Hipercarro Toyota GR Super Sport deve passar de 1.000 cv
Será mais potente do que o carro de corrida que disputa as 24 Horas de Le Mans
A Toyota quer apimentar um pouco mais sea linha atrair os entusiastas de carros esportivos com os novos modelos GR Yaris e o GR Supra para a sua linha. E há novidades por aí. O novo GR 86 foi revelado há cerca de um mês e a marca pretende fazer um GR Corolla e uma GR Hilux. Não irá parar aí, com um projeto da Gazoo Racing para um hipercarro.
Projetado em janeiro de 2018 com o conceito de GR Super Sport, a versão de produção chegará no próximo ano e pode receber o nome de GR 010. A Autocar anunciou que tem como objetivo focar suas atenções sobre o carro-chefe da Toyota, que terá que brigar contra o Aston Martin Valkyrie e o Mercedes-AMG One. A máquina de motor central adotará um motor híbrido e carroceria no estilo cupê, possivelmente com opção de abertura de teto, segundo foi sugerido por uma patente da marca.
Galeria: Toyota GR Super Sport Concept
Mesmo que um modelo equivalente ao de um Le Mans Hypercar não seja mais necessário, desde que os regulamentos da categoria mudaram, a Toyota está mantendo seu plano original de dar ao GR Super Sport uma versão de rua. O que esperamos dele é um sistema híbrido 2.4 V6 biturbo adaptado do carro de corrida, o TS050 Hybrid.
Esperava-se que tivesse pelo menos 1.000 cv, mas a Autocar afirma que há uma possibilidade de que a versão final seja ainda mais potência, vinda de uma configuração híbrida de três motores. De qualquer forma, será mais forte do que seu equivalente dos carros de corrida, já que a versão de pista agora tem que ser limitada a 679 cv produzidos pelo motor 3.0 V6 híbrido, por conta das mudanças nas regras para os Le Mans Hypercar.
Ainda não há preços definidos e quantas unidades serão feitas, mas com a mudança dos regulamentos nas regras do World Endurance Championship significa que a Toyota não precisará mais fazer um mínimo de 20 unidades. Considerando o dinheiro, tempo e esforço investidos no projeto, a lógica nos indica que terá uma produção maior para que faça sentido levar o projeto do GR Super Sport/GR 010 para frente.
Enquanto a Toyota está determinada a lançar uma versão de rua de seu Le Mans Hypercar, outras fabricantes que anunciaram participar da categoria do WEC ainda não se comprometeram com a criação de um modelo de produção e que possa rodar fora das pistas. Mais especificamente a Peugeot, Porsche, Audi e Ferrari.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lojas Toyota já receberam o Corolla 2025; veja como é ao vivo
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Hilux Rangga SUV leva 7 e é mais barato que o SW4