A Toyota quer apimentar um pouco mais sea linha atrair os entusiastas de carros esportivos com os novos modelos GR Yaris e o GR Supra para a sua linha. E há novidades por aí. O novo GR 86 foi revelado há cerca de um mês e a marca pretende fazer um GR Corolla e uma GR Hilux. Não irá parar aí, com um projeto da Gazoo Racing para um hipercarro.
Projetado em janeiro de 2018 com o conceito de GR Super Sport, a versão de produção chegará no próximo ano e pode receber o nome de GR 010. A Autocar anunciou que tem como objetivo focar suas atenções sobre o carro-chefe da Toyota, que terá que brigar contra o Aston Martin Valkyrie e o Mercedes-AMG One. A máquina de motor central adotará um motor híbrido e carroceria no estilo cupê, possivelmente com opção de abertura de teto, segundo foi sugerido por uma patente da marca.
Mesmo que um modelo equivalente ao de um Le Mans Hypercar não seja mais necessário, desde que os regulamentos da categoria mudaram, a Toyota está mantendo seu plano original de dar ao GR Super Sport uma versão de rua. O que esperamos dele é um sistema híbrido 2.4 V6 biturbo adaptado do carro de corrida, o TS050 Hybrid.
Esperava-se que tivesse pelo menos 1.000 cv, mas a Autocar afirma que há uma possibilidade de que a versão final seja ainda mais potência, vinda de uma configuração híbrida de três motores. De qualquer forma, será mais forte do que seu equivalente dos carros de corrida, já que a versão de pista agora tem que ser limitada a 679 cv produzidos pelo motor 3.0 V6 híbrido, por conta das mudanças nas regras para os Le Mans Hypercar.
Ainda não há preços definidos e quantas unidades serão feitas, mas com a mudança dos regulamentos nas regras do World Endurance Championship significa que a Toyota não precisará mais fazer um mínimo de 20 unidades. Considerando o dinheiro, tempo e esforço investidos no projeto, a lógica nos indica que terá uma produção maior para que faça sentido levar o projeto do GR Super Sport/GR 010 para frente.
Enquanto a Toyota está determinada a lançar uma versão de rua de seu Le Mans Hypercar, outras fabricantes que anunciaram participar da categoria do WEC ainda não se comprometeram com a criação de um modelo de produção e que possa rodar fora das pistas. Mais especificamente a Peugeot, Porsche, Audi e Ferrari.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida