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Novos BMW M3 e M4 xDrive atingem 100 km/h em 3,4 segundos

Apesar do peso extra, aceleram mais rápido que as versões com tração traseira

BMW M3 Competition xDrive e M4 Competition xDrive 2022

Sabemos que as versões xDrive seriam apresentadas desde que a BMW revelou os novos M3 e M4 em setembro de 2020. E finalmente aqui estão eles se você não se importar em ter eles aprnas com a transmissão automática e na versão Competition, consideravelmente mais rápidas que as Competition com tração apenas na traseira. Antes de ir aos números, vamos lembrar que é a primeira vez em que o M3 e o M4 são oferecidos com tração integral. 

Disponível exclusivamente com o câmbio automático de 8 marchas desenvolvido pela ZF, o M3 Competition xDrive e M4 Competition xDrive dividem o 3.0 biturbo, 6 cilindros em linha, com as versões rear wheel drive. A potência se mantém a mesma, com 510 cv e 66,3 kgfm de torque, mas a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,4 segundos, ou 0,4 segundo mais rápido. A velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente, mas o opcional M Performance Package joga este limitador para os 290 km/h. 

Galeria: BMW M3 Competition xDrive e M4 Competition xDrive 2022

Algumas pessoas lamentaram que a M colocou mais peso nesta nova geração, com o sedã chegando aos 1.809 kg na especificação norte-americana. Nem precisamos dizer que todo o sistema xDrive adiciona ainda mais peso, mas a BMW confia que outras vantagens compensam este peso extra. 

Como? Além de uma aceleração mais rápida, os M3 e M4 Competition xDrive tem uma boa quantidade de torque disponível "para uma aceleração e direção dinâmica". O sistema xDrive distribui o torque automaticamente entre os 2 eixos por um conjunto de embreagem multidiscos controladas eletronicamente. Há o diferencial ativo Active M para o eixo traseiro. 

BMW M3 Competition xDrive e M4 Competition xDrive 2022

Durante uma condução normal com o 4WD ativo, o torque é distribuído para o eixo traseiro e enviado ao dianteiro quando precisa de tração extra. No 4WD Sport, mais torque será enviado para o eixo traseiro, enquanto o 2WD ativa apenas o eixo traseiro como seu irmão maior, o M5, além de ativar o controle de estabilidade dinâmico. 

Preços (ou chegada) no Brasil ainda não foram divulgados. Como referência, nos Estados Unidos o BMW M3 Competition xDrive começa em US$ 76.900, ou US$ 4.100 mais caro que o RWD. Ao M4 Competition xDrive, o aumento de preço é idêntico, ou US$ 78.800. 

A linha M3/M4 ainda crescerá mais um pouco, com a chegada do M4 conversível e do M3 Touring. Um M4 mais potente, provavelmente chamado CSL, foi recentemente flagrado, então muitas novidades boas aparecerão nos próximos meses e anos para os fãs da divisão M. 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

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