page ad skin

Hyundai Santa Cruz: rival da Maverick inicia produção em série

Chegada às lojas acontecerá em breve, começando pelos Estados Unidos

Hyundai Santa Cruz 2022 - Fábrica

Apresentada ao mundo em meados de abril, a picape Santa Cruz, da Hyundai, começa a ser produzida em série nesta semana nos Estados Unidos. A fábrica localizada em Montgomery, no estado do Alabama, passou por importantes atualizações para receber o modelo e agora concentra a produção de cinco diferentes veículos: Sonata, Elantra, Tucson, Santa Fe e a própria Santa Cruz. A chegada às lojas acontecerá dentro de algumas semanas.

“Estamos entusiasmados e honrados por produzir a primeira picape da Hyundai para o mercado norte-americano”, disse o diretor da fábrica, Ernie Kim. “O lançamento do Santa Cruz é mais uma prova da confiança que a empresa Hyundai Motor deposita em nossa casa no Alabama. Estou muito orgulhoso de nossos membros da equipe por realizarem essa conquista enquanto o mundo está passando por tempos tão difíceis", completou.

Galeria: Hyundai Santa Cruz 2022 - Fábrica

No mercado norte-americano, a Santa Cruz brigará diretamente com a Ford Maverick, também estreante no segmento. Ambas serão posicionadas como alternativa às picapes tradicionais e devem mirar em clientes que hoje consomem SUVs, hatchbacks e até sedãs. Nos dois casos, o esquema de construção é o mesmo: carroceria com estrutura monobloco e opção de tração dianteira ou nas quatro rodas.

Visualmente, a Santa Cruz aposta em linhas bem mais dinâmicas e ousadas que a rival da Ford. A inspiração partiu do Tucson, modelo que empresta a plataforma, e segue fielmente as tendências da nova identidade visual da marca. A dianteira tem luzes diurnas de LED integradas à grade, enquanto a traseira tem lanternas divididas pela tampa da caçamba. O interior remete a veículos de passeio, com tecnologias como painel digital e freio de estacionamento eletrônico.

Sob o capô, são oferecidas duas opções de motorização: 2.5 aspirado (injeção direta de gasolina) com 190 cv e 24,9 kgfm de torque, e 2.5 turbo com 275 cv e 42,9 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de 8 marchas, com opção de tração integral com seletor de modos HTRAC, que varia a distribuição entre os eixos dependendo do modo selecionado.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com