Hyundai HB20 lidera pela 1ª vez entre os hatches mais vendidos
Fiat vê Mobi bater recorde e Uno ter seu melhor desempenho em quase 4 anos
O mês de março foi histórico para o Hyundai HB20. Embora nem tanto pelo número de emplacamentos – o modelo já havia registrado o seu recorde em março de 2013 (12.536) -, mas sim porque o representante da Hyundai na categoria mais representativa assumiu pela 1ª vez a liderança entre os hatches, com 8.012 unidades. Mais do que isso, esta foi a 1ª vez em que ele foi o automóvel preferido no país - no ranking geral, só perdeu para a Fiat Strada.
Prejudicado pela paralisação da produção da Chevrolet, o Onix (7.933) perdeu mais de 1/3 das vendas do ano anterior, o que colaborou de maneira significativa para a queda de quase 15% do segmento. O pódio foi completado por um VW Gol (6.891) em alta superior a 20% e com vantagem de quase 2 mil unidades sobre o Fiat Argo (4.995), que perdeu fôlego nas últimas semanas.
Galeria: Comparativo: Novo Peugeot 208 x Chevrolet Onix x Hyundai HB20
Além do HB20, o outro grande destaque de março foi um modelo veterano. Sem vender tanto desde maio de 2017 (5.482), o Fiat Uno (4.451) cresceu mais de 300% sobre 2020 impulsionado pelas vendas diretas e mais do que dobrou o número de registros de fevereiro. O mês também foi positivo para o VW Fox (2.690), que avançou mais de 90% e se aproximou do VW Polo (3.076).
Se a 9ª posição do Ka (1.257) é mais do que justificada, já que a Ford encerrou a produção do modelo no fim da 1ª quinzena de janeiro, os 1.251 emplacamentos do Sandero mostram que o hatch da Renault está sendo frequentemente esquecido pelos consumidores – a nova geração, já apresentada na Europa, ainda não foi oficialmente confirmada pela marca francesa.
Embora com forte evolução em relação ao ano passado, o Peugeot 208 encerrou mais um mês sem chegar a mil emplacamentos (778). Suficiente, no entanto, para fazê-lo ficar à frente de um Honda Fit (520) sem o brilho de outrora. Oficialmente aposentado, o Citroën C3 (4) só não foi o lanterna porque dois Fiat já descontinuados – Palio (1) e Punto (1) – registraram unidades.
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAR/21 |
FEV/21 |
MAR/20 |
% MAR 21 |
% FEV 21 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
8012 |
7717 |
7040 |
18,04% |
18,33% |
3,82% |
13,81% |
2º |
CHEVROLET ONIX |
7933 |
10261 |
12005 |
17,86% |
24,38% |
-22,69% |
-33,92% |
3º |
VW GOL |
6891 |
5847 |
5681 |
15,51% |
13,89% |
17,86% |
21,30% |
4º |
FIAT ARGO |
4995 |
6221 |
6071 |
11,25% |
14,78% |
-19,71% |
-17,72% |
5º |
FIAT UNO |
4451 |
1963 |
1104 |
10,02% |
4,66% |
126,74% |
303,17% |
6º |
VW POLO |
3076 |
2555 |
3774 |
6,92% |
6,07% |
20,39% |
-18,49% |
7º |
VW FOX |
2690 |
1309 |
1404 |
6,06% |
3,11% |
105,50% |
91,60% |
8º |
TOYOTA YARIS |
2281 |
1963 |
1700 |
5,14% |
4,66% |
16,20% |
34,18% |
9º |
FORD KA |
1257 |
1488 |
7102 |
2,83% |
3,54% |
-15,52% |
-82,30% |
10º |
RENAULT SANDERO |
1251 |
1279 |
3303 |
2,82% |
3,04% |
-2,19% |
-62,13% |
11º |
PEUGEOT 208 |
778 |
628 |
199 |
1,75% |
1,49% |
23,89% |
290,95% |
12º |
HONDA FIT |
520 |
556 |
1274 |
1,17% |
1,32% |
-6,47% |
-59,18% |
13º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
243 |
233 |
823 |
0,55% |
0,55% |
4,29% |
-70,47% |
14º |
KIA RIO |
27 |
43 |
33 |
0,06% |
0,10% |
-37,21% |
-18,18% |
15º |
NISSAN MARCH |
8 |
16 |
388 |
0,02% |
0,04% |
-50,00% |
-97,94% |
16º |
CITROËN C3 |
4 |
9 |
96 |
0,01% |
0,02% |
-55,56% |
-95,83% |
17º |
FIAT PALIO |
1 |
3 |
1 |
0,00% |
0,01% |
-66,67% |
0,00% |
18º |
FIAT PUNTO |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
|
|
44419 |
42091 |
51998 |
100,00% |
100,00% |
5,53% |
-14,58% |
Galeria: Comparativo Renault Kwid x Fiat Mobi
Na faixa de entrada, o Fiat Mobi (6.725) cresceu mais de 90% sobre 2020 e respondeu por mais de 54% das vendas do segmento. Este é o novo recorde do modelo, superando as 6.562 unidades de junho/17. Praticamente estável em relação a fevereiro, o Renault Kwid (5.094) manteve um confortável 2º lugar. Agora oficialmente descontinuado pela VW, o up! emplacou apenas 563 unidades.
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAR/21 |
FEV/21 |
MAR/20 |
% MAR 21 |
% FEV 21 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT MOBI |
6725 |
6015 |
3527 |
54,31% |
51,49% |
11,80% |
90,67% |
2º |
RENAULT KWID |
5094 |
4905 |
4109 |
41,14% |
41,99% |
3,85% |
23,97% |
3º |
VW UP! |
563 |
762 |
812 |
4,55% |
6,52% |
-26,12% |
-30,67% |
|
|
12382 |
11682 |
8448 |
100,00% |
100,00% |
5,99% |
46,57% |
Entre os modelos da faixa premium, segmento com queda de mais de 35%, o líder Chevrolet Cruze Sport6 foi o único a emplacar mais de 100 unidades (154). O Mini (37), em baixa superior a 60%, foi novamente o 2º colocado. Destaque para a presença do elétrico BMW i3 (16) no pódio – também elétricos, Nissan Leaf (5) e Chevrolet Bolt (1) marcaram presença.
Hatches Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAR/21 |
FEV/21 |
MAR/20 |
% MAR 21 |
% FEV 21 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
154 |
99 |
167 |
67,84% |
48,29% |
55,56% |
-7,78% |
2º |
MINI COOPER/CLUBMAN/JCW |
37 |
58 |
96 |
16,30% |
28,29% |
-36,21% |
-61,46% |
3º |
BMW i3 |
16 |
12 |
3 |
7,05% |
5,85% |
33,33% |
433,33% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
7 |
16 |
26 |
3,08% |
7,80% |
-56,25% |
-73,08% |
5º |
AUDI A3 |
5 |
10 |
10 |
2,20% |
4,88% |
-50,00% |
-50,00% |
6º |
NISSAN LEAF |
5 |
0 |
2 |
2,20% |
0,00% |
- |
150,00% |
7º |
VW GOLF |
2 |
0 |
3 |
0,88% |
0,00% |
- |
-33,33% |
8º |
CHEVROLET BOLT |
1 |
10 |
44 |
0,44% |
4,88% |
-90,00% |
-97,73% |
|
|
227 |
205 |
351 |
100,00% |
100,00% |
10,73% |
-35,33% |
Fonte: Fenabrave
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
GWM produzirá mais um SUV e anti-Shark além do Haval H6 no Brasil
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Nova tampa da Silverado 2025 já foi motivo de recall nos EUA; entenda
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Peugeot Landtrek 2025 recebe motor da Rampage e adianta futuro da Titano
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos