Jeep Compass tem melhor mês, mas vê Corolla Cross crescendo
Na faixa dos grandes, SW4 domina com folga
Com crescimento mais uma vez acima da média do mercado brasileiro, os SUVs médios e grandes responderam por quase 14,5 mil unidades emplacadas em maio, um avanço de mais de 390% frente ao mesmo período de 2020. Mesmo numa comparação mais justa, com maio de 2019, o resultado ainda é 29,5% superior.
Já com linha 2022 nas concessionárias, o Jeep Compass (6.135) teve o seu melhor momento no ano e manteve uma liderança muito confortável entre os modelos médios. Apesar disso, perdeu quase 8 pontos percentuais de participação de mercado em relação a abril, em função das 3.678 unidades do Toyota Corolla Cross em seu 2º mês completo. Será interessante acompanhar a chegada do VW Taos para ver como ficará a briga pelas primeiras posições.
O Caoa Chery Tiggo 8, com 846 unidades, completou o pódio com seu novo recorde de vendas. Novamente em 4º, o VW Tiguan desta vez ficou abaixo das 500 unidades (483). Com promoções realizadas pela rede de concessionárias, o Ford Territory (363) venceu uma briga acirrada contra o Caoa Chery Tiggo 7 (345) pelo 5º lugar e só não vendeu mais do que em setembro passado (370).
O Hyundai Tucson, com 153 unidades, ficou fora do top 10. Com 58 unidades, o Toyota RAV4 ficou atrás do arquirrival Honda CR-V (60), zerado no último ranking, e do Peugeot 3008 (86), em melhor resultado em 2021. O mês ainda marcou os primeiros emplacamentos do Caoa Exeed LX (3), versão mais sofisticada do Tiggo 7 e que deverá ser lançada oficialmente nos próximos meses.
SUVs / Crossovers II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
MAI/21 |
ABR/21 |
MAI/20 |
% MAI 21 |
% ABR 21 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
JEEP COMPASS |
26509 |
6135 |
5503 |
1253 |
46,80% |
54,25% |
11,48% |
389,62% |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
5604 |
3678 |
1889 |
0 |
28,06% |
18,62% |
94,71% |
- |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
2875 |
846 |
702 |
0 |
6,45% |
6,92% |
20,51% |
- |
4º |
VW TIGUAN |
1832 |
483 |
569 |
199 |
3,68% |
5,61% |
-15,11% |
142,71% |
5º |
FORD TERRITORY |
910 |
363 |
184 |
0 |
2,77% |
1,81% |
97,28% |
- |
6º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
1140 |
345 |
279 |
131 |
2,63% |
2,75% |
23,66% |
163,36% |
7º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
1094 |
259 |
198 |
66 |
1,98% |
1,95% |
30,81% |
292,42% |
8º |
HYUNDAI IX35 |
1278 |
179 |
221 |
59 |
1,37% |
2,18% |
-19,00% |
203,39% |
9º |
KIA SPORTAGE |
593 |
172 |
112 |
61 |
1,31% |
1,10% |
53,57% |
181,97% |
10º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
839 |
171 |
172 |
86 |
1,30% |
1,70% |
-0,58% |
98,84% |
11º |
HYUNDAI TUCSON |
1103 |
153 |
183 |
76 |
1,17% |
1,80% |
-16,39% |
101,32% |
12º |
PEUGEOT 3008 |
312 |
86 |
43 |
36 |
0,66% |
0,42% |
100,00% |
138,89% |
13º |
HONDA CR-V |
65 |
60 |
0 |
30 |
0,46% |
0,00% |
- |
100,00% |
14º |
TOYOTA RAV4 |
321 |
58 |
16 |
82 |
0,44% |
0,16% |
262,50% |
-29,27% |
15º |
CHEVROLET EQUINOX |
133 |
31 |
36 |
276 |
0,24% |
0,35% |
-13,89% |
-88,77% |
16º |
SUBARU FORESTER |
117 |
30 |
0 |
0 |
0,23% |
0,00% |
- |
- |
17º |
MITSUBISHI ASX |
115 |
21 |
21 |
38 |
0,16% |
0,21% |
0,00% |
-44,74% |
18º |
SUBARU XV |
94 |
19 |
0 |
1 |
0,14% |
0,00% |
- |
1800,00% |
19º |
JAC T60 |
64 |
16 |
16 |
8 |
0,12% |
0,16% |
0,00% |
100,00% |
20º |
CAOA EXEED LX |
3 |
3 |
0 |
0 |
0,02% |
0,00% |
- |
- |
|
|
45001 |
13108 |
10144 |
2402 |
100,00% |
100,00% |
29,22% |
445,71% |
Na faixa de cima, o Toyota SW4 (1.087) se aproximou dos 80% de Market share. O Mitsubishi Pajero, com apenas 199 unidades, foi o rival mais próximo. Com 67 unidades, o Chevrolet Trailblazer não tinha um resultado tão ruim desde julho de 2016 (43). Sem importação oficial, o gigantesco Chevrolet Suburban conquistou 3 consumidores.
SUVs / Crossovers III |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
MAI/21 |
ABR/21 |
MAI/20 |
% MAI 21 |
% ABR 21 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TOYOTA SW4 |
4769 |
1087 |
1078 |
303 |
78,48% |
66,91% |
0,83% |
258,75% |
2º |
MITSUBISHI PAJERO |
1134 |
199 |
274 |
77 |
14,37% |
17,01% |
-27,37% |
158,44% |
3º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
954 |
67 |
229 |
123 |
4,84% |
14,21% |
-70,74% |
-45,53% |
4º |
JEEP WRANGLER |
32 |
13 |
9 |
25 |
0,94% |
0,56% |
44,44% |
-48,00% |
5º |
FORD EDGE |
28 |
7 |
9 |
2 |
0,51% |
0,56% |
-22,22% |
250,00% |
6º |
KIA SORENTO |
50 |
7 |
10 |
2 |
0,51% |
0,62% |
-30,00% |
250,00% |
7º |
CHEVROLET SUBURBAN |
7 |
3 |
2 |
1 |
0,22% |
0,12% |
50,00% |
200,00% |
8º |
HYUNDAI SANTA FE |
2 |
1 |
0 |
4 |
0,07% |
0,00% |
- |
-75,00% |
9º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
3 |
1 |
0 |
4 |
0,07% |
0,00% |
- |
-75,00% |
|
|
6979 |
1385 |
1611 |
541 |
100,00% |
100,00% |
-14,03% |
156,01% |
Observação:
- O Caoa Chery Tiggo 8, anteriormente classificado na categoria III, foi reclassificado para a categoria II em função de porte, preço e posicionamento de mercado.
Fonte: Fenabrave
Ouça o podcast do Motor1.com:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova geração do Jeep Compass será revelada em março; veja o que sabemos
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Novo Compass 2026: Stellantis confirma US$ 2,1 bilhões para produção
IPVA SP 2025: Governo muda regra e apenas híbridos da Toyota terão isenção
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Primeiro contato: os modelos da GAC, a próxima chinesa a estrear ao Brasil
Teste Jeep Commander Blackhawk: solução para os problemas tem preço