Revelado mundialmente há quase um ano, o Ford Bronco chamou a atenção desde então com seu desenho conceitual baseado no modelo original da década de 1970. E agora, finalmente a linha de montagem tem sinal verde para iniciar sua produção após sucessivos atrasos (e uma maré de azar) pelo caminho, que incluíram desde problemas com o fornecedor do teto removível até a escassez mundial de semicondutores.
Agora a Ford acaba de anunciar o início da produção do Bronco (não o Bronco Sport, este já produzido no México e exportado ao Brasil), que já é feito no complexo fabril da marca do oval azul em Michigan, nos Estados Unidos. Para produzir o novo Bronco, a fábrica passou por uma modernização cujo investimento chegou a US$ 750 milhões (R$ 3.813.878.250 em conversão direta), fora que 2.700 empregos foram gerados para deixar a fábrica pronta para produzir o utilitário 4x4.
Outra boa notícia é que as primeiras unidades do Bronco já saíram da linha de montagem e estão a caminho das concessionárias exclusivamente dedicada ao modelo nos Estados Unidos. Os modelos prontos também têm como destino os primeiros clientes que fizeram a reserva no ano passado. Para se ter ideia, o Bronco chegou a ter 190 mil pedidos de reserva, sendo convertidos nada menos do que 125 mil pedidos de compra, enquanto a fila de espera chegou a 18 meses. O sucesso imediato do Bronco pegou de surpresa até a própria Ford.
Enquanto o Bronco Sport é feito com base em monobloco, o Bronco é produzido sobre chassi separado da carroceria. Seu foco é rivalizar com o Jeep Wrangler no mercado, que por enquanto vem levando a melhor em vendas na terra do Tio Sam devido aos atrasos na produção do Bronco. No entanto, a julgar pelos números de reservas do novo jipão da Ford, ele deverá dar trabalho daqui para frente ao modelo da Jeep.
E como podemos ver pelas fotos, ele é grande: mede 4.412 mm de comprimento, 1.826 mm de altura (chega a 2.004 mm dependendo da versão), 1.927 mm de largura e 2.550 mm de entre-eixos na configuração de duas portas - indo a 2.949 mm de entre-eixos e 4.810 mm de comprimento na versão quatro portas. E ele traz predicados para fazer frente ao utilitário da Jeep.
Segundo a Ford, ele conta com a maior distância do solo (24,9 cm) e curso de suspensão (cerca de 17% mais que o Wrangler) da categoria, além de um ângulo de entrada de 29 graus, ângulo de saída de 37,2 graus e capacidade de submersão de até 85 cm. Números de respeito para um modelo voltado ao uso fora de estrada. Já a suspensão dianteira é independente duplo A, enquanto a traseira é do tipo eixo rígido com molas helicoidais. Pelos primeiros vídeos do Bronco na prática, como ele subindo uma trilha do deserto de Moab em marcha ré, o utilitário mostrou bastante aptidão no off-road mais extremo.
Debaixo do capô o Bronco terá à disposição dois motores turbo: o 2.3 EcoBoost de 274 cv e 42,9 kgfm de torque e o 2.7 V6 EcoBoost com 314 cv e 55,3 kgfm. Além disso, ele pode trabalhar com um câmbio manual de 7 marchas (6+1, apenas no 2.3) ou automático de 10 marchas (2.3 e 2.7), sempre com sistema de tração 4x4 e reduzida. As duas caixas de transferência têm operação eletrônica, mas como opcional o sistema pode ser automático, distribuindo automaticamente a força entre as rodas. Os diferenciais dianteiro e traseiro (assinados pela renomada Dana) são bloqueáveis eletronicamente.
Um dos diferenciais do Bronco é ser bastante personalizável. Para isso, a Ford tem um novo centro de modificações próximo a fábrica de Michigan, onde os compradores do utilitário poderão escolher o que querem instalar no modelo. Os itens vão de racks de teto a equipamentos voltados ao off-road, bem como decalques na carroceria, rodas, entre outros.
A Ford lançou uma série de vídeos chamada Bronco Celebration para comemorar o início da produção do novo Bronco. Os vídeos no canal do youtube da marca mostrarão vários colaboradores da marca envolvidos no processo de lançamento e produção do utilitário, bem como os interessados que fizeram a reserva e os futuros clientes.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primeiras impressões Ford Bronco V6 Wildtrak: bruto, mas refinado
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford Bronco Wildtrak é lançado na Argentina com motor V6 biturbo de 334 cv
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ford confirma que lançará novas versões da Maverick e do Bronco
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Ford Mustang chega aos 800 cv com kit oficial apresentado no SEMA