Depois de uma longa espera, a Hyundai Santa Cruz finalmente estreou no mundo no dia 15 de abril. Ainda estamos conhecendo a pequena picape, desde sua configuração de cinco lugares até a pequena caçamba na traseira. Por mais que o mercado americano esteja sedento por novas picapes, a Hyundai optou por não chamar a Santa Cruz desta forma. Em vez disso, é chamado de "Veículo Esportivo de Aventura" e achamos que sabemos por quê.
Para começar, sua construção monobloco não segue a construção tradicional de uma picape, normalmente com carroceria sobre chassi. É um pouco mais comum para nós por causa da Fiat Toro, feita da mesma forma. E embora haja uma caçamba aberta na parte de trás, ela é bem pequena, com pouco mais de um metro de comprimento. Esse espaço é interrompido ainda mais por uma capota (opcional), e não há acesso da caçamba para o interior, impedindo que seja possível aumentar muito o espaço.
Tais informações nos fazem pensar sobre o que costumavam ser as picapes. Antigamente, até mesmo as picapes compactas ofereciam grande capacidade de carga porque, afinal, esse era o objetivo. Por isso, nós reinventamos a nova Santa Cruz não como um Veículo Esportivo de Aventura da Hyundai, mas sim como uma picape de duas portas e apenas dois assentos com uma caçamba adequada para as capacidades de uma caminhonete.
Estas projeções mantêm o estilo geral da Santa Cruz intacto, mas sem o banco traseiro, e nossa caçamba de carga se estende ao padrão da indústria de 2 metros para picapes de tamanho médio. Com a tampa aberta e a opção de extensor de caçamba da Hyundai, a capacidade normal ficaria bem próxima de uma picape grande. Também não é preciso pendurar sua mountain bike na tampa do porta-malas, como a Hyundai retrata nas suas fotos oficiais da Santa Cruz para a imprensa.
Nos perguntamos se há um nicho não atendido no segmento de caminhonetes pequenas que poderia ser preenchido com a nova Santa Cruz. É certo que um veículo de dois lugares não se encaixa bem para compradores modernos que buscam um único veículo para fazer tudo, mas esse é um papel deixado para a Santa Cruz de quatro portas, ou qualquer um dos bilhões de SUVs rodando pelo mundo atualmente.
É uma alternativa elegante a um SUV, para pessoas que desejam ter a capacidade de uma caminhonete, mas não querem uma picape tradicional. Parece loucura, mas acreditamos que existam mais opiniões alinhadas a essa.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Santa Cruz 2025 atualiza design para enfrentar Ford Maverick nos EUA
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nova Hyundai Santa Cruz terá “capacidade aprimorada” para encarar Maverick
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Além do novo Hyundai Tucson: picape Santa Cruz também entra no radar do Brasil
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Hyundai Santa Cruz ganha versão Night 2.5 turbo; teria vez no Brasil?