Desenvolvido no Brasil, o Volkswagen Nivus prepara as malas para chegar à Europa, onde será o modelo de entrada abaixo do T-Cross. Uma das diferenças em relação ao carro que é feito em São Bernardo do Campo (SP) será o nome, pois a fabricante alemã confirmou que por lá será batizado como Taigo. A apresentação está marcada para a metade de 2021, enquanto as vendas serão iniciadas no último trimestre.
Neste primeiro teaser, a Volkswagen mostra o Taigo em alguns esboços oficiais, dizendo que é um conceito próximo da versão de produção. A primeira diferença aparece nas lanternas, com uma linha iluminada que vai até o logo da empresa, item que não está no Nivus. O para-choque também traz um desenho novo, com um elemento reflexivo horizontal e saída dupla de escapamento, mas resta ver se estes pontos continuarão na versão final.
A imagem da dianteira mostra ainda mais alterações. A grade e os faróis tem o mesmo formato, porém adotam a linha iluminada que percorre toda a frente do veículo, no mesmo estilo do Taos e, no desenho, o Nivus está com faróis de LED com projetores. O para-choque ganha um acabamento preto em volta das luzes de neblina e que vai até a entrada de ar inferior. E há mais um detalhe bem curioso, com o emblema “R” no meio da grade, o que pode ser uma indicação de uma versão esportiva no futuro ou uma esportivada R-Line.
O comunicado enviado à imprensa não dá muitos mais detalhes. A fabricante diz que virá de série com faróis de LED, painel de instrumentos totalmente digital e “uma multitude de sistemas de assistência”. Também contará com motores TSI e deve repetir o uso do 1.0 turbo de três cilindros também usado pelo Polo europeu. Falando no hatch, há rumores de que deve receber um sistema híbrido-leve na reestilização, prevista para este ano, então existem chances de que esta motorização seja levada para o SUV-cupê.
Posicionar o Taigo nas concessionárias europeias será mais difícil do que o Nivus aqui no Brasil. O T-Cross europeu é menor do que o nosso, com o mesmo entre-eixos de 2,56 metros do Polo (e, no caso, do Nivus), enquanto o brasileiro tem 2,65 m de entre-eixos, o que faz com que o T-Cross agrade quem precise de mais espaço.
Apesar de ser baseado no Volkswagen Nivus, o Taigo não será importado do Brasil. Ao invés disso, será fabricado em Pamplona (Espanha), abastecendo todo o mercado europeu. A marca diz que o SUV-cupê fará sua estreia durante o verão europeu, entre junho e setembro, iniciando as vendas somente em 2021.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Volkswagen Nivus 2025 tem início de produção na fábrica Anchieta
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Volkswagen confirma novo Nivus GTS para 2025; veja o que sabemos
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
VW lança novo Nivus 2025 reestilizado; veja preços e equipamentos