em 2012 (117.455, 48,6%), quando foi reestilizada pela 4ª vez e ganhou cabine dupla em todas as versões; e em 2017 (54.870, 48,9%).

Galeria: Teste CARPLACE: líder Strada é desafiada pelas novas Saveiro 16V e Ranger Sport

O ano de 2009, quando se aproximou das 90 mil unidades pela 1ª vez (89.979), foi marcado pelo lançamento da primeira picape pequena com cabine dupla original de fábrica. A inovação permitiu à Strada se aproximar dos 56% de market share, o maior até então. No ano seguinte, quando superou as 100 mil unidades (116.774), ganhou uma versão Sporting equipada com o novo motor 1.8 16V EtorQ, que substituiu o propulsor GM utilizado até então, e presente em alguns modelos da Stellantis até hoje.

Foi em 2010, aliás, que uma nova adversária chegou ao mercado. Com 4.026 emplacamentos, a Peugeot Hoggar respondeu por menos de 2% das vendas do segmento. A carreira da representante francesa, no entanto, foi curta e decepcionante: aposentada oficialmente em 2014, a Peugeot encerrou seu ciclo de vida com apenas 12.938 unidades ao longo de cinco anos.

Fiat Strada 2019

O período de ouro da Strada foi entre os anos de 2010 a 2014, quando sempre emplacou pelo menos 110 mil unidades anuais. O ápice veio em 2014 (153.130), quando vendeu quase o dobro da Saveiro (83.033) – que nunca ultrapassou os 100 mil emplacamentos - e superou um milhão de unidades vendidas. No ano anterior, a Fiat havia sofrido uma reestilização na parte traseira, com novas lanternas e com uma caçamba mais alta, além de ganhar uma 3ª porta nas versões com cabine dupla.

Em 2015, apesar de manter a participação de mercado acima dos 55%, a Strada perdeu quase 55 mil compradores em relação ao ano anterior. Em 2016 (59.449), quase 40 mil consumidores também desapareceram. Mas foi em 2017 (54.870), quando não teve nenhuma novidade significativa, que o modelo registrou seu pior resultado em mais de uma década.

Com a ajuda do lançamento da versão Freedom cabine dupla equipada com motor 1.4, em 2019 a Strada emplacou 73.223 unidades e atingiu seu maior market share até então (57,2%). Mas em 2020, com a nova geração nas concessionárias, a picape conquistou a preferência de 80.041 consumidores e assegurou 68% de participação, seu novo recorde. Nos 5 primeiros meses de 2021 já são 51.368 unidades nas ruas e um domínio de mais de 78%.

Algo, no entanto, parece fácil de se apontar: com uma média de emplacamentos de quase 6,5 mil unidades/mês desde 2002 – contra pouco mais de 3,4 mil da Saveiro, sua arquirrival no período – e com um número de concorrentes cada vez menor, será bem complicado superar a curto prazo uma picape que já superou a marca de 1,5 milhão de unidades vendidas nos últimos 20 anos.

ANO 

STRADA 

SAVEIRO 

MONTANA 

COURIER 

HOGGAR 

CORSA 

TOTAL SEGMENTO 

2002 

26.053 

22.614 

7.638 

86 

56.391 

2003 

28.080 

16.179 

4.160 

6.413 

54.834 

2004 

29.718 

17.895 

21.602 

7.047 

76.262 

2005 

40.977 

13.970 

16.719 

7.006 

78.672 

2006 

42.347 

18.708 

14.759 

8.671 

84.485 

2007 

61.331 

24.399 

22.529 

9.563 

117.822 

2008 

71.944 

30.585 

32.750 

8.333 

143.612 

2009 

89.979 

29.783 

34.020 

8.261 

162.043 

2010 

116.774 

62.184 

36.662 

7.309 

4.026 

226.955 

2011 

118.608 

71.215 

45.830 

7.706 

5.655 

249.014 

2012 

117.455 

66.443 

48.474 

7.263 

2.155 

241.790 

2013 

122.902 

72.370 

46.707 

3.052 

747 

245.778 

2014 

153.130 

83.033 

35.731 

354 

272.252 

2015 

98.631 

56.704 

23.651 

178.989 

2016 

59.449 

33.954 

14.769 

108.172 

2017 

54.870 

42.438 

14.872 

112.182 

2018 

67.227 

45.920 

13.106 

126.253 

2019 

73.223 

42.270 

12.524 

128.019 

2020 

80.041 

30.965 

6.654 

117.660 

2021 

51.368 

12.638 

1.742 

65.748 

TOTAL 

1.504.107 

794.267 

447.261 

88.272 

12.938 

88 

2.846.933 

Observação: Números contabilizados até maio/21.

Fonte: Fenabrave

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários