Após meses consecutivos de retração nas vendas de veículos novos, a Alemanha teve um mês de março de alívio. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, no mês passado foram comercializadas 292.349 unidades, quase 36% a mais do que há um ano, quando ocorria o período mais crítico da pandemia no Velho Continente.
Já em relação a março de 2019, a retração nos registros foi de 15,4%, de acordo com o Best Selling Cars Blog. O acumulado no 1º trimestre de 2021 foi de 656.452 unidades, 6,4% a menos do que em 2020 e 25,4% abaixo do registrado há 2 anos. Na disputa entre marcas, a líder Volkswagen (56.550) ampliou sua participação de mercado em 0,4 ponto percentual nos últimos 12 meses.
Na disputa pela 2ª posição, a Mercedes-Benz (27.520) recuperou a posição perdida para a Audi (22.235) – agora 4ª colocada – em fevereiro. Todas as marcas do top 20 registraram números positivos, com Ford (13.878) e Nissan (4.149) como únicas com avanços de apenas um dígito. Já a Opel (18.998) e a Hyundai (10.527), ambas no top 10, cresceram acima dos 75%.
POS. |
MARCA |
MAR.21 |
% MERCADO 2021 |
MAR.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW |
56.550 |
19,3% |
40.643 |
18,9% |
39,1% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
27.520 |
9,4% |
20.132 |
9,4% |
36,7% |
3º |
BMW |
23.445 |
8,0% |
20.047 |
9,3% |
17,0% |
4º |
AUDI |
22.235 |
7,6% |
18.904 |
8,8% |
17,6% |
5º |
OPEL |
18.998 |
6,5% |
10.851 |
5,0% |
75,1% |
6º |
SKODA |
16.865 |
5,8% |
12.113 |
5,6% |
39,2% |
7º |
SEAT |
13.895 |
4,8% |
9.052 |
4,2% |
53,5% |
8º |
FORD |
13.878 |
4,7% |
12.730 |
5,9% |
9,0% |
9º |
HYUNDAI |
10.527 |
3,6% |
5.981 |
2,8% |
76,0% |
10º |
RENAULT |
10.227 |
3,5% |
6.270 |
2,9% |
63,1% |
11º |
FIAT |
10.130 |
3,5% |
6.801 |
3,2% |
48,9% |
12º |
TOYOTA |
7.023 |
2,4% |
5.339 |
2,5% |
31,5% |
13º |
KIA |
6.064 |
2,1% |
4.785 |
2,2% |
26,7% |
14º |
MINI |
5.872 |
2,0% |
3.717 |
1,7% |
58,0% |
15º |
PEUGEOT |
5.631 |
1,9% |
3.157 |
1,5% |
78,4% |
16º |
CITROËN |
4.765 |
1,6% |
3.033 |
1,4% |
57,1% |
17º |
MAZDA |
4.587 |
1,6% |
3.048 |
1,4% |
50,5% |
18º |
VOLVO |
4.353 |
1,5% |
3.751 |
1,7% |
16,0% |
19º |
NISSAN |
4.149 |
1,4% |
3.825 |
1,8% |
8,5% |
20º |
TESLA |
3.703 |
1,3% |
2.263 |
1,1% |
63,6% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
TOTAL |
292.349 |
100,0% |
215.119 |
100,0% |
35,9% |
|
ACUMULADO |
656.452 |
100,0% |
701.362 |
100,0% |
-6,4% |
A liderança geral entre os modelos permaneceu com o Golf (11.713), mas com apenas 4% de market share. Com versão reestilizada bem aceita no mercado, o Tiguan (8.447) diminuiu sua desvantagem e, com o T-Roc (6.388) em 3º, assegurou 3 modelos da VW no pódio pelo 3º mês consecutivo. O maior destaque de março, no entanto, veio da Fiat: com 6.122 unidades, a van Ducato voltou a figurar no top 10 graças à temporada de verão e o aumento na demanda por furgões no país.
Quem também se deu muito bem no mês passado foi o Mini (5.872), 5º colocado. Novamente presente no top 10 e impulsionado pela versão elétrica, o VW up! foi o preferido por 4.933 consumidores, alta de 170% frente a 2020. Nono, o BMW Série 3 (4.515) teve a evolução mais discreta entre os líderes. Apesar de vice-líder entre as montadoras, o melhor Mercedes da lista – Classe E (3.761) – foi apenas o 15º.
Ainda sem corresponder às expectativas comerciais, o VW ID.3 (2.260) foi apenas o 42º - para se ter uma comparação, o Tesla Model3 (3.699), 16º, vendeu cerca de 60% a mais. Quem teve um mês para esquecer foi o Focus: com apenas 2.003 unidades, o Ford perdeu quase 55% de suas vendas e caiu para uma modestíssima 49ª colocação.
POS. |
MODELO |
MAR.21 |
% MERCADO 2021 |
MAR.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW GOLF |
11.713 |
4,0% |
11.268 |
5,2% |
3,9% |
2º |
VW TIGUAN |
8.447 |
2,9% |
4.507 |
2,1% |
87,4% |
3º |
VW T-ROC |
6.388 |
2,2% |
3.757 |
1,7% |
70,0% |
4º |
FIAT DUCATO |
6.122 |
2,1% |
3.827 |
1,8% |
60,0% |
5º |
MINI |
5.872 |
2,0% |
3.717 |
1,7% |
58,0% |
6º |
VW PASSAT |
5.587 |
1,9% |
4.433 |
2,1% |
26,0% |
7º |
OPEL CORSA |
5.236 |
1,8% |
3.215 |
1,5% |
62,9% |
8º |
SKODA OCTAVIA |
4.964 |
1,7% |
3.636 |
1,7% |
36,5% |
9º |
VW UP |
4.933 |
1,7% |
1.826 |
0,8% |
170,2% |
10º |
BMW SÉRIE 3 |
4.515 |
1,5% |
4.447 |
2,1% |
1,5% |
11º |
AUDI A6 |
4.082 |
1,4% |
2.630 |
1,2% |
55,2% |
12º |
AUDI A3 |
3.951 |
1,4% |
2.750 |
1,3% |
43,7% |
13º |
VW T-CROSS |
3.899 |
1,3% |
2.330 |
1,1% |
67,3% |
14º |
HYUNDAI KONA |
3.824 |
1,3% |
1.417 |
0,7% |
169,9% |
15º |
MERCEDES CLASSE E |
3.761 |
1,3% |
2.569 |
1,2% |
46,4% |
16º |
TESLA MODEL3 |
3.699 |
1,3% |
2.034 |
0,9% |
81,9% |
17º |
MERCEDES CLASSE A |
3.686 |
1,3% |
3.143 |
1,5% |
17,3% |
18º |
MERCEDES GLC |
3.548 |
1,2% |
2.352 |
1,1% |
50,9% |
19º |
FIAT 500 |
3.527 |
1,2% |
2.077 |
1,0% |
69,8% |
20º |
OPEL MOKKA |
3.478 |
1,2% |
- |
- |
- |
21º |
SEAT ATECA |
3.426 |
1,2% |
2.048 |
1,0% |
67,3% |
22º |
VW TRANSPORTER |
3.323 |
1,1% |
2.451 |
1,1% |
35,6% |
23º |
AUDI A4 |
3.174 |
1,1% |
3.072 |
1,4% |
3,3% |
24º |
BMW X1 |
3.169 |
1,1% |
2.359 |
1,1% |
34,3% |
25º |
VW POLO |
3.097 |
1,1% |
3.229 |
1,5% |
-4,1% |
26º |
OPEL ASTRA |
3.003 |
1,0% |
2.807 |
1,3% |
7,0% |
27º |
SEAT LEON |
2.929 |
1,0% |
2.661 |
1,2% |
10,1% |
28º |
BMW SÉRIE 5 |
2.926 |
1,0% |
2.032 |
0,9% |
44,0% |
29º |
BMW SÉRIE 1 |
2.864 |
1,0% |
2.742 |
1,3% |
4,4% |
30º |
MERCEDES CLASSE C |
2.835 |
1,0% |
3.065 |
1,4% |
-7,5% |
31º |
FORD KUGA |
2.790 |
1,0% |
646 |
0,3% |
331,9% |
32º |
MERCEDES GLA |
2.599 |
0,9% |
262 |
0,1% |
892,0% |
33º |
SKODA KAROQ |
2.552 |
0,9% |
2.002 |
0,9% |
27,5% |
34º |
RENAULT CAPTUR |
2.501 |
0,9% |
1.195 |
0,6% |
109,3% |
35º |
OPEL GRANDLAND X |
2.499 |
0,9% |
1.345 |
0,6% |
85,8% |
36º |
AUDI Q3 |
2.422 |
0,8% |
2.306 |
1,1% |
5,0% |
37º |
FORD PUMA |
2.392 |
0,8% |
997 |
0,5% |
139,9% |
38º |
NISSAN QASHQAI |
2.371 |
0,8% |
1.916 |
0,9% |
23,7% |
39º |
SKODA KAMIQ |
2.367 |
0,8% |
1.290 |
0,6% |
83,5% |
40º |
KIA CEED |
2.334 |
0,8% |
2.202 |
1,0% |
6,0% |
41º |
MERCEDES CLASSE V |
2.332 |
0,8% |
1.412 |
0,7% |
65,2% |
42º |
VW ID.3 |
2.260 |
0,8% |
0 |
0,0% |
- |
43º |
MERCEDES CLA |
2.221 |
0,8% |
1.770 |
0,8% |
25,5% |
44º |
VW CADDY |
2.196 |
0,8% |
2.575 |
1,2% |
-14,7% |
45º |
FORD TRANSIT |
2.109 |
0,7% |
1.695 |
0,8% |
24,4% |
46º |
HYUNDAI I30 |
2.044 |
0,7% |
1.138 |
0,5% |
79,6% |
47º |
OPEL CROSSLAND X |
2.042 |
0,7% |
1.072 |
0,5% |
90,5% |
48º |
TOYOTA YARIS |
2.027 |
0,7% |
1.365 |
0,6% |
48,5% |
49º |
FORD FOCUS |
2.003 |
0,7% |
4.406 |
2,0% |
-54,5% |
50º |
SEAT ARONA |
1.995 |
0,7% |
1.529 |
0,7% |
30,5% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat