Chevrolet irá paralisar produção em São Caetano do Sul até agosto
Marca aproveita falta de componentes para interromper linha de montagem em preparação para a nova picape
Após paralisar a produção de Chevrolet Onix e Onix Plus em Gravataí (RS) até junho, agora será a vez da fábrica em São Caetano do Sul (SP), responsável por Tracker, Onix Joy, Onix Plus Joy e Spin. A fabricante anunciou a decisão aos funcionários e confirmou em nota enviada à imprensa. A justificativa seria a falta de peças e para inicar a preparação para montar uma nova picape no complexo, prevista para o ano que vem e que ficará abaixo da S10.
De acordo com o Broadcast Estadão, que foi o primeiro a publicar a informação, a produção de São Caetano do Sul começará a paralisação a partir da segunda-feira (31), quando parte do turno noturno irá parar, com exceção da funilaria e pintura. Depois disso, o complexo terá sua produção suspensa por completo no dia 21 de junho, com previsão de volta para 2 de agosto.
Galeria: Fábrica Chevrolet São Caetano do Sul (SP)
Em nota, a General Motors confirma que fará a paralisação:
“Conforme anunciamos recentemente, a fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP) vai começar a ser preparada para receber um novo produto que completará a linha de picapes Chevrolet no futuro, dentro do novo plano de investimentos de R$ 10 bilhões. As readequações necessárias na linha de montagem, decorrentes deste processo, vão impactar temporariamente a produção. Considerando a dinâmica dos impactos da pandemia na cadeia de suprimentos, que permanece, e o objetivo de manter empregos, estamos negociando com sindicato medidas de suspensão temporária do contrato de trabalho.”
A falta de semicondutores tem afetado muito as fabricantes, em especial a Chevrolet. Onix e Onix Plus, feitos em Gravataí, seguem com a produção suspensa por conta deste desabastecimento de peças e tinha previsão prevista para junho. O sindicato local diz que o retorno foi adiado para 19 de julho. O complexo em São José dos Campos (SP), que faz S10 e Trailblazer, também tiveram o ritmo de produção reduzido para apenas um turno, retornando agora para montar a linha 2022 da picape.
Nova Montana?
Galeria: Chevrolet Montana 2023 - Projeção
Um dos motivos para a paralisação da fábrica é a adequação da linha de montagem para um novo modelo, uma picape que ficará posicionada abaixo da S10. A Chevrolet já confirmou que usará a plataforma de Onix, Onix Plus e Tracker, indicando que será uma picape monobloco ao estilo da Fiat Toro. O lançamento é previsto somente para 2023 e irá substituir a Montana, que teve a produção encerrada.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Broadcast Estadão via Automotive Business
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Chevrolet Equinox sobe de preço apenas um mês após chegar ao Brasil
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Chevrolet Tracker e Montana ficam mais potentes na linha 2025