Hyundai Santa Cruz: rival da Maverick inicia produção em série
Chegada às lojas acontecerá em breve, começando pelos Estados Unidos
Apresentada ao mundo em meados de abril, a picape Santa Cruz, da Hyundai, começa a ser produzida em série nesta semana nos Estados Unidos. A fábrica localizada em Montgomery, no estado do Alabama, passou por importantes atualizações para receber o modelo e agora concentra a produção de cinco diferentes veículos: Sonata, Elantra, Tucson, Santa Fe e a própria Santa Cruz. A chegada às lojas acontecerá dentro de algumas semanas.
“Estamos entusiasmados e honrados por produzir a primeira picape da Hyundai para o mercado norte-americano”, disse o diretor da fábrica, Ernie Kim. “O lançamento do Santa Cruz é mais uma prova da confiança que a empresa Hyundai Motor deposita em nossa casa no Alabama. Estou muito orgulhoso de nossos membros da equipe por realizarem essa conquista enquanto o mundo está passando por tempos tão difíceis", completou.
Galeria: Hyundai Santa Cruz 2022 - Fábrica
No mercado norte-americano, a Santa Cruz brigará diretamente com a Ford Maverick, também estreante no segmento. Ambas serão posicionadas como alternativa às picapes tradicionais e devem mirar em clientes que hoje consomem SUVs, hatchbacks e até sedãs. Nos dois casos, o esquema de construção é o mesmo: carroceria com estrutura monobloco e opção de tração dianteira ou nas quatro rodas.
Visualmente, a Santa Cruz aposta em linhas bem mais dinâmicas e ousadas que a rival da Ford. A inspiração partiu do Tucson, modelo que empresta a plataforma, e segue fielmente as tendências da nova identidade visual da marca. A dianteira tem luzes diurnas de LED integradas à grade, enquanto a traseira tem lanternas divididas pela tampa da caçamba. O interior remete a veículos de passeio, com tecnologias como painel digital e freio de estacionamento eletrônico.
Sob o capô, são oferecidas duas opções de motorização: 2.5 aspirado (injeção direta de gasolina) com 190 cv e 24,9 kgfm de torque, e 2.5 turbo com 275 cv e 42,9 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de 8 marchas, com opção de tração integral com seletor de modos HTRAC, que varia a distribuição entre os eixos dependendo do modo selecionado.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Hyundai
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Santa Cruz 2025 atualiza design para enfrentar Ford Maverick nos EUA
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova Hyundai Santa Cruz terá “capacidade aprimorada” para encarar Maverick
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Além do novo Hyundai Tucson: picape Santa Cruz também entra no radar do Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Hyundai Santa Cruz ganha versão Night 2.5 turbo; teria vez no Brasil?