Apesar do lançamento recente e da chegada às lojas ainda nem ter acontecido, a Ford já pensa em expandir o portfólio da picape Maverick com o lançamento de novas versões. Em entrevista concedida ao jornal The New York Times, o CEO da marca, Jim Farley, apostou todas as fichas no sucesso do modelo e adiantou que diversas variantes estão a caminho, incluindo uma configuração totalmente elétrica.
A versão EV já era esperada, levando em conta os investimentos da marca no campo da eletrificação. O catálogo da empresa já oferece diversos veículos elétricos, como Mustang Mach-E, F-150 Lightning e E-Transit , e até mesmo um centro de pesquisa foi aberto recentemente para aprimorar o desenvolvimento de baterias. A marca também investiu recentemente em uma joint venture para produção de componentes e trabalha em pelo menos duas novas plataformas EV.
As demais versões ainda são desconhecidas. Especulações giram em torno de variantes com pegada esportiva ou com preparação de fábrica para uso mais intenso no off-road (a exemplo do que acontece com as primas maiores Ranger, F-150 e F-250). Um modelo aventureiro intermediário também é esperado, provavelmente dentro da grife Timberline recentemente lançada no SUV Explorer (suspensão específica, pneus off-road e apliques plásticos).
Mecanicamente, as novas versões (obviamente com exceção da elétrica) devem manter o conjunto atual usado nas variantes XL, XLT e Lariat. Ou seja, motor 2.5 híbrido com 164 cv de potência e 21,4 kgfm de torque associado ao propulsor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. A potência combinada é de 193 cv, com consumo de 17 km/litro na cidade e autonomia superior a 800 km. O câmbio é eCVT, sempre com tração dianteira.
A outra opção, bem mais forte, é o 2.0 EcoBoost turbo, que entrega 253 cv a 5.500 rpm e 38,3 kgfm a 3.000 rpm, sempre acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. Neste caso, a picape oferece tração integral como opcional, além de trocar a suspensão traseira de eixo de torção por conjunto multi-link.
No Brasil, o lançamento da Maverick é aguardado para 2022. Chegará importada do México para brigar diretamente com a Fiat Toro.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: The New York Times via Ford Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Novos Equinox e Duster flagrados no Brasil e mais
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford Maverick Lobo tem suspensão rebaixada de fábrica e até 'modo proibido'
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford Maverick já tem data para ganhar novo visual e versões inéditas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ford atrasará atualizações de Maverick e Bronco Sport: entenda