Chevrolet irá paralisar produção em São Caetano do Sul até agosto
Marca aproveita falta de componentes para interromper linha de montagem em preparação para a nova picape
Após paralisar a produção de Chevrolet Onix e Onix Plus em Gravataí (RS) até junho, agora será a vez da fábrica em São Caetano do Sul (SP), responsável por Tracker, Onix Joy, Onix Plus Joy e Spin. A fabricante anunciou a decisão aos funcionários e confirmou em nota enviada à imprensa. A justificativa seria a falta de peças e para inicar a preparação para montar uma nova picape no complexo, prevista para o ano que vem e que ficará abaixo da S10.
De acordo com o Broadcast Estadão, que foi o primeiro a publicar a informação, a produção de São Caetano do Sul começará a paralisação a partir da segunda-feira (31), quando parte do turno noturno irá parar, com exceção da funilaria e pintura. Depois disso, o complexo terá sua produção suspensa por completo no dia 21 de junho, com previsão de volta para 2 de agosto.
Galeria: Fábrica Chevrolet São Caetano do Sul (SP)
Em nota, a General Motors confirma que fará a paralisação:
“Conforme anunciamos recentemente, a fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP) vai começar a ser preparada para receber um novo produto que completará a linha de picapes Chevrolet no futuro, dentro do novo plano de investimentos de R$ 10 bilhões. As readequações necessárias na linha de montagem, decorrentes deste processo, vão impactar temporariamente a produção. Considerando a dinâmica dos impactos da pandemia na cadeia de suprimentos, que permanece, e o objetivo de manter empregos, estamos negociando com sindicato medidas de suspensão temporária do contrato de trabalho.”
A falta de semicondutores tem afetado muito as fabricantes, em especial a Chevrolet. Onix e Onix Plus, feitos em Gravataí, seguem com a produção suspensa por conta deste desabastecimento de peças e tinha previsão prevista para junho. O sindicato local diz que o retorno foi adiado para 19 de julho. O complexo em São José dos Campos (SP), que faz S10 e Trailblazer, também tiveram o ritmo de produção reduzido para apenas um turno, retornando agora para montar a linha 2022 da picape.
Nova Montana?
Galeria: Chevrolet Montana 2023 - Projeção
Um dos motivos para a paralisação da fábrica é a adequação da linha de montagem para um novo modelo, uma picape que ficará posicionada abaixo da S10. A Chevrolet já confirmou que usará a plataforma de Onix, Onix Plus e Tracker, indicando que será uma picape monobloco ao estilo da Fiat Toro. O lançamento é previsto somente para 2023 e irá substituir a Montana, que teve a produção encerrada.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Broadcast Estadão via Automotive Business
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Chevrolet Tracker e Montana ficam mais potentes na linha 2025
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Celta 2025 é uma mentira: veja o carro que levantou o boato