Peugeot 208 e 2008 foram os carros mais vendidos na Europa em fevereiro
Fora da Alemanha, VW emplaca apenas Golf e Tiguan entre os 10 mais
As vendas de veículos novos na Europa tiveram mais um mês negativo. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, foram vendidas 850.170 unidades em fevereiro, pior desempenho para o mês desde 2013. Em relação ao mesmo período de 2020, a retração foi de 20,3% - o acumulado (1.693.059) caiu ainda mais (-23,1%).
A Volkswagen (94.242) manteve uma confortável liderança entre as montadoras, mas a Peugeot (66.080) encurtou bastante a diferença do ano passado, quando a alemã havia emplacado uma diferença superior a 45 mil unidades. Pelo 2º mês seguido, a Toyota (50.181) completou o pódio. Já a BMW (47.537) não é superada pela arquirrival Mercedes-Benz (44.702) desde dezembro.
Galeria: Novo Peugeot 208 no Salão de Genebra
No ranking de modelos, os maiores destaques vieram da França. Em sua 1ª liderança desde março de 2007, de acordo com o Best Selling Cars Blog – naquele mês, o preferido dos europeus foi o 207 -, a Peugeot conquistou um feito notável ao emplacar os 2 mais vendidos, com o 208 (18.351) à frente do 2008 (16.845), ambos com seus melhores posicionamentos.
POS. |
MARCA |
FEV.21 |
% MERCADO 2021 |
FEV.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VOLKSWAGEN |
94.242 |
11,1% |
120.327 |
11,3% |
-21,7% |
2º |
PEUGEOT |
66.080 |
7,8% |
75.304 |
7,1% |
-12,2% |
3º |
TOYOTA |
50.181 |
5,9% |
56.043 |
5,3% |
-10,5% |
4º |
BMW |
47.537 |
5,6% |
55.112 |
5,2% |
-13,7% |
5º |
MERCEDES-BENZ |
44.702 |
5,3% |
57.747 |
5,4% |
-22,6% |
6º |
RENAULT |
48.141 |
5,7% |
73.717 |
6,9% |
-34,7% |
7º |
SKODA |
48.193 |
5,7% |
55.893 |
5,2% |
-13,8% |
8º |
FORD |
42.669 |
5,0% |
55.047 |
5,2% |
-22,5% |
9º |
AUDI |
43.081 |
5,1% |
51.047 |
4,8% |
-15,6% |
10º |
KIA |
31.373 |
3,7% |
36.888 |
3,5% |
-15,0% |
11º |
OPEL/VAUXHALL |
36.003 |
4,2% |
50.108 |
4,7% |
-28,1% |
12º |
FIAT |
38.744 |
4,6% |
54.139 |
5,1% |
-28,4% |
13º |
CITROËN |
38.638 |
4,5% |
50.298 |
4,7% |
-23,2% |
14º |
SEAT |
28.755 |
3,4% |
38.003 |
3,6% |
-24,3% |
15º |
DACIA |
25.972 |
3,1% |
30.056 |
2,8% |
-13,6% |
16º |
HYUNDAI |
29.505 |
3,5% |
38.328 |
3,6% |
-23,0% |
17º |
VOLVO |
23.354 |
2,7% |
23.042 |
2,2% |
1,4% |
18º |
NISSAN |
18.355 |
2,2% |
28.025 |
2,6% |
-34,5% |
19º |
MINI |
10.899 |
1,3% |
12.128 |
1,1% |
-10,1% |
20º |
JEEP |
10.402 |
1,2% |
10.980 |
1,0% |
-5,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
850.170 |
... |
1.066.172 |
... |
-20,3% |
|
ACUMULADO |
1.693.059 |
... |
2.200.957 |
... |
-23,1% |
Vale ressaltar que o 208 lidera no acumulado do 1º bimestre. Campeão nas últimas décadas, o VW Golf (16.623) completou o pódio em queda de quase 33%, retração similar à registrada pelo Renault Clio (16.008, -35,6%). O primeiro colocado em janeiro e segundo no acumulado em 2021, o Toyota Yaris (15.450) completou o top 5 com avanço (+6,1%).
Em 14º, o Puma (11.138) cresceu quase 50% e foi o Ford mais bem posicionado – o Fiesta, com 9.383 unidades, ficou fora do top 20 e o Focus (6.797) recuou quase 60% impulsionado pelo mau desempenho no mercado alemão. O Volvo XC40 (9.499), em alta de quase 30%, novamente foi o preferido entre os premium. Com 5.761 unidades, o Jeep Renegade entrou no top 50.
Ranking dos carros mais vendidos na Europa em fevereiro
POS. |
MODELO |
FEV.21 |
% MERCADO 2021 |
FEV.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
PEUGEOT 208 |
18.351 |
2,2% |
20.293 |
1,9% |
-9,6% |
2º |
PEUGEOT 2008 |
16.845 |
2,0% |
11.354 |
1,1% |
48,4% |
3º |
VW GOLF |
16.623 |
2,0% |
24.725 |
2,3% |
-32,8% |
4º |
RENAULT CLIO |
16.008 |
1,9% |
24.841 |
2,3% |
-35,6% |
5º |
TOYOTA YARIS |
15.450 |
1,8% |
14.560 |
1,4% |
6,1% |
6º |
FIAT PANDA |
15.397 |
1,8% |
17.680 |
1,7% |
-12,9% |
7º |
VW TIGUAN |
15.292 |
1,8% |
16.401 |
1,5% |
-6,8% |
8º |
CITROËN C3 |
15.053 |
1,8% |
16.266 |
1,5% |
-7,5% |
9º |
SKODA OCTAVIA |
14.871 |
1,7% |
14.860 |
1,4% |
0,1% |
10º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
14.501 |
1,7% |
18.406 |
1,7% |
-21,2% |
11º |
VW T-ROC |
13.784 |
1,6% |
13.955 |
1,3% |
-1,2% |
12º |
DACIA SANDERO |
13.526 |
1,6% |
12.535 |
1,2% |
7,9% |
13º |
RENAULT CAPTUR |
12.176 |
1,4% |
12.889 |
1,2% |
-5,5% |
14º |
FORD PUMA |
11.138 |
1,3% |
7.465 |
0,7% |
49,2% |
15º |
FIAT 500 |
11.065 |
1,3% |
13.347 |
1,3% |
-17,1% |
16º |
PEUGEOT 3008 |
10.834 |
1,3% |
14.165 |
1,3% |
-23,5% |
17º |
VW POLO |
10.411 |
1,2% |
16.208 |
1,5% |
-35,8% |
18º |
TOYOTA COROLLA |
10.404 |
1,2% |
13.596 |
1,3% |
-23,5% |
19º |
DACIA DUSTER |
10.233 |
1,2% |
10.015 |
0,9% |
2,2% |
20º |
VOLVO XC40 |
9.499 |
1,1% |
7.388 |
0,7% |
28,6% |
21º |
FORD FIESTA |
9.383 |
1,1% |
14.247 |
1,3% |
-34,1% |
22º |
HYUNDAI TUCSON |
9.205 |
1,1% |
8.723 |
0,8% |
5,5% |
23º |
NISSAN QASHQAI |
8.940 |
1,1% |
13.515 |
1,3% |
-33,9% |
24º |
VW T-CROSS |
8.920 |
1,0% |
11.674 |
1,1% |
-23,6% |
25º |
BMW SÉRIE 3 |
8.263 |
1,0% |
10.641 |
1,0% |
-22,3% |
26º |
TOYOTA C-HR |
8.118 |
1,0% |
9.715 |
0,9% |
-16,4% |
27º |
FORD KUGA |
7.768 |
0,9% |
2.413 |
0,2% |
221,9% |
28º |
MERCEDES CLASSE A |
7.696 |
0,9% |
12.332 |
1,2% |
-37,6% |
29º |
AUDI A3 |
7.580 |
0,9% |
6.514 |
0,6% |
16,4% |
30º |
BMW X1 |
7.543 |
0,9% |
6.766 |
0,6% |
11,5% |
31º |
VW PASSAT |
7.521 |
0,9% |
10.551 |
1,0% |
-28,7% |
32º |
OPEL/VAUXHALL CROSSLAND X |
7.372 |
0,9% |
10.023 |
0,9% |
-26,4% |
33º |
PEUGEOT 308 |
7.347 |
0,9% |
10.672 |
1,0% |
-31,2% |
34º |
BMW SÉRIE 1 |
7.288 |
0,9% |
9.058 |
0,8% |
-19,5% |
35º |
TOYOTA RAV4 |
7.056 |
0,8% |
6.586 |
0,6% |
7,1% |
36º |
SEAT LEON |
7.051 |
0,8% |
9.662 |
0,9% |
-27,0% |
37º |
SKODA KAMIQ |
6.864 |
0,8% |
6.723 |
0,6% |
2,1% |
38º |
SKODA FABIA |
6.841 |
0,8% |
9.547 |
0,9% |
-28,3% |
39º |
FORD FOCUS |
6.797 |
0,8% |
16.743 |
1,6% |
-59,4% |
40º |
OPEL/VAUXHALL GRANDLAND X |
6.639 |
0,8% |
7.826 |
0,7% |
-15,2% |
41º |
AUDI Q3 |
6.600 |
0,8% |
8.709 |
0,8% |
-24,2% |
42º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
6.540 |
0,8% |
9.827 |
0,9% |
-33,4% |
43º |
HYUNDAI KONA |
6.310 |
0,7% |
9.727 |
0,9% |
-35,1% |
44º |
RENAULT MÉGANE |
6.116 |
0,7% |
7.144 |
0,7% |
-14,4% |
45º |
SEAT ARONA |
6.105 |
0,7% |
8.973 |
0,8% |
-32,0% |
46º |
SKODA KAROQ |
6.049 |
0,7% |
7.702 |
0,7% |
-21,5% |
47º |
TOYOTA AYGO |
5.886 |
0,7% |
7.374 |
0,7% |
-20,2% |
48º |
VOLVO XC60 |
5.784 |
0,7% |
6.043 |
0,6% |
-4,3% |
49º |
JEEP RENEGADE |
5.761 |
0,7% |
6.145 |
0,6% |
-6,2% |
50º |
MERCEDES GLC |
5.707 |
0,7% |
8.221 |
0,8% |
-30,6% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?