Exatamente um ano após registrar seu pior mês de vendas de veículos novos desde fevereiro de 1946, o Reino Unido teve sua 2ª alta consecutiva. De acordo com a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes no mercado local, em abril foram comercializadas 141.583 unidades, contra apenas 4.321 unidades em 2020.
Numa comparação mais justa com abril de 2019, o resultado é 12% pior, no entanto. O acumulado, de 567.108 unidades, representa um crescimento de 16,2% frente ao 1º quadrimestre do ano passado. Os modelos movidos a gasolina e a diesel, que vinham em queda constante, representaram mais de 60% dos registros de abril.
Por montadoras, a Volkswagen (13.323) liderou a disputa pelo 2º mês consecutivo e agora lidera no acumulado de 2021 por aproximadamente 500 unidades em relação à Ford (12.959). O pódio foi completado pela Audi, com 11.154 unidades. Destaque para a Toyota (7.892), que cresceu 30% na comparação com 2019.
Com cada vez mais possibilidade de garantir a 1ª liderança anual para um modelo da Vauxhall desde 1965, segundo o Best Selling Cars Blog, o Corsa (3.968) foi o nº 1 pela 3ª vez no ano. O Mercedes Classe A, com 3.270 unidades, superou o Ford Fiesta (3.261) e assegurou a 2ª posição – os dois primeiros, aliás, foram os únicos presentes no top 10 de 2020.
Com 3.036 unidades, o Ford Puma manteve um ritmo forte e garantiu sua melhor colocação no mercado local desde o lançamento. Em 7º, o Audi A3 (2.665) não tinha um posicionamento tão bom desde julho de 2018, quando foi o 6º, de acordo com o BSCB.
POS. |
MODELO |
ABR.21 |
% MERCADO 2021 |
ABR.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1 |
VAUXHALL CORSA |
3.968 |
2,8% |
264 |
6,1% |
1403,0% |
2 |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
3.270 |
2,3% |
72 |
1,7% |
4441,7% |
3 |
FORD FIESTA |
3.261 |
2,3% |
- |
- |
- |
4 |
FORD PUMA |
3.036 |
2,1% |
- |
- |
- |
5 |
VW GOLF |
2.902 |
2,0% |
- |
- |
- |
6 |
FORD FOCUS |
2.756 |
1,9% |
- |
- |
- |
7 |
AUDI A3 |
2.665 |
1,9% |
- |
- |
- |
8 |
KIA SPORTAGE |
2.570 |
1,8% |
- |
- |
- |
9 |
VW POLO |
2.562 |
1,8% |
- |
- |
- |
10 |
FORD KUGA |
2.432 |
1,7% |
- |
- |
- |
POS. |
MARCA |
ABR.21 |
% MERCADO 2021 |
ABR.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1 |
VOLKSWAGEN |
13.323 |
9,4% |
210 |
4,9% |
6244,3% |
2 |
FORD |
12.959 |
9,2% |
306 |
7,1% |
4135,0% |
3 |
AUDI |
11.154 |
7,9% |
136 |
3,1% |
8101,5% |
4 |
VAUXHALL |
8.972 |
6,3% |
479 |
11,1% |
1773,1% |
5 |
BMW |
8.757 |
6,2% |
211 |
4,9% |
4050,2% |
6 |
MERCEDES-BENZ |
8.668 |
6,1% |
256 |
5,9% |
3285,9% |
7 |
TOYOTA |
7.892 |
5,6% |
19 |
0,4% |
41436,8% |
8 |
KIA |
7.529 |
5,3% |
156 |
3,6% |
4726,3% |
9 |
PEUGEOT |
6.756 |
4,8% |
189 |
4,4% |
3474,6% |
10 |
LAND ROVER |
6.374 |
4,5% |
79 |
1,8% |
7968,4% |
11 |
SKODA |
5.834 |
4,1% |
177 |
4,1% |
3196,0% |
12 |
NISSAN |
5.036 |
3,6% |
106 |
2,5% |
4650,9% |
13 |
VOLVO |
4.321 |
3,1% |
52 |
1,2% |
8209,6% |
14 |
SEAT |
4.144 |
2,9% |
165 |
3,8% |
2411,5% |
15 |
HYUNDAI |
3.958 |
2,8% |
64 |
1,5% |
6084,4% |
16 |
MINI |
3.116 |
2,2% |
38 |
0,9% |
8100,0% |
17 |
CITROËN |
2.641 |
1,9% |
56 |
1,3% |
4616,1% |
18 |
RENAULT |
2.361 |
1,7% |
44 |
1,0% |
5265,9% |
19 |
MAZDA |
2.243 |
1,6% |
11 |
0,3% |
20290,9% |
20 |
HONDA |
2.231 |
1,6% |
7 |
0,2% |
31771,4% |
... |
... |
|
... |
|
... |
... |
|
TOTAL |
141.583 |
... |
4.321 |
... |
3176,6% |
|
ACUMULADO |
567.108 |
... |
487.878 |
... |
16,2% |
Observação:
- Números de abril/20 disponíveis apenas para o líder e o vice-líder.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz seguirá fazendo carros a gasolina porque "elétricos são caros"
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Mercedes-Benz Classe A com dois motores foi feito para pilotos da F1
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Mercedes-Benz lança novo Classe A 2023 no Brasil por R$ 344.900
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Mercedes-Benz Classe A 2023 será híbrido-leve no Brasil