Com crescimento mais uma vez acima da média do mercado brasileiro, os SUVs médios e grandes responderam por quase 14,5 mil unidades emplacadas em maio, um avanço de mais de 390% frente ao mesmo período de 2020. Mesmo numa comparação mais justa, com maio de 2019, o resultado ainda é 29,5% superior.
Já com linha 2022 nas concessionárias, o Jeep Compass (6.135) teve o seu melhor momento no ano e manteve uma liderança muito confortável entre os modelos médios. Apesar disso, perdeu quase 8 pontos percentuais de participação de mercado em relação a abril, em função das 3.678 unidades do Toyota Corolla Cross em seu 2º mês completo. Será interessante acompanhar a chegada do VW Taos para ver como ficará a briga pelas primeiras posições.
O Caoa Chery Tiggo 8, com 846 unidades, completou o pódio com seu novo recorde de vendas. Novamente em 4º, o VW Tiguan desta vez ficou abaixo das 500 unidades (483). Com promoções realizadas pela rede de concessionárias, o Ford Territory (363) venceu uma briga acirrada contra o Caoa Chery Tiggo 7 (345) pelo 5º lugar e só não vendeu mais do que em setembro passado (370).
O Hyundai Tucson, com 153 unidades, ficou fora do top 10. Com 58 unidades, o Toyota RAV4 ficou atrás do arquirrival Honda CR-V (60), zerado no último ranking, e do Peugeot 3008 (86), em melhor resultado em 2021. O mês ainda marcou os primeiros emplacamentos do Caoa Exeed LX (3), versão mais sofisticada do Tiggo 7 e que deverá ser lançada oficialmente nos próximos meses.
SUVs / Crossovers II |
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POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
MAI/21 |
ABR/21 |
MAI/20 |
% MAI 21 |
% ABR 21 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
JEEP COMPASS |
26509 |
6135 |
5503 |
1253 |
46,80% |
54,25% |
11,48% |
389,62% |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
5604 |
3678 |
1889 |
0 |
28,06% |
18,62% |
94,71% |
- |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
2875 |
846 |
702 |
0 |
6,45% |
6,92% |
20,51% |
- |
4º |
VW TIGUAN |
1832 |
483 |
569 |
199 |
3,68% |
5,61% |
-15,11% |
142,71% |
5º |
FORD TERRITORY |
910 |
363 |
184 |
0 |
2,77% |
1,81% |
97,28% |
- |
6º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
1140 |
345 |
279 |
131 |
2,63% |
2,75% |
23,66% |
163,36% |
7º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
1094 |
259 |
198 |
66 |
1,98% |
1,95% |
30,81% |
292,42% |
8º |
HYUNDAI IX35 |
1278 |
179 |
221 |
59 |
1,37% |
2,18% |
-19,00% |
203,39% |
9º |
KIA SPORTAGE |
593 |
172 |
112 |
61 |
1,31% |
1,10% |
53,57% |
181,97% |
10º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
839 |
171 |
172 |
86 |
1,30% |
1,70% |
-0,58% |
98,84% |
11º |
HYUNDAI TUCSON |
1103 |
153 |
183 |
76 |
1,17% |
1,80% |
-16,39% |
101,32% |
12º |
PEUGEOT 3008 |
312 |
86 |
43 |
36 |
0,66% |
0,42% |
100,00% |
138,89% |
13º |
HONDA CR-V |
65 |
60 |
0 |
30 |
0,46% |
0,00% |
- |
100,00% |
14º |
TOYOTA RAV4 |
321 |
58 |
16 |
82 |
0,44% |
0,16% |
262,50% |
-29,27% |
15º |
CHEVROLET EQUINOX |
133 |
31 |
36 |
276 |
0,24% |
0,35% |
-13,89% |
-88,77% |
16º |
SUBARU FORESTER |
117 |
30 |
0 |
0 |
0,23% |
0,00% |
- |
- |
17º |
MITSUBISHI ASX |
115 |
21 |
21 |
38 |
0,16% |
0,21% |
0,00% |
-44,74% |
18º |
SUBARU XV |
94 |
19 |
0 |
1 |
0,14% |
0,00% |
- |
1800,00% |
19º |
JAC T60 |
64 |
16 |
16 |
8 |
0,12% |
0,16% |
0,00% |
100,00% |
20º |
CAOA EXEED LX |
3 |
3 |
0 |
0 |
0,02% |
0,00% |
- |
- |
|
|
45001 |
13108 |
10144 |
2402 |
100,00% |
100,00% |
29,22% |
445,71% |
Na faixa de cima, o Toyota SW4 (1.087) se aproximou dos 80% de Market share. O Mitsubishi Pajero, com apenas 199 unidades, foi o rival mais próximo. Com 67 unidades, o Chevrolet Trailblazer não tinha um resultado tão ruim desde julho de 2016 (43). Sem importação oficial, o gigantesco Chevrolet Suburban conquistou 3 consumidores.
SUVs / Crossovers III |
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POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
MAI/21 |
ABR/21 |
MAI/20 |
% MAI 21 |
% ABR 21 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TOYOTA SW4 |
4769 |
1087 |
1078 |
303 |
78,48% |
66,91% |
0,83% |
258,75% |
2º |
MITSUBISHI PAJERO |
1134 |
199 |
274 |
77 |
14,37% |
17,01% |
-27,37% |
158,44% |
3º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
954 |
67 |
229 |
123 |
4,84% |
14,21% |
-70,74% |
-45,53% |
4º |
JEEP WRANGLER |
32 |
13 |
9 |
25 |
0,94% |
0,56% |
44,44% |
-48,00% |
5º |
FORD EDGE |
28 |
7 |
9 |
2 |
0,51% |
0,56% |
-22,22% |
250,00% |
6º |
KIA SORENTO |
50 |
7 |
10 |
2 |
0,51% |
0,62% |
-30,00% |
250,00% |
7º |
CHEVROLET SUBURBAN |
7 |
3 |
2 |
1 |
0,22% |
0,12% |
50,00% |
200,00% |
8º |
HYUNDAI SANTA FE |
2 |
1 |
0 |
4 |
0,07% |
0,00% |
- |
-75,00% |
9º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
3 |
1 |
0 |
4 |
0,07% |
0,00% |
- |
-75,00% |
|
|
6979 |
1385 |
1611 |
541 |
100,00% |
100,00% |
-14,03% |
156,01% |
Observação:
- O Caoa Chery Tiggo 8, anteriormente classificado na categoria III, foi reclassificado para a categoria II em função de porte, preço e posicionamento de mercado.
Fonte: Fenabrave
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