O mês de março foi histórico para o Hyundai HB20. Embora nem tanto pelo número de emplacamentos – o modelo já havia registrado o seu recorde em março de 2013 (12.536) -, mas sim porque o representante da Hyundai na categoria mais representativa assumiu pela 1ª vez a liderança entre os hatches, com 8.012 unidades. Mais do que isso, esta foi a 1ª vez em que ele foi o automóvel preferido no país - no ranking geral, só perdeu para a Fiat Strada.
Prejudicado pela paralisação da produção da Chevrolet, o Onix (7.933) perdeu mais de 1/3 das vendas do ano anterior, o que colaborou de maneira significativa para a queda de quase 15% do segmento. O pódio foi completado por um VW Gol (6.891) em alta superior a 20% e com vantagem de quase 2 mil unidades sobre o Fiat Argo (4.995), que perdeu fôlego nas últimas semanas.
Galeria: Comparativo: Novo Peugeot 208 x Chevrolet Onix x Hyundai HB20
Além do HB20, o outro grande destaque de março foi um modelo veterano. Sem vender tanto desde maio de 2017 (5.482), o Fiat Uno (4.451) cresceu mais de 300% sobre 2020 impulsionado pelas vendas diretas e mais do que dobrou o número de registros de fevereiro. O mês também foi positivo para o VW Fox (2.690), que avançou mais de 90% e se aproximou do VW Polo (3.076).
Se a 9ª posição do Ka (1.257) é mais do que justificada, já que a Ford encerrou a produção do modelo no fim da 1ª quinzena de janeiro, os 1.251 emplacamentos do Sandero mostram que o hatch da Renault está sendo frequentemente esquecido pelos consumidores – a nova geração, já apresentada na Europa, ainda não foi oficialmente confirmada pela marca francesa.
Embora com forte evolução em relação ao ano passado, o Peugeot 208 encerrou mais um mês sem chegar a mil emplacamentos (778). Suficiente, no entanto, para fazê-lo ficar à frente de um Honda Fit (520) sem o brilho de outrora. Oficialmente aposentado, o Citroën C3 (4) só não foi o lanterna porque dois Fiat já descontinuados – Palio (1) e Punto (1) – registraram unidades.
Hatches Compactos II | ||||||||
POS. | MODELO | MAR/21 | FEV/21 | MAR/20 | % MAR 21 | % FEV 21 | VARIAÇÃO MAR/FEV | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | HYUNDAI HB20 | 8012 | 7717 | 7040 | 18,04% | 18,33% | 3,82% | 13,81% |
2º | CHEVROLET ONIX | 7933 | 10261 | 12005 | 17,86% | 24,38% | -22,69% | -33,92% |
3º | VW GOL | 6891 | 5847 | 5681 | 15,51% | 13,89% | 17,86% | 21,30% |
4º | FIAT ARGO | 4995 | 6221 | 6071 | 11,25% | 14,78% | -19,71% | -17,72% |
5º | FIAT UNO | 4451 | 1963 | 1104 | 10,02% | 4,66% | 126,74% | 303,17% |
6º | VW POLO | 3076 | 2555 | 3774 | 6,92% | 6,07% | 20,39% | -18,49% |
7º | VW FOX | 2690 | 1309 | 1404 | 6,06% | 3,11% | 105,50% | 91,60% |
8º | TOYOTA YARIS | 2281 | 1963 | 1700 | 5,14% | 4,66% | 16,20% | 34,18% |
9º | FORD KA | 1257 | 1488 | 7102 | 2,83% | 3,54% | -15,52% | -82,30% |
10º | RENAULT SANDERO | 1251 | 1279 | 3303 | 2,82% | 3,04% | -2,19% | -62,13% |
11º | PEUGEOT 208 | 778 | 628 | 199 | 1,75% | 1,49% | 23,89% | 290,95% |
12º | HONDA FIT | 520 | 556 | 1274 | 1,17% | 1,32% | -6,47% | -59,18% |
13º | TOYOTA ETIOS HATCH | 243 | 233 | 823 | 0,55% | 0,55% | 4,29% | -70,47% |
14º | KIA RIO | 27 | 43 | 33 | 0,06% | 0,10% | -37,21% | -18,18% |
15º | NISSAN MARCH | 8 | 16 | 388 | 0,02% | 0,04% | -50,00% | -97,94% |
16º | CITROËN C3 | 4 | 9 | 96 | 0,01% | 0,02% | -55,56% | -95,83% |
17º | FIAT PALIO | 1 | 3 | 1 | 0,00% | 0,01% | -66,67% | 0,00% |
18º | FIAT PUNTO | 1 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | - | - |
|
| 44419 | 42091 | 51998 | 100,00% | 100,00% | 5,53% | -14,58% |
Galeria: Comparativo Renault Kwid x Fiat Mobi
Na faixa de entrada, o Fiat Mobi (6.725) cresceu mais de 90% sobre 2020 e respondeu por mais de 54% das vendas do segmento. Este é o novo recorde do modelo, superando as 6.562 unidades de junho/17. Praticamente estável em relação a fevereiro, o Renault Kwid (5.094) manteve um confortável 2º lugar. Agora oficialmente descontinuado pela VW, o up! emplacou apenas 563 unidades.
Hatches Compactos I | ||||||||
POS. | MODELO | MAR/21 | FEV/21 | MAR/20 | % MAR 21 | % FEV 21 | VARIAÇÃO MAR/FEV | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | FIAT MOBI | 6725 | 6015 | 3527 | 54,31% | 51,49% | 11,80% | 90,67% |
2º | RENAULT KWID | 5094 | 4905 | 4109 | 41,14% | 41,99% | 3,85% | 23,97% |
3º | VW UP! | 563 | 762 | 812 | 4,55% | 6,52% | -26,12% | -30,67% |
|
| 12382 | 11682 | 8448 | 100,00% | 100,00% | 5,99% | 46,57% |
Entre os modelos da faixa premium, segmento com queda de mais de 35%, o líder Chevrolet Cruze Sport6 foi o único a emplacar mais de 100 unidades (154). O Mini (37), em baixa superior a 60%, foi novamente o 2º colocado. Destaque para a presença do elétrico BMW i3 (16) no pódio – também elétricos, Nissan Leaf (5) e Chevrolet Bolt (1) marcaram presença.
Hatches Premium | ||||||||
POS. | MODELO | MAR/21 | FEV/21 | MAR/20 | % MAR 21 | % FEV 21 | VARIAÇÃO MAR/FEV | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 154 | 99 | 167 | 67,84% | 48,29% | 55,56% | -7,78% |
2º | MINI COOPER/CLUBMAN/JCW | 37 | 58 | 96 | 16,30% | 28,29% | -36,21% | -61,46% |
3º | BMW i3 | 16 | 12 | 3 | 7,05% | 5,85% | 33,33% | 433,33% |
4º | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 7 | 16 | 26 | 3,08% | 7,80% | -56,25% | -73,08% |
5º | AUDI A3 | 5 | 10 | 10 | 2,20% | 4,88% | -50,00% | -50,00% |
6º | NISSAN LEAF | 5 | 0 | 2 | 2,20% | 0,00% | - | 150,00% |
7º | VW GOLF | 2 | 0 | 3 | 0,88% | 0,00% | - | -33,33% |
8º | CHEVROLET BOLT | 1 | 10 | 44 | 0,44% | 4,88% | -90,00% | -97,73% |
|
| 227 | 205 | 351 | 100,00% | 100,00% | 10,73% | -35,33% |
Fonte: Fenabrave
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook