Honda adianta nova filosofia de design interior para seus carros
Marca quer resgatar estilo de seus primeiros carros, reduzindo a complexidade e aumentando o espaço
No começo deste ano, durante o Salão de Xangai (China), a Honda mostrou o conceito E:Prototype, um SUV elétrico que adianta o próximo modelo eletrificado da marca japonesa. Não vimos como é o seu interior, mas agora a fabricante fala um pouco sobre como serão as linhas das cabines de todos os próximos lançamentos nos próximos anos.
Chamada "simplicidade e algo mais", a filosofia de design é baseada nos clássicos desenhos dos primeiros carros da Honda, centrados no usuário. O foco principal da fabricante é reduzir a complexidade do layout da cabine, o que deve criar uma experiência mais avançada para os passageiros. Outro elemento importante é a busca por maximizar o espaço interno ao reduzir o espçao necessário para componentes mecânicos e eletrônicos.
Galeria: Honda mostra nova linguagem de design de interiores
"Simplicidade no design requer não apenas uma filosofia forte, mas uma disciplina voltada para a experiência do usuário", comenta Johnathan Norman, líder criativo de design de interiores da Honda nos EUA. "Ouvimos outros designers trabalhando para outras marcas dizerem que foram inspirados pelo design simples e centrado nas pessoas dos Hondas de antigamente. Bem, nós também!"
Uma coisa que não mudará muito comparado a identidade atual da marca é o foco nas colunas finas, capô baixo e janelas espias largas. Isso cria uma sensação de que a cabine é maior, além de dar uma visibilidade excelente, com uma visção clara da rua e do ambiente externo.
O "algo mais" da filosofia da Honda referente ao desejo da marca de criar interiores que se conectem emocionalmente com seus proprietários. Isso é expresso pelos detalhes descolados no visual, como a "movimento cuidadoso de uma maçaneta ou o charme de um material." No geral, "simplicidade" será o tema dos novos designs da Honda para toda a sua linha, enquanto o "algo mais" dará simplicidade e um apelo único para cada modelo.
Um dos carros que já adotará esta filosofia é a nova geração do Honda Civic, até agora apresentada somente por fora mas que teve um esboço revelado, adiantando como deve ser sua cabine. O sedã médio mostra que irá eliminar a maioria dos botões e apostará em linhas retas. Iremos conhecer o novo Civic por completo no dia 28.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Honda
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Honda City Touring 2025: mudanças esperando o futuro
Projeto Arara Azul: o Chevrolet Celta nascia há 25 anos
CEO da Honda explica por que a fusão com a Nissan faz sentido
Dodge venderá novo Charger na Europa também com motor a combustão
Renault se posiciona sobre fusão de Nissan e Honda
Veja quais foram os carros mais vendidos na Europa em novembro
Oficial: Nissan e Honda juntas a partir de 2026; Mitsubishi avalia